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Fundo Social

O Fundo Social tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento das comunidades, por meio do apoio a projetos sociais locais, de interesse coletivo, que geram impacto positivo, promovem inclusão e transformam realidades.

Quem pode se Inscrever?

Podem se inscrever no Fundo Social as entidades sem fins lucrativos, que fazem parte da área de atuação da Sicredi Altos da Serra RS/SC. As inscrições para o Fundo Social 2026 iniciam no dia 01 de janeiro.

Saiba como inscrever a sua entidade

Tire suas dúvidas

 

As inscrições iniciaram no dia 1° de janeiro e seguem até 31 de março.

  • Entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, associada da cooperativa, ou ser associada da Cooperativa no ato da aprovação;
  • Estar registrada no CNPJ com situação regular e ativa e ser constituída sem fins lucrativos;
  • Não apresentar restritivos financeiros e judiciais;
  • Estar adimplente com as obrigações junto a Cooperativa;
  • Ter idoneidade e reconhecimento comunitário na sua área de atuação (Entidade e seu dirigentes);
  • Não pertencer e/ou fomentar ações de caráter político partidário;
  • O recurso deve ser aplicado e o projeto realizado dentro da área de atuação da cooperativa;

Não poderão inscrever projetos as prefeituras municipais, secretarias municipais, câmaras de vereadores e autarquias; 

Para conseguir o certificado, basta concluir o curso "Como Elaborar Projetos Sociais", que está disponível neste link. O curso deve ser realizado pela pessoa responsável pelo projeto e o acesso é feito por meio de CPF e senha. 

Para inscrever o projeto não é necessário que a entidade seja associada da cooperativa, no entanto para receber o recurso sim, será necessário associar-se e abrir uma conta para a entidade, pois é nessa conta que será depositado o valor.

Todo e qualquer projeto com o objetivo de gerar impacto social positivo na comunidade, que proporcione para a coletividade participação de forma gratuita, com efeito multiplicador que esteja aderente ao proposito da cooperativa que é “construir juntos uma sociedade mais próspera", terá sua inscrição acolhida para análise.

A inscrição do projeto deverá ser realizada pela Entidade, por meio da plataforma Sicredi na Comunidade .

O valor máximo para solicitação de apoio às iniciativas inscritas é de R$15.000,00 (quinze mil reais).

Toda interação sobre status e solicitação de documento será enviado notificações por e-mail para acessar a ferramenta, todos registros das interações e conversa entre Sicredi e a entidade ficam registradas na mesma ferramenta que foi utilizado para inscrever o projeto. Desta forma a entidade terá acesso as atualizações de status do seu projeto e o andamento da análise, através do acesso do site Sicredi na Comunidade.

Não, todo processo será de forma online, acessando o site, não sendo necessário o envio do projeto ou de qualquer outro documento de forma física.

Sim, você pode entrar em contato através do Whatsapp oficial do Sicredi pelo número 51 3358-4770 e selecionar a opção "Outros" e "Fundo Social". 

O time de cooperativismo vai verificar a sua dúvida e responder o mais breve possível.

Os projetos serão analisados no período de 1º de abril a 31 de maio de 2026. Após a análise e verificação de enquadramento nas regras do Fundo Social, os projetos serão submetidos à aprovação do Conselho de Administração da Cooperativa, que se reúne mensalmente. Os projetos aprovados serão divulgados em 1º de junho de 2026.

As entidades que tiverem seus projetos contemplados poderão dispor do recurso somente após a assinatura do termo de compromisso;

O recurso será liberado em conta corrente da entidade na agência Sicredi do município, salvo entidades sediadas em municípios da área de atuação que ainda não tenham agência, após a apresentação de Notas Fiscais Eletrônicas datadas a partir da assinatura do Termo de Compromisso e emitidas para o CNPJ da entidade beneficiada;

O relatório de conclusão, contendo evidências da realização do projeto, como por exemplo: Detalhamento da realização do projeto, registros fotográficos, vídeos, matérias jornalísticas e prints de postagens, etc. deverão ser anexados no prazo máximo de até 60 dias após a assinatura do termo. É importante que essas evidências sejam enviadas para que o recurso seja liberado. 

Após a aprovação do projeto, o status na ferramenta será “APROVADO”, a próxima etapa será a assinatura do Termo de Compromisso, que deverá ser assinado pelo representante oficial da entidade; Para isso, o responsável pelo projeto receberá um e-mail do “Portal de Assinaturas Sicredi” para assinatura eletrônica do Termo de Compromisso, que terá prazo de 7 dias. Não será aceita assinatura física de documentos.

Os recursos do Fundo Social não poderão ser utilizados para ressarcimento de despesas dos dirigentes e/ou colaboradores das entidades, pagamento de impostos ou encargos sociais ou salários e pagamento de despesas de manutenção estrutural das entidades, como aluguel, água, luz, internet, telefone, TV por assinatura, contabilidade, serviços terceirizados e outros;

Também, não poderão ser utilizados em patrocínios de qualquer natureza, na promoção de venda de produtos e/ou serviços, na compra de bebidas alcoólicas, em fogos de artifício, em jogos de azar e demais situações que divergem ao interesse da cooperativa e/ou do Fundo Social;

Projetos que visem aquisição de brindes, premiações ou quaisquer outros itens que configurem estímulo a competição;

Os recursos não poderão ser utilizados para benefício individual, sendo exclusivamente para benefício coletivo;

Projetos que evidenciem discriminação de gênero, raça, credo, orientação sexual ou preconceito de qualquer natureza ou que fomente ações de caráter político partidário.

É obrigatório a inclusão de pelo menos dois orçamentos de empresas diferentes na Plataforma Sicredi na Comunidade, que poderá ser realizado em estabelecimento físico – preferencialmente no comércio local - ou online, desde que forneça Nota Fiscal Eletrônica para o CNPJ da entidade;

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