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Olá, seja bem-vindo(a)!

Para assistir e se inspirar...

Para ler e se inspirar...

Gerente de Negócios PF

Agência Braganey (PR)

Adriana Espada

Olá!  

Vou contar a história do Sr. Valdomiro aqui de Braganey.  

Valdomiro era funcionário de uma empresa de auto peças que, infelizmente acabou fechando as portas. Ele tinha um sonho de ter sua própria oficina e auto peças, mas como estava desempregado, não sabia o que fazer. Foi aí que ele procurou o Sicredi para ver linhas de financiamento.  

Na época, havia surgido uma proposta para comprar uma casa e um barracão no centro de Braganey. E em março de 2014, conseguimos uma excelente linha de crédito que possibilitou que ele financiasse o valor para a realização do sonho dele. E nós fizemos parte dessa conquista!  

Desde então, ele e seus filhos se dedicam muito para o crescimento da empresa. Hoje, além da família, eles já têm 4 funcionários.

Valdomiro é muito grato ao Sicredi, tanto que todo ano vai à Aparecida do Norte e traz lembrança para os colaboradores da agência como forma de agradecimento. 

E a história não para por aí... Como a empresa é familiar, além dele ter realizado o seu sonho, o Sr. Valdomiro agora também consegue ajudar seus filhos e noras a realizarem seus sonhos também. 

E, mais uma vez, contando com o apoio do Sicredi, seu filho Cleverson e nora Adriana financiaram o recurso para a construção de sua casa própria. 

Essa história também é minha, eu sou nora do Sr. Valdomiro e sei esse apoio do Sicredi é importante para ele e para a nossa família também.  

Sicredi sempre cooperando e realizando sonhos!

Gerente Administrativo Financeiro

Agência Perobal (PR)

Adrielli Maluta da Silva

Olá! 

Quero contar sobre o “DIA C”. Em 2019, fizemos o contato com o CMEI de Perobal e a princípio iríamos fazer a pintura da calçada e do muro da escola. Mas, em conversa com a diretora e a coordenadora na época, elas pediram para que fizéssemos a pintura da parte interna do pátio do CMEI, que é onde as crianças ficam quando saem para brincar, fazer atividades, etc. 

Então assim ficou decidido que iríamos fazer essa pintura. Mobilizamos todos os colaboradores da agência. Eu que, na época estava grávida, não poderia ajudar com a tinta propriamente dita, mas ajudei em várias outras coisas. 

E com essa ideia, já aproveitamos para pintar muretas e barrados coloridos que ali existiam e estavam já com a pintura bem desbotada. 

Com essa animação, até algumas professoras e a diretora se prontificaram a ajudar na pintura. Além delas, os cônjuges e filhos de colaboradores também ajudaram. Enfim todos colocaram “a mão na massa”. 

Então, na segunda-feira, quando as crianças chegaram na escola e viram tudo “novo” ficaram admiradas e muito felizes. 

Hoje eu tenho um filho e consigo imaginar os olhinhos dele brilhando se ele visse a escola dele “nova” e colorida! 

Uma pequena atitude que não nos custou “nada” mudou a aparência de um local público e fez os olhinhos daqueles pequenos brilharem que acharam tudo lindo! 

Esse é o propósito do voluntariado em que a Cooperativa nos apoia e inspira cada vez mais a praticar. 

Gerente de Negócios PJ

Agência Janiópolis (PR)

Alesandro G. do Amaral

Minha história conta uma necessidade que identifiquei em uma visita que fiz para um associado PJ de Janiópolis. 

Fui visitar o empresário e, na conversa, percebi que ele reclamava muito dos fiados em suas vendas e que não tinha costume de usar máquina de cartão em sua frota de camionete. 

Foi aí que identifiquei a oportunidade de?ofertar a máquina de cartão para ele colocar em seus carros de entregas. Ele ficou pensativo e colocou 2 maquininhas. Após 30 dias ele viu que o fiado caiu muito e as vendas começaram a ser no cartão substituindo as notinhas. 

Então ele me procurou na agência e solicitou mais 7 maquininhas: 1 pra cada carro que usa nas vendas e desde então seu fiado caiu e suas vendas aumentaram cada vez mais, gerando uma grande satisfação para o associado. 

Analista de Recuperação de Crédito

Sede Administrativa

Alessandra Estelai

A história que quero compartilhar é sobre uma negociação de acordo com a associada. 

Ela me ligou muito preocupada com sua situação atual. 

Entrei em contato para tentar ajudar, pois ela havia feito uma cirurgia de emergência e não conseguia sair de sua casa e não tinha ninguém para lhe ajudar. 

Então fechei acordo com ela e com auxílio da agência, levamos o contrato para ela assinar em sua casa e entregar a entrada do acordo.  

A associada me retornou muito emocionada e me agradecendo, pois ela não estava conseguindo descansar para sua recuperação.  

Gerente de Negócios PJ

Agência Umuarama Av. Londrina

Ana Carolina da Silva

Olá, 

Desde que entrei na cooperativa, tive a oportunidade de terem pessoas maravilhosas que buscam sempre o melhor de mim. E, por isso, hoje quando um associado vem até minha mesa eu procuro extrair o melhor dele também. 

Um dia desses, uma associada estava com uma restrição e precisava de um talão de cheque. Todos sabemos que, conforme as regras, quando há restrições não podemos entregar talão. 

Ao invés de apenas falar que havia restrição eu quis entender o que seria. A associada então me informou que tinha um sócio e que ele fez várias dívidas e ela não sabia do que se tratava. Mas que ela iria chegar em sua empresa verificar e regularizar. Algum tempo depois ela me enviou uma flor e havia a mensagem em um cartão dizendo: “Você não é apenas uma gerente. Você trabalha com o coração.” 

O que eu levo de aprendizado e que foi o que eu aprendi desde o primeiro dia que estou no Sicredi: Devemos praticar a empatia sempre. Se colocar no lugar do outro. Atender o associado como ele gostaria de ser atendido.  

Gerente de Negócios PF

Agência Francisco Alves (PR)

Ana Paula Cesari Bastos

Olá! Essa é a minha história: 

Em uma semana normal de trabalho, estava eu atendendo quando de repente veio até a minha mesa um rapaz jovem, uns 20 anos aproximadamente. Muito tímido, cabeça baixa e muito acanhado, o convidei para sentar-se e perguntei o que precisava. 

Num primeiro momento, ele começou a falar que queria abrir uma conta, mas como era autônomo ele não saberia se poderia. Então expliquei o processo e ele ficou muito feliz ao saber que poderia ter uma conta e se tornar associado. Falei dos produtos da cooperativa e perguntei no que ele trabalhava, então ele me disse que trabalhava como motorista de trator. 

Conversa vai e conversa vem, ele me disse que não estava compensando muito, pois ele estava gastando demais com combustível para ir todos os dias trabalhar de carro e metade do salário ficava aí. 

Então, eu perguntei se ele não tinha interesse em comprar uma moto pois seus gastos seriam bem menores. Os olhos deles brilharam. E foi que eu entendi a importância daquele atendimento. Não era apenas um financiamento e sim uma ajuda e realização de um sonho! 

Financiamos uma moto Zero km e também fizemos o seguro. Ele me agradeceu muito, pois disse que agora conseguiria trabalhar e juntar mais dinheiro. Ele vem de uma família tradicional e humilde, que mora no sítio, pessoas com um coração enorme.  

Naquele momento, pude entender que a felicidade está nas pequenas coisas. Quando ele buscou a moto, ele postou nas redes sociais e escreveu “Sonho realizado!”  

O que aprendemos com tudo isso? Que não fizemos um financiamento, mas, sim,  realizamos o sonho de uma pessoa que só estava precisando de uma oportunidade! 

Assistente Administrativo

Agência Braganey (PR)

Ana Paula Putim Sasse

Olá! 

A história que eu tenho para compartilhar com vocês é sobre algo que eu vivenciei há alguns anos atrás.  

Havia uma época em que era a agência que fazia algumas das análises de concessão de crédito, e eu fiz a análise para aquisição de uma Fiat Strada na linha do Pronaf Mais Alimentos de um pequeno agricultor aqui do município.  

Analisamos patrimônio, capacidade de pagamento e o crédito foi aprovado. Então foi cadastrado o recurso para este associado e ele conseguiu comprar a sua Strada. E um dia eu vi ele chegando na agencia com a sua Strada nova todo feliz e foi muito marcante para mim. Pois enquanto eu estava fazendo a análise do crédito dele, eu não me dei conta na hora que seria a realização de um sonho. 

E então depois que eu vi ele chegando com a Strada nova todo feliz e agradecido à Cooperativa por ter conseguido conquistar através do financiamento, eu me dei conta que cada pessoa, cada associado que chega até a agencia tem um sonho, e que a gente pode sim ajudar ele a realizar esse sonho.  

Então tudo que eu faço, todo associado que eu atendo, todo processo que passa por mim, eu não vejo como um simples papel, eu vejo como um sonho sendo concretizado. 

E essa é a mensagem que eu gostaria de transmitir a vocês. 

Gerente de Agência

Agência Araruna (PR)

Ana Roberta de Almeida

Fazemos parte da era do ‘Propósito’ e, ao meu ver, propósito é quando colocamos nossos dons e talentos em movimento em prol de algo maior. 

Esse ano completo 10 anos de cooperativa: aqui dentro cresci profissionalmente, mas sobretudo pessoalmente. Minha grande paixão sempre foi o atendimento de pessoa jurídica: compreender diversas atividades, entender como que do sonho os empreendimentos se tornaram realidade, gerar empregos e agregar renda ao município. Contudo, o CNPJ só existe porque há pessoas atrás e pessoas que fazem essa “roda girar”.  

Aqui em Araruna vivi uma situação que levarei para sempre. Ao chegar nessa cidade, sempre soube que havia uma empresa que basicamente nasceu com Araruna e era referência a nível nacional. O que ocorre é que mesmo sendo uma empresa imponente na cidade a empresa tinha uma carência quesito Educação Financeira de seus colaboradores. Fizemos a apresentação do projeto de Educação Financeira que poderíamos realizar com os funcionários e a empresa topou, passamos 3 dias acampados na empresa para realizar esse trabalho com 100% dos quadros de funcionários que até então empregava em torno de 10% da cidade de Araruna. 

Passado algum tempo, a empresa migrou a maior parte da sua folha de pagamento para a Cooperativa, trabalhamos por um mês atendendo em horário diferenciado, com colegas de outras agências vindo nos apoiar aqui em Araruna. E como os funcionários se sentiam felizes de ao vir assinar o contrato de abertura de conta serem chamados pelo nome, terem um tratamento digno, poderem aguardar dentro do agência, ter um café, um chá à disposição e receberem um “bom dia” ou “boa tarde”. O nosso jeito Sicredi de Ser!  

