A capacitação de agricultores tem aumentado a produtividade de inúmeras propriedades candelarienses nos últimos anos. Através do conhecimento adquirido, os produtores têm a oportunidade de qualificarem suas atividades agrícolas. Para dar continuidade a esse processo, a Sicredi Centro Serra RS promoveu, dos dias 26 a 29 de fevereiro, mais um curso de Manutenção de Colheitadeiras, com uma carga horária de 32 horas.

A capacitação realizada em Capão Claro, na propriedade de Paulo Renato de Bastos, contou com a participação de 13 agricultores e foi ministrada pelo professor Renato Santi. O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, com conhecimentos sobre princípios de funcionamento das colheitadeiras, ajustes e regulagens para evitar perda de grãos, sistema operacional, entre outros. Nos encontros, foram adotadas medidas de segurança para não haver risco aos participantes. 

Após explicar os conceitos teóricos de cada assunto, Renato mostrava na prática a forma correta de realizar as manutenções/ajustes. Segundo o professor, a capacitação abre um horizonte de possibilidades aos agricultores. “Ao realizar simples ajustes, os produtores têm uma menor perda de grãos na lavoura e aprendem a fazer regulagens das máquinas, o que gera menor custo e risco na produção”, frisa.


 



Oportunidade de acesso à informação

O agricultor Moisés Henrique Steil, de 33 anos, morador de Capão Claro, aproveitou a oportunidade e ampliou seus conhecimentos acerca da manutenção de colheitadeiras. Sempre atento às explicações, Steil revelou que a capacitação era algo muito desejado. “As capacitações são muito importantes para adquirirmos conhecimento e aperfeiçoarmos nosso trabalho na lavoura. Através desse curso, agora posso fazer a revisão e manutenção preventiva da máquina, coisas simples que fazem a diferença na hora de colher bons resultados”, frisou o participante do curso.

Conforme o gerente de negócios Agro da agência de Candelária, Fábio Emerson Ferreira, as qualificações promovidas pela cooperativa têm o objetivo de melhorar o trabalho dos associados em suas propriedades, como no caso desta capacitação realizada. “O curso é uma oportunidade para os associados aplicarem de maneira prática conhecimentos que auxiliem na redução de custos em manutenção de maquinário, o que gera uma maior eficiência na gestão da propriedade”, finaliza.

 

CONTEÚDOS TRABALHADOS

•    Segurança na operação;
•    Cabine, painel de instrumentos e comandos;
•    Sistema industrial de uma colheitadeira (ajustes e regulagens);
•    Corte e alimentação (plataforma rígida, flexível e espigadeiras);
•    Debulha (sistema tangencial – cilindro e côncavo e axial – rotor);
•    Separação (côncavo, pente do côncavo, saca-palhas e cortinas);
•    Limpeza (conjunto de peneiras, ventilador e direcionadores de ar);
•    Transporte (elevadores);
•    Armazenagem de grãos e descarga;
•    Sistema operacional (motor, transmissão, hidráulico, elétrico, pneumático);
•    Manutenção;
•    Perdas na colheita;
•    Mercado de trabalho.
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!