Sicredi promove curso de Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas NR-31 em Faxinal dos Porto
Capacitação sobre boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos e legislação acerca dos produtos hormonais encerra nesta sexta-feira
A Sicredi Centro Serra realiza durante esta semana o curso de Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas - NR-31 para produtores de Faxinal dos Porto, interior de Candelária. As aulas são ministradas pelo instrutor Renato Santi e contam com atividades teóricas e práticas. A primeira turma já recebeu os certificados na manhã da última quarta-feira, dia 20, enquanto a segunda terá orientações até sexta-feira à tarde, dia 21, totalizando uma carga horária de 20 horas. Ao todo, serão mais de 20 agricultores locais certificados. A capacitação está sendo realizada nas dependências da Escola Daltro Filho e segue as normativas da legislação Federal e do Governo Estadual.
Segundo o instrutor Renato Santi, o curso visa passar a tecnologia de aplicação aos produtores, além de orientá-los sobre a legislação vigente e as boas práticas para evitar danos ao meio ambiente. A normativa estadual sobre o uso adequado de herbicidas hormonais também é abordada durante a capacitação. “Aqui no Rio Grande do Sul, a questão dos hormonais está tendo uma fiscalização forte, o que faz com que seja muito importante a capacitação para que os agricultores tenham noção do que está acontecendo e não sejam surpreendidos por estarem desobedecendo alguma regra. Então, quem não estiver adequado as normas pode ser autuado e até multado diante da legislação vigente”, alertou o instrutor.
O agricultor candelariense Erico Vanderlei Wachholz Júnior participou da primeira turma e destacou a importância da atualização sobre a nova normativa de aplicação de hormonais e a troca de ideias com o instrutor, que trouxe conceitos e ideias aplicáveis nos processos de produção. Para ele, a necessidade de conhecimento sobre as leis e legislações é fundamental para seguir as normativas corretamente. “Para mim, foi uma atualização no que se refere a nova normativa sobre a aplicação de hormonais, pois trabalho com a cultura da soja e me envolvo também com a aplicação. Já tinha conhecimento sobre muitas coisas, mas o professor trouxe novas ideias e conceitos que podem ser aplicados nos processos de produção”, explicou.
Fiscalizações tornam importante a capacitação
A capacitação realizada durante a semana aborda tanto a parte teórica quanto a prática. Na primeira, os participantes aprendem sobre conceitos e considerações sobre agrotóxicos, identificação de riscos, formas de exposição, sinais e sintomas de intoxicação, rotulagem e sinalização das áreas de risco, regulagem e calibração dos produtores, entre outros tópicos. Já na parte prática, são apresentados temas como o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), manutenção dos pulverizadores, transporte e armazenamento dos defensivos.
Recentemente, o Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) divulgou as Instruções Normativas 06/2019, 41/2021 e 42/2021 da estabelecem que o produtor aplicador de defensivos deve estar inserido no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais. Ainda, a venda dos defensivos agrícolas deve ser orientada pelos estabelecimentos comerciais, mediante apresentação de declarações específicas. Por fim, o produtor rural deve prestar informações e dados relativos à aplicação e sua propriedade no Sistema de Defesa Agropecuária, em prazo máximo de dez dias após a última aplicação.