Com essa migração, conseguimos realizar diversas compras de carteira, em que os novos associados chegavam a economizar quase um salário dentro de um ano somente pelo fato de não ter que arcar com diversas tarifas que eram cobradas e produtos que eram contratados sem consentimento e entendimento dos mesmos. Esses valores voltaram para nossa comunidade, pois com a economia gerada os funcionários puderam aumentar seu poder de compra dentro de Araruna.  

Apesar da minha paixão ser a empresa, o aprendizado veio com uma colaboradora dessa empresa. Ela possuía uma conta em um banco e realizamos a oferta de um crédito pessoal. Era relativamente um montante pequeno, contudo ao assinar o contrato com o gestor a mesma começou a chorar. O contrato era um valor pequeno para nós, porém para ela significava tudo, pois com aquele valor que ofertamos a mesma ela conseguiria resolver uma situação em sua família que estava lhe tirando o sono além de gerar uma grande economia em seu salário que estava comprometido em outra instituição.  

Isso para mim é exercer o nosso real PROPÓSITO, de nos colocar em movimento todos os dias, valorizar o relacionamento com as pessoas, levar o conhecimento e principalmente gerar mudanças positivas em nossa comunidade. Mostrar que viemos para ser diferentes: através da educação financeira, do entender para atender e exercer a transparência em nossos negócios.  

Gerente de Agência

Agência Campo Mourão Lar PR (PR)

Andrei de Lima Franzoni

Olá, 

Irei contar a história de um associado e sua família, produtores rurais e empresários do ramo agrícola.  

No início, eles movimentavam pouco com o Sicredi e depois de algumas conversas e visitas à propriedade, identificamos várias oportunidades de negócio para o grupo.  

Acreditamos no sonho da família e de suas empresas e com nossas várias fontes de recursos (entre BNDES e recursos próprios) pudemos dar andamento nos financiamentos, investimentos, custeios, frota de implemento agrícola, construção de silo de grande capacidade, barracão de maquinários, placas solares, entre outros. 

A parceria foi crescendo e o associado encerrando as contas em outras instituições financeiras e concentrando seus negócios aqui no Sicredi. Suas atividades cresceram de uma forma gigantesca através dos recursos do Sicredi e de sua ótima gestão dos negócios.  

Hoje a família tem 10 contas correntes conosco e se tornou um grande grupo de investidores através dos frutos colhidos da parceria.  

Isso é prosperidade, é o verdadeiro exercício do círculo virtuoso. 

Operador de Crédito

Sede Administrativa

Antônio Ferreira Bravo

A minha história é sobre um associado que atendi pelo Mar Aberto. 

Há algum tempo, eu estava buscando novas parcerias para o credenciamento de empresas no Mar Aberto. Estava estudando algumas delas e melhorando cada vez mais o relacionamento com as já credenciadas para podermos entender em que mercado onde elas eram inseridas.  

Um certo dia, o gerente comercial da empresa BIONOVA me procurou para bater um papo sobre esse tão falado Mar Aberto. Ele gostaria de entender como o Sicredi classifica uma empresa por “parceira” (um termo muito utilizado entre os colaboradores e que diz respeito às empresas credenciadas) visto que ele encaminhava algumas solicitações de crédito para a cooperativa.  

Ao conversarmos, marcamos um horário na agência para, a partir daí, entender um pouco mais da necessidade do associado e esclarecer essa dúvida que o cercava. Ao nos relatar sua demanda, foi compreendido que o proponente precisava de uma instituição financeira séria e que o atenderia de maneira rápida, eficiente e eficaz. 

Então foram colhidos todas os dados sobre a empresa e de seus sócios, encaminhei a empresa para um gestor PJ que ficou responsável pela abertura da conta e que rapidamente nos auxiliou. E assim, ele que antes era um proponente, se tornou associado.  

Assim feito, solicitamos o credenciamento da empresa do Mar Aberto no ramo de energias renováveis (energia solar), fornecemos a plataforma para eles trabalharem conosco e encaminharem as propostas de seus clientes para a cooperativa. A partir desse momento, eles tornaram oficialmente “parceiros” SICREDI e várias vendas efetuadas pela empresa foram viabilizadas graças a essa parceria conosco. 

Hoje eles estão incrivelmente satisfeitos com essa parceria e o mais interessante disso tudo foi o feedback do gerente comercial: “Antônio, quando credenciamos a empresa ao Mar Aberto, esse termo parceiro pesa muito positivamente pra negociações. Hoje nós temos praticamente um sobrenome e com toda certeza as pessoas entendem que nossa empresa é séria e que estamos no mercado com qualidade, seriedade, ética e compromisso. Antes quando perguntavam se éramos parceiros e nós sem entender dizíamos que não éramos credenciados, as pessoas ficavam mais retroativas. Graças ao seu trabalho e do Rômulo (gestor PJ quem abriu a conta) hoje conseguimos fomentar muitos negócios através da cooperativa.” 

Hoje, a empresa está ao nosso lado com uma excelente parceria, prospectando muitos novos associados e encaminhando pra nós. Continuaremos firmes, fazendo a diferença na vida dessas pessoas, trabalhando com seriedade, ética, foco, transparência e parceria, pois sabemos que a essência do cooperativismo nos move, e juntos iremos muito mais longe. 

Gerente de Negócios PF

Agência Palotina Centro (PR)

Beatriz Aparecida Soares

A história que quero compartilhar com vocês é essa:

Eu tenho um associado que trabalha como catador de sucatas e, por conta disso, ele sempre vem com vestimentas sujas na agência. Em um belo dia, eu estava atendendo-o e chegou um associado muito bem vestido.

Ele, então, se sentindo constrangido, disse que iria embora e que eu poderia atender o “senhor de gravatas” e que depois voltaria para finalizarmos o atendimento.

Eu disse a ele: “De maneira nenhuma! Se o senhor está sendo atendido é porque é sua vez. Aqui no Sicredi, independente da maneira que estejam vestidos, todos são associados e serão atendidos da mesma maneira.”

Então eu finalizei o atendimento dele e depois atendi o próximo associado. Após alguns dias, este senhor compareceu na agência e me trouxe um presente. Ele disse que, pelo fato de não andar bem vestido, sempre era mal atendido nos lugares e que era muito grato por ser tratado tão bem na cooperativa, igual a todo mundo. Hoje ele é um associado que possui ISA 10!

Gerente de Negócios Agro

Agência Terra Roxa (PR)

Cássio Fernandes Rossi

Todos os dias temos as nossas atividades rotineiras. Eu tenho como costume ligar para os meus associados que estão fazendo aniversário, logo no primeiro horário, utilizando a ferramenta CRM.  

Um dia, liguei para um associado e ele ficou todo feliz e encantado pelo gerente de sua conta ter lembrado deste dia importante, e mencionou que o Sicredi realmente está presente na vida de seus associados. Por fim, ele até brincou: “Você lembrou do meu aniversário e nem eu tinha me atentado que era hoje, nem minha esposa me desejou os parabéns... rsrsrs.” e me agradeceu por ter lembrado.  

Esta e a história de mais um associado encantado com o Sicredi. 

Gerente Regional de Desenvolvimento

Sede Administrativa

Cirineu Pedro Varolo

Olá!

Tenho uma história bem legal para compartilhar sobre a cooperativa:

Em 2006 fui para Goioerê, era praticamente o primeiro gerente a ir para aquela região após a aliança entre as três cooperativas, Vale, Ubiratã e Goioerê. Naquele período, a agência passava por uma restruturação tanto da equipe como estrutura geral da agência. O que foi legal é que quando fui para lá, o papel principal inicial era conciliar a comunidade, diretoria, o crescimento da cooperativa e gerar resultado.

Isso foi muito bom porque quando eu cheguei lá fui recebido de forma tranquila, mas não com muita expectativa. Porém, eu sabia o que tínhamos que trabalhar lá e os desafios. Então a comunidade foi se aproximando, vendo o trabalho, e nós fomos fazendo reuniões de comunidade, reuniões na agricultura, no comércio, nas casas com os vizinhos, igrejas, capelas, associações... E, com isso, fomos disseminando o cooperativismo e apresentando qual o nosso objetivo ali. As pessoas foram conhecendo a cooperativa e aprovando o modelo.

Então logo já fui me aproximando das igrejas, associação comercial, associação de moradores. Enfim, começamos com toda a equipe a criar uma cultura de cooperativismo. Logo em seguida veio a C.Vale, Copacol, Coamo, já tinha a Cooperativa Integrada e com isso o cooperativismo foi fortalecendo em Goioerê e neste período de 2006 a 2011 que fique lá, houve um crescimento muito legal, não só da cooperativa mas também do comércio, das associações e o cooperativismo se tornou forte em Goioerê e região.

Isso foi muito importante e as equipes também foram se formando profissionalmente e crescendo. Então, acredito que nós implantamos realmente o cooperativismo naquele período de 2006 a 2011 e ele foi ganhando cada vez mais força na região. Goioerê hoje é uma cidade bonita, agro, forte e a cooperação acontece em todo lugar.

Depois disso, fui para Campo Mourão buscar novos desafios. Valeu à pena ter ido de Terra Roxa para aquela região no início. Foi muito gratificante, uma grande experiencia profissional e pessoal.

Gerente de Agência

Agência Iguatu (PR)

Daiane Marques O. Bên

Quero contar a história de um associado que já era associado PF e que tinha um mercado junto com seu irmão e chegou para conversar conosco em um momento que resolveram dividir a sociedade.

A sua ideia era abrir um mercado para ele, sem sociedade. Mas ele estava desacreditao pois achava que não seria possível, devido ao fato do seu CNPJ ser novo. 

Eu disse que isso não seria um impeditito e que analisaríamos conforme sua necessidade. Após avaliação, o crédito foi aprovado e respaldado de garantias. 

O associado ficou muito grato à cooperativa por termos ajudado no momento em que ele precisou! Disse que se não fosse este apoio, não teria conseguido abrir este empreendimento. Ele sempre fala que quando sabe-se trabalhar, tudo dá certo, que não é apenas pegar o dinheiro, mas sim, saber utilizá-lo! Este associado é um promotor da cooperativa.

Tesoureira

Agência Campo Mourão R. São José (PR)

Débora Cristina Ozelame

A minha história é um pouco antiga, mas fez a diferença na vida de um associado!  

Temos um associado PJ que todo mês vinha até a agência para sacar um valor alto e fazer os pagamentos dos seus funcionários. Saía com esse valor alto correndo riscos e todos os meses falávamos para ele sobre a folha de pagamento, onde os funcionários abririam conta salário ou corrente e eles fariam os pagamentos através do Internet Banking.  

