Dedo de Prosa com Elas realizou primeiro encontro em Candelária
Lançamento oficial do programa da Sicredi Centro Serra RS reuniu mais de 100 mulheres de quatro municípios da região para debater o desenvolvimento feminino
A noite da última quinta-feira, dia 25, marcou o lançamento oficial do programa Dedo de Prosa com Elas, iniciativa criada pela Sicredi Centro Serra RS para garantir o desenvolvimento pessoal e o empreendedorismo feminino de mulheres de quatro municípios da região. Participam desta primeira edição mulheres de Candelária, Cerro Branco, Novo Cabrais e Vale do Sol. O encontro inaugural “Mulheres cooperativistas: fazer juntas” ocorreu no Capim Limão Casa de Festas e Bistrô, em Candelária, e reuniu mais de 100 mulheres.
Ao longo dos próximos meses, ainda estão previstos outros seis encontros, que terão como tema: “Descobrindo-se: um caminho para o autoconhecimento feminino” (Módulo 2), “Diálogos essenciais: comunicando-se com a família” (Módulo 3), “Desvendando habilidades de escuta” (Módulo 3), “Sucessão familiar: estratégias para uma transição bem-sucedida” (Módulo 4), “Mulheres empreendedoras: como imprimir a sua marca?” (Módulo 5) e “Mulheres Esplêndidas!” (Módulo 6).
O principal objetivo do programa é aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres e levar desenvolvimento pessoal para as associadas. Ainda, busca valorizar comportamentos, habilidades e competências das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.
Primeiro módulo destacou a força do cooperativismo
No primeiro encontro, ministrado pela Mestre em Educação, com ênfase em Relações Humanas Rejane Novello, foi feita uma reflexão sobre a importância da cooperação e ação coletiva entre as mulheres envolvidas com o cooperativismo. “Nas minhas palestras, busco comunicar de forma leve, clara e assertiva a importância fundamental da solidariedade entre mulheres. Uma das principais mensagens que procuro transmitir é a necessidade de nos apoiarmos mutuamente, seja utilizando ou adquirindo produtos ou serviços de uma vizinha, amiga, conhecida da Igreja ou colega de trabalho, seja evitando lançar comentários negativos ou julgamentos que possam prejudicar outras mulheres, promovendo em vez disso um ambiente de apoio e respeito mútuo”, destacou Rejane , que também enfatizou que através da união e colaboração as mulheres podem se tornar verdadeiras protagonistas de suas próprias vidas, das cooperativas a que pertencem, da sociedade em geral e das comunidades onde estão inseridas.
A vale-solense Jaqueline Hintz Scheidt participou pela primeira vez de um encontro promovido pela cooperativa e se mostrou impressionada com a organização do evento. Atuando como cabeleireira em Vale do Sol, ela destacou que saiu do evento com um novo olhar sobre sua profissão e as oportunidades que podem surgir. “A palestrante foi ótima ao enfatizar como podemos melhorar nas relações em sociedade através do cooperativismo. Estou ansiosa pelos próximos encontros, pois neste fomos recebidas em um lugar aconchegante, com ótimo jantar e muito boa música, o que nos faz sentir valorizadas e estimula ainda mais o aprendizado”, ressaltou.
A empreendedora Jusiane Quoos Skolaude veio de Cerro Branco para participar do programa. Sempre atenta a possíveis oportunidades de obter conhecimento, ressaltou a oportunidade que a iniciativa oferece ao promover encontros gratuitos para as associadas. “A realização deste programa de forma gratuita por uma instituição financeira, mostra que a cooperativa está pensando nas pessoas que fazem parte dela. Realmente querendo aproximar, acolher e despertar algo diferente. O evento muito organizado e acolhedor, com uma fala cirúrgica para as mulheres sobre empoderamento e protagonismo. Quando nos posicionamos perante a sociedade tem muito mais peso quando feito de forma cooperativa”, contou após o evento.
Sobre os aprendizados que ficam deste primeiro encontro, ela destacou a importância do cooperativismo no dia a dia, pois sempre gostou de trabalhar em equipe. “Mas por vezes a tendência é que passamos a resolver situações de forma singular, achando que podemos fazer sozinhos, quando na verdade se feito em cooperação pode se tornar muito mais leve. Este programa tem uma missão muito forte, despertar nas mulheres que elas podem ir muito além do que imaginam. Sair da bolha e da zona de conforto e buscar a realização, o sucesso e o autocuidado”, concluiu.
CONFIRA REGISTROS DO LANÇAMENTO: