Mercado indica cenário favorável para crédito no Brasil
A estimativa está relacionada a queda da taxa Selic, que foi anunciada na última semana.
Com a redução da Selic (taxa básica de juros) para 11,75% ao ano, aprovada pelo Banco Central na última semana, o mercado indica um cenário favorável para a contratação de crédito. A taxa está no menor nível desde maio do ano passado, quando alcançou o mesmo patamar de 11,75% ao ano e mostra a estimativa para vários aspectos da economia no ano. Com a queda da Selic, impulsionada pela baixa da inflação, a tendência é que os juros também apresentem uma baixa.
O crédito é utilizado pelos associados para quitar dívidas ou realizar investimentos. Com o compromisso de fazer o crédito chegar a quem mais necessita, no Sicredi, 67% das operações de crédito comercial destinadas a pessoas jurídicas são para micro e pequenas empresas. No crédito comercial para pessoas físicas, 61% das operações para residentes dos centros urbanos são destinadas a associados com renda mensal até R$ 4 mil.
De acordo com o Analista de Desenvolvimento da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Vitor Bernardi Pereira, a partir da redução da Selic, que também impacta o mercado de investimentos, opções como renda fixa seguem com uma boa rentabilidade. “Este também é um bom momento para quem quer diversificar a carteira e começar a investir em renda variável, pois geralmente quando a taxa de juros reduz, os investidores resgatam seus investimentos da renda fixa e começam a procurar por mais risco”, afirma.
No Sicredi, o crédito é um instrumento utilizado para cumprir o propósito de construir uma sociedade mais próspera, já que contribui com o desenvolvimento das regiões. Tudo isso ocorre por meio de um ciclo virtuoso, em que o dinheiro captado na cooperativa permanece na região, fortalecendo o crescimento local.