Isso facilitaria muito tanto para ele que não correria mais o risco de sair com esse valor alto e também para seus funcionários que teriam o valor em conta e poderiam usufruir do seu salário através do cartão. 

Depois de começar a fazer a folha de pagamento, o associado percebeu como tudo mudou e ficou melhor tanto para ele quanto para seus funcionários!  

Essa é minha história, dentre muitas que já aconteceram e acontecem todos os dias. 

Gerente de Negócios PJ

Agência Umuarama Av. Londrina (PR)

Ednéia Lima Guarnieri

Nestes mais de 9 anos de cooperativa, são muitas histórias e muitos acontecimentos. Muitos associados impactados, muitas histórias para rir e para chorar também rsrsrs.  

Uma que me marcou foi a gratidão que um associado teve quando realizamos o crédito para ele montar seu salão de beleza “Vip salão” do Frank. 

Toda vez que eu o encontro ele fala: “Realizei meu sonho porque você acreditou na minha história.”  

Sou cliente do salão dele e ele sempre fala para todos os funcionários quando eu chego: “Vocês só tem emprego porque ela acreditou em mim!”  

Acho linda a atitude de gratidão dele comigo e com a cooperativa. 

Ele realizou o crédito para pagar com 5 anos e falta menos de 1 ano para quitar. 

Auxiliar Administrativo

Sede Administrativa

Elisabete Cordeiro

Minha história de impacto positivo que promoveu transformação foi uma conversa com um jovem empreendedor que buscava oportunidades para abrir um negócio próprio e ser dono de uma empresa. A dúvida dele era por onde começar, porque abrir um negócio vai além de um capital inicial para investimentos. Então, com os conhecimentos que eu já possuía e todos os treinamentos oferecidos pela cooperativa, ajudei ele com um plano de negócio, definindo objetivos, o capital de abertura, análise de mercado e concorrência. 

Por meio desse empreendimento está sendo possível oferecer uma contribuição maior à sociedade, gerando emprego, oferecendo e incentivando o consumo de produtos sustentáveis. 

Apesar de todas as dificuldades que os empresários enfrentam, a Sicredi Vale do Piquiri está pronta para auxiliar o empreendedor com soluções financeiras, porque dá apoio e valoriza o relacionamento com seus associados. 

Gerente de Negócios PF

Agência Terra Roxa (PR)

Érica Gabriela Moreira

Bom, a minha história é simples, mas são essas atitudes simples que nos marcam e marcam nossos associados também.  

No final do ano de 2019, realizei o crédito para compra de uma van pra um associado que tinha uma kombi de levar crianças pra escola. O associado ficou muito feliz e agradecido por ter conseguido a liberação do crédito e que ia expandir seus negócios com essa nova van, pois poderia levar mais crianças.  

Porém, com o início da pandemia e suspensão das aulas, o associado ficou de mãos atadas, pois sua renda vinha disso.  

Sem saber como pagaria as parcelas, o associado realizou alguns meses de prorrogações. Mas depois de um tempo, fizemos uma repactuação para o associado, onde aumentamos o prazo e diminuímos o valor da parcela.  

O associado ficou muito grato à cooperativa, pois está conseguindo pagar suas parcelas e não precisou se desfazer da sua van.  

Se Deus quiser, logo tudo isso passará e ele vai poder voltar a trabalhar com o transporte de crianças que tanto gosta. 

Analista de Desenvolvimento de Negócios

Sede Administrativa

Fernanda B. P. Cazari

Estou na cooperativa há mais de 05 anos e durante este período, quando estava na área de meios de pagamentos, para poder ajudar uma empresa associada em uma homologação de cobrança, tive que interagir e conversar com um programador italiano, o Domênico, que não entendia nada de português rsrsrs. 

Nossa comunicação era em inglês e me dediquei bastante para buscar maneiras de orientá-lo da melhor maneira possível nos códigos. 

Foi gratificante, afinal homologamos esse processo e nosso associado pode iniciar a movimentação com os boletos. Isso me desafiou e me fez perceber a importância que o nosso atendimento tem para que o associado tenha uma boa experiência. 

Gerente de Negócios PJ

Agência Mooca (SP)

Fernanda Freitas Ferreira

Olá, 

Quero compartilhar duas histórias de reconhecimento dos associados para com o Sicredi e com o nosso atendimento, pois hoje eles são promotores da marca pra todos que conhecem. 

Uma das empresas da minha carteira se tornou associada no meu primeiro ano como colaboradora do Sicredi: A Proconnect faturava 12mil por mês e hoje fatura 12MM por ano!

Nosso apoio foi de grande importância para que o associado expandisse seus negócios e ele reconhece isso. Disse que ainda quer estar em um dos vídeos que já assistiu em nossas assembleias, para contar como a nossa parceria foi fundamental para seu crescimento, e que não acreditava que uma instituição pudesse ter interesse real pelo cliente/associado como o Sicredi tem. 

A outra empresa é um dos maiores ISA’s da agência (11 em cada uma de suas contas PJ e PF). Acompanhamos seu crescimento, seu casamento, o nascimento de sua filha (inclusive entregamos seu primeiro vestidinho, e soubemos da notícia que ele ia ser pai antes de sua família toda). Na vontade de crescer junto com a cooperativa, a empresa Fertali está conosco há 3 anos. 

Pra mim, que sai de banco tradicional, sentir esse reconhecimento e ser uma agente de mudança real e positiva na vida dos associados não tem preço.  

Ao final são duas histórias, que acabam em uma só: “A Minha história” e o amor que tenho por tudo que estou construindo com meu colegas de trabalho na agência Mooca e para a nossa comunidade. 

Gerente Administrativo Financeiro

Agência Engenheiro Beltrão (PR)

Fernanda Ruzzon Pereira

Minha história começa com uma amizade fora do Sicredi, que fiz em um grupo de jovens com a filha de um produtor bem tradicional na comunidade, Sr. Joseleno. Desde quando comecei a frequentar a casa deles, sempre comentava sobre o Sicredi, o quanto éramos valorizados como colaboradores e o quanto o atendimento da cooperativa era personalizado, inclusive, naquele período, tivemos a ampliação do horário de atendimento, aumentando para mais duas horas de atendimento por dia. 

Sr. Joseleno possuía conta em outra instituição financeira e sempre comentava comigo que raramente ia no banco e nas vezes que ia, muitas vezes o que precisava era saber o saldo de sua conta ou consultar alguma movimentação e quase sempre resolvia com uma ligação. Mesmo assim, sempre demostrei a ele o quanto queria atendê-lo e me dispor a ajudar em todas as suas necessidades. A cada visita na casa dele, sempre tocava no assunto para me dar a oportunidade e devido à proximidade e o relacionamento com a família, tive a oportunidade de realizar a abertura da conta física primeiramente e depois a conta jurídica. 

Com poucas movimentações, comecei a ofertar alguns produtos e ele sempre participava das campanhas de aplicação/poupanças, sempre ia nas assembleias e aos poucos foi trazendo sua movimentação para cá. 

No ano passado, foi quando centralizou todas as suas movimentações conosco, contratando consórcios, créditos, investimentos, seguros e demais produtos da cooperativa, tanto na conta PF quanto na PJ. Com a ajuda da gestora agro Ionisse, sempre nos colocamos à disposição para realizar um atendimento personalizado conforme suas necessidades. Hoje, o Sr. Joseleno se tornou um dos nossos principais associados e, inclusive, começou a fazer parte dos delegados de núcleo da nossa agência. Ele leva para a comunidade nosso diferencial e sempre menciona a história de abordagem quando começou seu relacionamento com a cooperativa e o quanto está feliz com o nosso atendimento. A partir da abertura das contas e centralização das suas movimentações, conseguimos trazer a conta de seus filhos com saldos em poupanças, trouxemos a movimentação de seu irmão, seus pais e sempre que possível nos indica novos associados. Isso me deixa muito realizada em saber da felicidade do associado com nosso atendimento e grata por sempre ser lembrada por um associado tão importante e bem visto pela comunidade. 

Hoje estou mais na retaguarda/operacional desempenhando a função de gerente administrativo, mas sempre que necessário, na ausência de algum gestor e até mesmo do GA, realizo atendimento aos associados na linha de frente ajudando e ofertando os produtos conforme suas necessidades, sou grata ao Sicredi e imensamente feliz em fazer parte dessa família. 

Caixa

Agência Goioerê (PR)

Géssica Vieira dos Santos

Fiquei procurando uma determinada situação para contar, e recentemente aconteceu uma situação: 

Um associado chegou na agência dizendo que havia realizado um depósito de 6 mil reais na conta-poupança, mas que o dinheiro não estava na conta.  

Ele já estava preocupado com a situação. Então eu conversei com ele para o acalmar e fomos verificar a conta corrente, e o dinheiro estava ali. Ele ficou muito feliz e ao final do atendimento ele agradeceu minha paciência e me elogiou pelo atendimento. Isso foi muito gratificante. 

 

Gerente de Controles Internos

Sede Administrativa

Gilvana Cunico

Trabalho no Sicredi há 21 anos, já tive oportunidade de passar por diversas funções no Sicredi e de oferecer apoio para muitos associados. 

Desde que iniciei na área de controles internos como gerente da área, decidi que o tratamento de fraudes deveria ficar centralizado na área em função dos controles, acompanhamentos e registros das perdas operacionais causadas por criminosos. 

Muitas vezes damos suporte a pessoas que não são associadas do Sicredi, além dos associados que nos procuram desesperados na tentativa de recuperação de valores.  

No dia 26 de janeiro desde ano, eu fui contatada pela Gerente da Agência de Iguatu Daiane pedindo apoio na recuperação de um valor para a associada Aline Batista Silvestre, que tinha sido vítima de um golpe e enviou uma TED de R$ 4.990,00 para um criminoso.  

Imediatamente entrei em contato com a equipe de prevenção a fraudes no CAS, que conseguiu realizar o bloqueio o valor no Itaú, antes que o golpista sacasse.  

Após todos os trâmites entre instituições financeiras o valor foi ressarcido à associada no dia 25/02/2020. Ela nos encaminhou a mensagem abaixo de agradecimento. 

Essa história não é só minha, é de todos os envolvidos que trabalharam de forma cooperativa diariamente para a recuperação deste e de tantos outros valores, já chegamos a recuperar R$ 30.000,00 para um associado que também havia caído em um golpe. 

Auxiliar Administrativo

Sede Administrativa

Jacqueline Satig de Jesus

Quero compartilhar uma experiência que tivemos na área de sinistros. 

No ano passado, um associado que mora aqui no Paraná, se deslocou com sua colheitadeira até o estado da Bahia para iniciar a colheita em suas terras.  

Durante o trabalho, ocorreu um sinistro e o segurado logo nos contatou para que seu seguro fosse acionado. Porém como necessitava da máquina e para evitar maiores danos, ele realizou alguns reparos provisórios em seu equipamento. Diante deste fato, a companhia recusou a indenização.  

Contudo, imediatamente montei uma defesa e encaminhei o processo para reanálise. De primeiro momento até mesmo a corretora não aceitou minha solicitação, mas diante de todas informações que tinha, o pedido foi aceito e pago no valor integral para o associado, em torno de R$36.000,00. 

Como sabemos o sinistro é o momento de entrega do produto, onde o segurado vai dizer “é bom” ou “é ruim”. Muitas vezes, um processo vem negado e precisamos atenção e também entender o lado de nosso associado. Nesse exemplo, caso eu tivesse aceito o parecer da cia provavelmente o associado iria cancelar o seguro e consequentemente os demais produtos que a cooperativa oferece, devido a um erro da companhia. 

Desta forma, encerro destacando sobre importância da nossa missão perante o relacionamento com nossos associados, que é entregar soluções e melhorias na sua qualidade de vida. 

Caixa

Agência Altamira do Paraná

Joyce Karla B. Carneiro

Olá! 

Minha história ocorreu entre os meses de junho a julho do ano de 2020, quando realizamos a campanha do Dia C, com o tema central: "A solidariedade também contagia!” 

Em um trabalho conjunto com a paróquia Nossa Senhora Aparecida realizamos o tapete solidário.  

Convidamos toda a comunidade para estarem nos portões de suas casas para receberem às bênçãos do Santíssimo Sacramento e para participarem de um gesto concreto fazendo a sua doação, deixando agasalhos e alimentos em frente de suas casas, formando assim um tapete de solidariedade para ajudar quem precisava. 

A união da Sicredi, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e toda população solidária de Altamira proporcionou a arrecadação de agasalhos e aproximadamente 600 quilos de alimentos, possibilitando montar 44 cestas de alimentos e 40 caixas de roupas e calçados que foram  destinadas à secretaria da assistência social que realizou a distribuição das arrecadações. 

Foi um momento extraordinário e muito gratificante, era nítida a alegria da comunidade em poder cooperar e ajudar o próximo. 

Mesmo diante de uma pandemia as pessoas ofertaram seu afeto por meio de uma doação. 

O sentimento de gratidão aos saber que tantas famílias seriam beneficiadas nos deixou encantados e recebemos a confirmação disso quando a Secretaria Municipal de Assistência Social de Altamira do Paraná nos entregou uma carta de agradecimento em nome de todas as famílias beneficiadas. 

Gerente de Agência

Agência Janiópolis (PR)

Júlio César Liberato

Minha história de contribuição para a construção de uma sociedade mais próspera é sobre os associados Adauto e seu pai, Luiz. 

Eles possuem uma pequena área de terra e que, conforme as informações que estavam cadastradas, não permitia que eles conseguissem limite de crédito para movimentar na cooperativa. 

Em junho do ano de 2020, eu conversei com o associado e perguntei se poderia fazer uma entrevista com eles, para atualização do cadastro. Foi quando me surpreendi o que ele conseguia fazer em somente 12,60 hectares de terra! 

Eles me disseram que plantavam 1,90 ha (Melancia, Tomate e Repolho), 8,00 ha (Soja e Milho) e 2,42 ha (Café), e que tinham um sonho de vender o café, melancia, tomate e repolho diretamente para os mercados da região. 

Por meio desta entrevista, fizemos a atualização do cadastro, onde o patrimônio deles que estavam em R$ 200.000,00 passou para R$ 838.000,00. Acreditamos no sonho do associado, demos orientação financeira sobre as aplicações dos recursos, financiamos uma cozinha industrial para que ele pudesse beneficiar seu próprio café, fizemos um consórcio onde ele foi contemplado e comprou um camioneta para fazer as entregas dos seus produtos e ajudamos na divulgação das suas mercadorias. 

A renda dele que estava cadastrada somente como soja e milho em uma área de 8,00 há, passou a ter uma renda real e bem diversificada em mais de R$ 120 mil por ano com tomate, repolho e melancia, e mais de R$ 70 mil por ano com café. 

Hoje ele já está começando a comprar café para beneficiar, pois a demanda está aumentando cada vez mais, devido a qualidade do produto. 

Assim, temos uma entrevista bem feita, um cadastro bem renovado, um associado bem atendido, que está atendendo uma sociedade com seus produtos de qualidade... e a sua história juntamente com o SICREDI está construindo uma sociedade mais próspera. 

Gerente de Negócios PF

Agência Altônia (PR)

Keli Merchan Ramiro

Olá! 

Quero contar uma história que chamou muito a minha atenção. Para mim, todos associados são muito importantes, pois não é somente vender e entregar metas, mas também a realização de sonhos e projetos na vida deles. Acompanhar cada conquista e o desenvolvimento deles, receber fotos da troca ou aquisição do veículo, aquisição ou construção da casa própria e assim por diante... 

A história que vou contar hoje é do associado Alécio, voltada para educação financeira. 

Ele trabalha como caminhoneiro, na entrega de lenha e cavaco e é sócio desta empresa. Sempre que caía os recebimentos das vendas, ele sacava tudo até o limite e a conta sempre estourada.  

Como ele sempre foi muito comunicativo, sempre dizia que gostaria de adquirir um piso móvel para agregar renda. Então, comecei a simular e fazer análises, mas por causa da sua má administração, conta estourada, score altíssimo, ele não conseguiria financiar. Foi aí que comecei a conversar com ele sobre educação financeira. 

