Conselho de Administração da Sicredi Aliança RS/SC/ES participa de imersão da cooperativa no Espírito Santo
Em processo de expansão no estado capixaba, conselheiros conheceram as estruturas das agências e trocaram experiências com as equipes internas
Os conselheiros de Administração da Sicredi Aliança RS/SC/ES participaram de uma imersão da cooperativa no estado do Espírito Santo no fim de janeiro. A ação institucional percorreu toda a área de abrangência da cooperativa no estado capixaba e teve o objetivo de acompanhar de perto a consolidação do modelo cooperativista na região e a expansão territorial. A visita teve o prestígio do presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera.
O Conselho de Administração, composto por 11 conselheiros nesta atividade, visitou toda a estrutura da Sicredi Aliança no Espírito Santo, passando pelas 19 agências no Estado e também pela Superintendência Regional. Na oportunidade, os conselheiros também tiveram troca de experiências e trabalho com as equipes internas da cooperativa, compreendendo o momento no Estado e os próximos desafios.
De acordo com a conselheira da cooperativa em Venda Nova do Imigrante (ES), Cristiani Falqueto Minet, conhecer a estrutura da Sicredi Aliança no Espírito Santo e verificar as potencialidades de cada cidade agregou muito para o conselho. “Foi muito importante participarmos deste momento para explorar a potencialidade de cada cidade capixaba, mas o mais importante foi perceber o impacto que a Sicredi Aliança trouxe para as comunidades, com ganhos imensos para a sociedade, apresentando o cooperativismo de forma aplicada em uma instituição financeira”, descreve.
Para o conselheiro Guilherme De Souza Vieira, associado da agência em Paulo Lopes (SC), a experiência aproximou o conselho da realidade de cada município e também das equipes e dos colaboradores. “Escutamos muito e também pudemos perceber a cultura rica, um povo trabalhador e próspero em terras capixabas. Nos impressionou a eficiência admirável de todas as equipes das agências visitadas e da gerência de desenvolvimento regional. Foi um momento importante para que possamos, juntos, construir um futuro mais próspero para a comunidade capixaba por meio do cooperativismo”, declara.
Com diversidade econômica, o estado do Espírito Santo apresenta oportunidades para a cooperativa tanto em negócios urbanos quanto na área rural, com o fortalecimento do cooperativismo. É o que destaca o conselheiro Cristiano Corato, de Marau (RS). “O desempenho da nossa cooperativa é diferenciado e fruto de um modelo consolidado, com quase 45 anos de atuação, aliado à experiência adquirida na primeira expansão realizada há mais de 10 anos em Santa Catarina. Esse histórico sustenta uma velocidade de crescimento cerca de três vezes superior à média do sistema. O desafio, agora, está em manter esse ritmo com consistência, preservando proximidade, cultura e qualidade no relacionamento. Trata-se de entender para atender e falar a língua do associado, respeitando a cultura local”, afirma.
Foto: Divulgação