Jocely Claas, atual gerente de operações da Sede Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, não consegue contar a sua história pessoal sem falar sobre a história profissional. Sua carreira prosperou dentro e junto com a Sicredi.

Filho de pais agricultores, Jocely trabalhou até os 19 anos na lavoura, estudando a noite e se deslocando de ônibus até o colégio na área urbana de Planalto/PR. Por conta dos estudos, ele chegava diariamente após a meia noite e precisava levantar antes do nascer do sol.

Jocely começou a sua jornada rumo à independência trabalhando como vendedor, em uma loja de materiais de construção. Ele sabia que pela sua determinação, este seria apenas o primeiro passo para atingir todos os seus objetivos. Objetivos estes que ele conseguiu traçar logo após conseguir uma vaga como estagiário na agência Sicredi de Planalto. Com facilidade em exatas, o jovem conseguiu se destacar.

Neste momento, Jocely  se casou com Cláudia, companheira e maior incentivadora até hoje. Ambos sabiam que para este novo passo de suas vidas dar certo, precisavam de muita paciência, adaptabilidade e responsabilidade.

Responsabilidade esta que ele aplicou também no seu trabalho. E logo colheu os frutos de seu esforço. Um ano após entrar na cooperativa como estagiário, Jocely foi promovido para a função de caixa.

Naquele tempo, a função era muito manual. Ele conta com certa nostalgia que todos os caixas tinham que montar os talonários pré impressos, com um sistema operacional offline. Porém, sabiam que esta fase seria curta, pois acreditavam no rápido desenvolvimento da cooperativa, o que hoje podemos comprovar.

Além de caixa, Jocely precisou buscar novos associados na área rural de Planalto. Jovem e cheio de disposição, ele subia em sua moto e percorria casa por casa, falando sobre a cooperativa e explicando sobre as vantagens de tornar-se associado. Com isso, a agência aumentou significativamente o seu desempenho, começando a realizar novos negócios, como: aplicações, custeios, empréstimos e seguros.

Devido a sua performance, as promoções começaram a surgir. Depois de se tornar atendente de agência, Jocely foi encarregado de um ponto de atendimento (PA) em Santa Lucia, uma vez que o município estava carente de uma instituição financeira. Jocely atendia a população em uma sala provisória e a noite trabalhava como empreiteiro. Isso mesmo! Ele tem orgulho em dizer que o atual ponto de atendimento de Santa Lucia tem um pouco das suas mãos pois durante a noite ele ajudava a realizar a pintura do local.

Com toda essa dedicação, ele foi efetivado como gerente da agência de Bela Vista da Caroba. Este momento foi de ascensão na sua vida profissional e pessoal. Jocely comprou um pequeno terreno em Planalto, iniciou a construção de uma casa para a sua família, onde logo após ele se mudou, e onde também nasceu Pietro, seu primeiro filho.

Mesmo com a família estabilizada, com casa própria em Planalto e com um bebê de apenas seis meses, Jocely foi transferido para Santa Izabel do Oeste, porque o mesmo aceitou o desafio de aumentar o número de associados e de resultados da agência. Trabalho realizado com excelência, sendo hoje a agência de Santa Izabel uma das mais promissoras da cooperativa.

Jocely lembra com muito carinho e gratidão como a equipe da cooperativa se solidarizou com o momento difícil pelo qual sua família estava passando. Pietro foi diagnosticado com a doença de Kawasaki, uma condição que causa inflamação nas paredes de alguns vasos sanguíneos do corpo. No entanto, esse diagnóstico demorou cerca de 10 dias para ser emitido, e neste tempo Jocely precisou se afastar do seu cargo. Preocupado em atestar sua ausência, ele ligou para o Presidente da Cooperativa, que lhe falou o seguinte: “se preocupe apenas com a sua família. Fique o tempo que for necessário. Seu cargo está seguro e esperando o seu retorno”. Essas palavras entraram diretamente no coração de Jocely, que mais uma vez percebeu que ele estava rodeado de pessoas boas e que só lhe queriam bem.

Em 2009 ele realizou o sonho de voltar para Planalto. Sua família retornou para o aconchego do lar, na sua casinha de cor azul e lindas flores rosas na entrada.
A sua volta possibilitou Jocely rever as pessoas com as quais ele trabalhou lá no início de tudo. Emocionado ele conta que pode ver o crescimento que ocorreu durante os anos que esteve fora e que sentiu orgulho da equipe que se formou.
Em 2013 nasceu a sua segunda filha, Lavínia, uma menina meiga, que hoje divide seu tempo entre os estudos, o ballet e seus encantadores desenhos.
Hoje, como gerente de operações, Jocely afirma que no mesmo ano ele se casou no âmbito pessoal, com Cláudia, - seu porto seguro, sua paz -  e no profissional, com o Sicredi, instituição financeira cooperativa na qual ele criou fortes laços.

Realização e valorização, essas são as duas palavras que definem a história de Jocely. Estagiário, caixa, atendente, encarregado do PA e gerente de agência. Subir todos esses degraus com profissionalismo e excelência lhe fez chegar ao seu cargo de hoje.

Ao adentrar a sede todos os dias, Jocely para por alguns segundos e observa os “laranjinhas”, os estagiários da cooperativa. Lá, naqueles instantes, ele faz toda a retrospectiva da sua trajetória e, almeja, que assim como ele, esses meninos consigam se imaginar iniciando a subida desses desses mesmos degraus que lhe proporcionaram tantas vivências e alegrias.

Fonte: Assessoria Sicredi Fronteiras

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Fronteiras PR/SC/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!