Sicredi realiza Summits Mulher e Jovem com jornada de reconexão para transformações na sociedade e no cooperativismo de crédito
A sexta edição do Summit Mulher propôs uma reflexão das potências femininas com o chamado para a ação. Já o encontro das novas gerações com o Summit Jovem promoveu uma viagem no tempo valorizando a diversidade para um futuro mais sustentável e plural
Integrante do Pacto Global desde fevereiro de 2020, o Sicredi vem desenvolvendo ao longo de sua história iniciativas que estão conectadas ao propósito do cooperativismo de crédito, à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os valores do cooperativismo com o fortalecimento da equidade de gênero, a inclusão e a sustentabilidade vem avançando a cada ano com auxílio de iniciativas como o Comitê Mulher, implantado em 27 cooperativas do Sicredi no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, e o Comitê Jovem, desenvolvido em 22 cooperativas dos três estados.
Para potencializar esse movimento de pluralidade, coordenadores dos Comitês Jovem e Mulher estiveram no Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, na Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba (PR) para participar da 6.ª edição do Summit Mulher e da 4.ª edição do Summit Jovem realizados, respectivamente, nos dias 12 e 13 de abril, em formato híbrido. Concebidos como uma jornada aos participantes, os dois eventos foram divididos em quatro etapas que serão vivenciadas ao longo do ano. No Summit Mulher, o primeiro encontro proporcionou uma reflexão sobre a ancestralidade e o potencial feminino, reforçando o chamado para a ação. Já o Summit Jovem propôs uma preparação para uma viagem no tempo fomentando valores, habilidades e a diversidade para um futuro mais sustentável.
Mulheres em TransformAção
Com o objetivo de promover uma vivência que desperte o senso de liderança para a ação, a edição 2022 do Summit Mulher ofereceu palestras, momentos de bate-papo e dinâmicas para as associadas líderes, fomentando um legado a partir das vivências e propondo soluções para o futuro e para o agora do cooperativismo de crédito e da sociedade.
Logo na abertura, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou a importância do evento, do movimento He for She e de iniciativas como o Comitê Mulher, que já vem apresentando resultados positivos. “O Sicredi acredita no senso de igualdade, que é capaz de gerar paz e a condição ideal para o crescimento e a expansão das nossas cooperativas, que são abertas para todos. Nós temos indicadores e histórias que revelam o avanço da presença de mulheres que já chegaram a posições no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal das cooperativas graças às oportunidades do Comitê Mulher, e outras voltadas ao fomento de lideranças femininas”, afirmou o presidente. O apoio às lideranças femininas já resultou em 100 mulheres eleitas coordenadoras de núcleo e 18 nomeadas como conselheiras nas cooperativas do Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
O evento ainda propôs que as participantes refletissem sobre o legado deixado por mulheres que as antecederam, assim como analisassem as “desculpas verdadeiras” que dificultam o alcance de objetivos, gerando paralisia e impedindo a transformação. Um movimento que pretende empoderar para a prática de uma liderança coletiva voltada para a ação. Com o objetivo de alcançar ainda mais mulheres cooperativistas, o evento também teve uma transmissão on-line da palestra da atriz, escritora e terapeuta sistêmica, Ingra Lyberato, que conduziu os convidados a uma jornada de autoconhecimento como alternativa para não temer o sucesso. “Como é lindo estar vivo, poder trocar e descobrir essas nossas potências. O mundo interno é muito rico. É dentro da gente que mora o sabotador, que mora a força, a fraqueza e todos esses aspectos. E o que está fora são só papéis que acabam sendo o reflexo do que a gente carrega”, refletiu.
Viagem no tempo para uma realidade mais plural
O Summit Jovem proporcionou uma reconexão com os jovens cooperativistas a partir de uma viagem no tempo. Em um bate-papo entre o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, e a CEO da Tribo Global, Stephanie Crispino, os jovens puderam interagir com as lideranças e refletir sobre habilidades e valores necessários e que precisam ser “levados na mala” para um futuro mais ético, próspero e colaborativo. A sustentabilidade também foi abordada de forma abrangente a partir de reflexões sobre a atuação de cada um para ações mais regenerativas com a palestra do gerente de Impacto e Sustentabilidade do Grupo Splice, Vitor Belota.
Durante o evento, que também contou com a presença da presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários, Maria Brasil, os participantes de diversas cidades da área de atuação da Central Sicredi PR/SP/RJ interagiram em dinâmicas que reforçaram a importância da escuta ativa, da ajuda mútua e da cooperação a partir de lideranças plurais, que já vão despontando nas cooperativas por meio dos Comitês Jovem.
“O que o Sicredi faz é um programa, algo contínuo que teve uma data de começo, mas não tem uma data para acabar. É algo realmente para ajudar jovens a se tornarem líderes para o Sicredi, para suas vidas e que vão levar essa semente cooperativista e de que o Sicredi está presente na vida das pessoas e das comunidades”, destacou o diretor- executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme, que conversou com lideranças escolhidas por diferentes grupos de jovens e que apontaram valores importantes para a construção de uma sociedade mais sustentável e próspera.
O evento teve a participação do presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil (Conjuve), Marcus Barão, em uma palestra com transmissão on-line sobre o poder da juventude para as transformações. “Com o inconformismo, com o sonho e com a ação que a gente constrói a mudança. Toda a mudança positiva na história foi causada por uma geração inconformada com a realidade que teve a coragem de sonhar, mas, principalmente, a ousadia de agir”, declarou.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.