Nessas conversas, sempre falava sobre o que ele poderia fazer para baixar o score e a sua importância, para realizar o seu sonho. Foi aí que ele começou a manter saldo em conta, fazer seu pagamentos em dia. Pensei: “Ele está deixando saldo somente para conseguir fazer o financiamento...” Mas não foi assim, pois mesmo após a liberação, ele mantém seus novos hábitos, score baixíssimo e principalidade total na cooperativa.  

Pra mim, como gestora, é muito gratificante saber que, de alguma forma, faço parte da transformação dos meus associados! 

 

Gerente de Negócios Agro

Agência Braganey (PR)

Landy Luiza Lubacheski

A cooperativa sempre me deu oportunidade de adquirir conhecimento, então sempre busco aproveitar as experiências com meus gerentes e treinamentos que a cooperativa me proporciona. 

Quando eu ofereço um produto ao associado, eu realmente acredito que estou ajudando a solucionar seu problema atual ou futuro. Acredito que estou atendendo sua necessidade, que estou fazendo o melhor, tanto para o associado, para a cooperativa e para a comunidade. Foi isso que apreendi desde o momento que entrei no Sicredi. 

Passei por muitas histórias de sucesso, de associados que se desenvolveram e cresceram através da cooperativa. Mas, as que mais me marcam, são as vendas de seguro de vida. Pois lembro das argumentações, da importância de se contratar um seguro. E no momento de maior dificuldade, seja com acidente, doença e até mesmo a morte, vejo que realmente fizemos algo bom, me sinto realizada.  

O atendimento do sinistro é o momento mais importante. Nossa agência teve situações que soubemos que o associado estava com câncer e nós mesmos conversamos e pedimos para acionar, pois era um momento difícil e o associado muitas vezes nem lembra que possui este direito.  

Tive um caso de uma professora, que a renda da família e despesas eram responsabilidade dela. Deixou uma filha menor e o esposo. Faleceu muito nova. Tenho certeza que este seguro ajudou muito a família naquele momento. Eu realizei a venda para esta professora, mas por eu não estar mais nesta carteira, foram outros colaboradores que finalizaram o sinistro com ajuda do administrativo.  

Atenderam da melhor forma possível. Eu sei que se eu não estiver, por qualquer motivo, o Sicredi sempre vai atender da mesma forma. Por isso, me sinto muita segurança nas vendas que realizo. Confio no Sicredi e amo trabalhar nesta empresa. 

 

Gerente de Desenvolvimento de Negócios

Sede Administrativa

Leandro Hendges

Olá, quero compartilhar uma história de encantamento no atendimento de um sinistro de automóvel.  

No ano de 2020, um casal de associados nossos sofreu um acidente com seu veículo onde, graças a Deus, somente houveram danos materiais. O veículo do associado estava segurado conosco, e sofreu danos de grande monta. Acontece que, como os danos foram muitos, o veículo precisou de um prazo maior que o normal para ser totalmente recuperado e, foi aí que fizemos a diferença para o associado.  

Logo nos primeiros dias após a abertura do sinistro, realizamos uma visita à casa do associado para explicar quais seriam os passos para o andamento do atendimento do sinistro e, foi nessa visita, que identificamos que a esposa do associado havia passado recentemente por uma cirurgia do coração e precisava com frequência ir ao médico para fazer revisões. Porém, o associado só tinha como meio de transporte o seu carro que havia sofrido o sinistro e a sua apólice de seguro garantia apenas 07 dias de carro reserva. Foi a partir daí que iniciamos as tratativas com a corretora, sensibilizando a equipe de sinistros e também a companhia de seguro para buscarmos atender o associado de forma diferenciada, entendendo o seu momento de vida.  

Tanto a corretora quanto a Cia seguradora ficaram sensibilizadas com a história do associado, e conseguimos estender o carro reserva para o associado por todo período de conserto do veículo.  

Entender o momento de vida dos nossos associados deve ser parte importante das nossas negociações, para efetivamente fazermos a diferença e sermos relevantes. 

Caixa

Agência Terra Roxa (PR)

Lorrane Molina Mendes

Olá! 

Sou de Terra Roxa e trabalho na cooperativa há quase 2 anos como caixa. A história que tenho pra compartilhar é sobre uma mulher grávida que chegou na agência para fazer um saque acima de 5 mil reais para pagar a cesárea. Neste caso, precisaria ser feito uma reserva e ela não sabia disso.  

Nesse dia já haviam várias reservas programadas. O hospital não aceitava outro tipo de pagamento, somente em espécie e a mulher ficou muito angustiada e preocupada pois ela ganharia bebê no outro dia e em outra cidade. Pedi que ela ficasse calma e que eu não iria deixá-la na mão nesse momento.  

Fiz minhas contas e vi o que poderia fazer pra ajudá-la. Saquei o valor que ela precisava e ela ficou muito agradecida, pois disse que se fosse em outro “banco” ela não conseguiria essa atenção e esforço e até hoje ela sempre lembra desse dia e agradece pelo carinho e atendimento prestado a ela.

Assistente de Atendimento

Sede Administrativa

Luana Martins Steilein

Está é a minha história... 

Sou nova na cooperativa e sempre gostei de ter contato com as pessoas. Em uma visita para abertura de conta PJ de um supermercado, observei que tinha um senhor de idade sentado em um canto só observando o movimento. Comecei a conversar com ele, e ele muito simpático e carismático comigo. