Associados aprovam prestação de contas em assembleia digital
Dos 156 coordenadores de núcleo da cooperativa, 144 participaram
A Sicredi Centro Serra RS realizou no dia 25 de abril sua Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária, em que os temas principais foram a reforma do estatuto social, a prestação de contas do exercício de 2019 e a criação do Fundo Social da cooperativa.
Diferentemente dos anos anteriores, a assembleia foi realizada digitalmente, conduzida a partir das 10h pelo presidente Egidio Morsch, acompanhado do diretor Executivo, Dilamar Rusch, e do diretor de Operações, Marlon Kobs, através do aplicativo Microsoft Teams e transmitida aos coordenadores de núcleos reunidos nas 14 agências da cooperativa. Dos 156 núcleos, 144 estiveram representados, o que representa uma adesão de mais de 92%.
Para a realização do evento, a Sicredi Centro Serra estabeleceu um rígido protocolo de segurança seguindo as boas-práticas estabelecidas pelas autoridades da área de saúde, observando, entre outros, o distanciamento mínimo e a higienização das mãos com álcool gel antes de acessar as dependências das agências.
CANCELAMENTOS – Para este ano, a Sicredi Centro Serra havia programado 37 assembleias de núcleo entre o período de 18 de fevereiro e 15 de abril. Por conta da pandemia, os 17 eventos que seriam realizados a partir de 17 de março foram cancelados.
Nos 20 eventos finalizados, os associados aprovaram a nova redação do estatuto social e decidiram a destinação dos R$ 28,8 milhões correspondentes às sobras – resultados positivos originados nas operações financeiras ao longo do ano. Parte foi distribuída aos associados proporcionalmente ao volume de suas operações realizadas em 2019 e outra investida no Fundo de Reserva, criado para fortalecer o patrimônio líquido, atender o desenvolvimento das atividades e dar mais solidez à cooperativa. O restante foi destinado aos dois fundos da cooperativa, o de Assistência Técnica, Educacional e Social –Fates – e o novo Fundo Social, criado neste ano e regulamentado e aprovado na assembleia geral.
A verba do Fates – 5% do resultado– é utilizada para prestação de assistência aos associados, seus familiares e aos colaboradores da cooperativa, e a do Fundo Social – que destina 2% das sobras – é destinada ao investimento na implementação de projetos voltados ao desenvolvimento social na sua área de atuação.
Todos os assuntos da pauta foram aprovados por unanimidade na assembleia digital.