A Federação das Cooperativas Escolares do Sicredi Centro Serra (Fecoopes) e a Cooperativa Escolar Coopervino, do município de Arroio do Tigre, apadrinharam no dia 9 de novembro a fundação da cooperativa escolar EECOOPER, Cooperativa Escolar da Escola Evangélica de Carambeí, no estado do Paraná.

A comitiva da Centro Serra esteve integrada pelo presidente e pelo vice da Sicredi Centro Serra RS, Egidio Morsch e Ciro Bavaresco, respectivamente, pela coordenadora regional do Programa A União Faz a Vida e das Cooperativas Escolares, Luci Fornari Abreu, pela coordenadora local do município de Arroio do Tigre, Raquel de Castro Fiuza Neuenfeldt, pela professora Orientadora da cooperativa Escolar Coopervino, de Arroio do Tigre, Fabiana Schneider Wagner, e pelas jovens Emanuela Porto Rehbein, presidente da Cooperativa Escolar Cooperarte, de Candelária, Isabela Raminelli, presidente da Cooperativa Escolar Coopervino e Kássia Beilke Jede, presidente da Federação Centro Serra.  

A EECOOPER é constituída por alunos do 5º ao 9º ano da Escola Evangélica de Carambeí e na cerimônia de fundação os alunos da comissão e os demais associados apresentaram o Estatuto e elegeram a diretoria da Cooperativa.

Segundo Luci Abreu, a viagem proporcionou ampla troca de experiências entre as cooperativas do Paraná e do Rio Grande do Sul. “Construímos vínculos entre os jovens cooperativados e as aprendizagens foram extremamente significativas para todos os envolvidos”, destacou a coordenadora.

Também visitaram a Sicredi Campos Gerais, agência Carambeí, oportunidade em que foram recepcionados pela gerente Sandra Regina Piveta Schnepper, pelo gerente regional de desenvolvimento Reinaldo Fernandes de Oliveira e pelo presidente Popke Ferdinand Van Der Vinne, que apresentaram os números da agência, da cooperativa e o planejamento até o ano de 2025.

Na visita ao parque histórico de Carambeí, foram recebidos pelo o presidente da Associação, Dick Carlos de Geus, que apresentou a estrutura do parque à comitiva. Considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com seus mais de 100 mil m², o Parque Histórico de Carambeí se destaca por ser um projeto de caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí e difundir a cultura por meio de seu Patrimônio Material e Imaterial.

A comitiva também visitou as cooperativas agroindustriais Frísia e Castrolanda, em Castro/PR, oportunidade em que o presidente Egidio Morsch e o vice Ciro Bavaresco trocaram informações com os presidentes Renato Greidanus e Willem Berend Bouwman. Na viagem a Castro os representantes da Centro Serra visitaram a cooperativa mirim CoopEECC, da Escola Evangélica da comunidade de Castrolanda.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!