Sicredi Fronteiras PR/SC/SP: Oficinas de Educação Financeira impactam mais de 2.000 pessoas
As atividades foram conduzidas pelos voluntários das 41 agências da Cooperativa
A Sicredi Fronteiras PR/SC/SP abraçou a ideia de que a educação financeira é uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade, e diante disso, a Cooperativa trabalhou intensamente no Programa Cooperação na Ponta do Lápis. Composto por ações planejadas de modo que atendam necessidades de jovens, crianças e adultos, a iniciativa busca levar educação financeira para as regiões em que a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.
O Programa foi criado e está sendo implementado de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, aproveitando todo o conhecimento e experiência dos profissionais da instituição sobre o tema. Por meio de uma metodologia própria, a iniciativa fornece subsídio para nortear a realização de ações de educação financeira em toda a área de atuação do Sicredi.
Na Sicredi Fronteiras, as atividades foram conduzidas pelos voluntários das 41 agências da Cooperativa que atua no Paraná, Santa Catarina e São Paulo e também membros do Comitê Mulher e Comitê Jovem. Eles foram para escolas, empresas e associações, receberam estudantes nas agências, entre outras atividades, e usaram esses momentos para realização de oficinas gratuitas de planejamento, orçamento e dicas de educação financeira adaptadas à realidade de cada público. Ao final desta ação, a Sicredi Fronteiras contabilizou mais de 2.000 pessoas impactadas.
Para Bruna Beckers, assistente de desenvolvimento do Cooperativismo, muitos colegas das agências relataram o quão gratificante foi, poder estar próximo da comunidade e exercendo na prática o propósito do Sicredi. “O Comitê Jovem e Mulher da Cooperativa tem hoje dois grandes objetivos, um deles é potencializar através da educação, formação e informação, a liderança e protagonismo desses jovens e mulheres, e o outro é o desenvolvimento de projetos e ações sociais voltados à sociedade em que ele atua. É em razão disso, que as oficinas de educação financeira foram um sucesso, pois ambos os lados foram beneficiados: os voluntários e a comunidade”, afirma Beckers.