Sicredi é reconhecido com Selo Clima Paraná 2025 e reforça compromisso com desenvolvimento sustentável
Práticas ambientais, sociais e de governança da instituição recebem destaque na 11ª edição da certificação promovida pelo governo do estado
O Sicredi foi novamente reconhecido pelo governo do Paraná por suas ações sustentáveis ao receber o Selo Clima Paraná 2025, certificação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A iniciativa destaca práticas de monitoramento, redução e compensação de gases de efeito estufa, além de ações alinhadas aos princípios ESG.
Nesta 11ª edição, o programa registrou seu maior número histórico de participantes: 308 organizações e municípios certificados, entre empresas privadas, órgãos públicos e 33 prefeituras. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (2), no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba.
Reconhecimento ao trabalho contínuo
Com gestão ecoeficiente e governança exemplares, o Sicredi foi certificado na categoria A – Mercado Interno, destinada às instituições com as maiores pontuações. Representando a Central Sicredi PR/SP/RJ, o gerente de cooperativismo, André Alves de Assis, destacou o estímulo institucional proporcionado pelo reconhecimento: “Trabalhamos cada vez mais para buscarmos a excelência no desenvolvimento sustentável.”
Nos três estados onde atua, o Sicredi realiza inventários de emissões há uma década e desenvolve ações permanentes de mitigação, compensação e educação ambiental. Também opera com um referencial de desenvolvimento sustentável composto por 26 indicadores que orientam as 30 cooperativas em projetos sociais, ambientais e econômicos.
Crescimento acelerado da certificação no Paraná
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ressaltou a importância do compromisso coletivo, afirmando que as organizações certificadas representam a diferença no avanço da resiliência climática do estado. “A sustentabilidade significa empregos. A sustentabilidade significa proteção da vida. A sustentabilidade significa o pão nosso de cada dia, que não precisa continuar sendo dado e distribuído ao povo do Paraná, de preferência sem injustiça climática. A sustentabilidade significa proteção”, frisou na abertura do evento.
A edição 2025 consolidou uma curva ascendente de adesão. Segundo a Sedest, foram 313 inscrições, das quais 308 organizações foram certificadas nas categorias A, B e C, após análise técnica — um crescimento de 70% em relação ao ano anterior. A coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia, reforçou o caráter estratégico do programa, que incentiva instituições públicas e privadas a monitorarem suas emissões e ampliarem suas metas ambientais. “Por ser um processo voluntário e gratuito, é possível perceber o engajamento da sociedade na implementação dessa política pública”, afirmou.
O Selo Clima Paraná reconhece organizações que se comprometem a medir e reduzir sua pegada de carbono e a adotar práticas alinhadas aos princípios ESG. A certificação avalia uma ampla gama de critérios, incluindo uso de energias renováveis, redução e compensação de emissões, boas práticas de governança, programas sociais conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvimento tecnológico voltado à sustentabilidade e ações estruturadas de educação ambiental.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: Clique aqui
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok