Empreendedores do ramo de flores se aperfeiçoam e apostam em crescimento, com apoio do Sicredi
Por mês, associados comercializam em média 1.000 vasos de flores

Associados, Nika e Pablo, com a atual gestora da conta, Nicole Ducati
-
Associados, Nika e Pablo, com a atual gestora da conta, Nicole Ducati
-
O negócio familiar completa 16 anos em 2025
-
-
Por conta do seu forte compromisso com a expansão física e o desenvolvimento de comunidades em diferentes portes de municípios, o Sicredi está presente onde muitas instituições financeiras não estão e, é por esse motivo, que consegue transformar realidades e contribuir com o crescimento dessas regiões e pessoas.
No meio desse cenário, a história da associada da Sicredi Progresso PR/SP, Nelci Dalla Costa, moradora de Vila Nova - pequeno distrito pertencente à cidade de Toledo/PR com pouco mais de 2 mil habitantes, chama atenção.
Ela que já tinha intimidade com a terra por conta da vivência com a família dentro do sítio, optou por deixar o emprego de carteira assinada e iniciar seu empreendimento no ramo de flores, em 2009.
Inicialmente, em sociedade com uma amiga, o acerto recebido foi o pontapé inicial para a compra de uma floricultura que já existia no distrito. “Começamos no espaço alugado. Depois de um tempo, amigavelmente, resolvemos seguir cada uma com sua loja. Acabei cedendo um cômodo da minha casa para sair do aluguel e fazer os atendimentos. Fiz muitos cursos, fui aprendendo, o negócio crescendo e ganhando espaço.”
Nika, como é mais conhecida, atuava em diversas frentes, desde decoração de festas à jardinagem e venda das flores. “Nesse começo não contava com nenhuma instituição financeira, mas aos poucos fui percebendo a necessidade. Nesse tempo, convidei meu filho para vir trabalhar comigo e começamos algumas mudanças”, conta.
O filho, Pablo Luan Ely, auxiliou a mãe a encontrar o foco do negócio e equilibrar o ritmo da rotina de trabalho. Definiram por atuar com paisagismo, jardinagem e a floricultura, deixando de lado a decoração.
Não muito tempo depois, ele conta que receberam na loja a visita de uma gerente do Sicredi que apresentou o modelo de negócio cooperativista. “Gostamos muito, nos associamos e começamos esse relacionamento tendo um suporte financeiro e um ótimo atendimento”, destaca.
Com o crescimento, mãe e filho sentiram a necessidade de aumentar a loja e buscaram o primeiro crédito na instituição. “Já estávamos com uma poupança, mas não era suficiente. Levamos a necessidade para o gerente e conseguimos o crédito para construir nosso primeiro espaço no mesmo terreno em que morávamos e, assim, concluímos o primeiro sonho.”
Esse foi só o começo de uma caminhada de sucesso. Após o primeiro crédito, veio o segundo e com ele a ampliação da loja, capital de giro para a compra de mercadorias, fluxo de caixa com maquininha de cartão, financiamento para compra de veículo, seguro empresarial, seguro de veículo, seguro de vida e, ainda, consórcio de serviço, este último, conta Pablo, para concluir o próximo passo: a fachada da loja.
“Hoje o Sicredi é nossa única instituição financeira. Sempre fomos muito bem atendidos, recebendo consultorias e não apenas oferta de serviços, nos tornando amigos. O diferencial do Sicredi é essa proximidade, sabem quem somos.”
Nika e Pablo também ressaltam que os valores cooperativistas sempre chamaram atenção. “No começo fiz uma pesquisa e vi que o crédito era mais vantajoso, de acordo com a nossa necessidade. Mas além disso, o Sicredi investe aqui. Existe essa troca, comprando com o comércio local, na implantação de programas sociais que se revertem em bem para a comunidade, investindo aqui e não em outro país. Todos somos beneficiados, ainda mais nós que trabalhamos em família, o Sicredi se tornou família.”
Hoje, a Nika Flores é uma loja de 400 m² com estufa em um terreno de 800m² e comercialização de em torno de 1.000 vasos de flores por mês. “A Cooperativa sempre foi muito importante para nossa família, sem ela não teríamos impulso para chegar até aqui. Ela viu em nós um potencial que não acreditávamos. Não só fornecendo o crédito, mas estando ao nosso lado, orientando, mostrando sempre o melhor caminho a seguir. Além de uma instituição financeira, o Sicredi faz parte do nosso dia a dia, fornecendo um atendimento humanizado, com colaboradores sempre prontos e dispostos a nos atender, visitar e tirar nossas dúvidas.”
Atualmente, a Nika Flores atua com flores artificiais, naturais, coroas, folhagens, frutíferas, plantas em geral, pedras, vasos e cestas de presentes com pelúcias, vinhos, canecas e chocolates. O atendimento a domicílio, entregas e embalagens trabalhadas também são diferenciais do atendimento.
Para o futuro, Nika e Pablo preveem mais crescimento e investimentos. “Queremos concluir detalhes da loja e trabalhar com produtos importados. Contaremos com o Sicredi para isso”, conclui o associado.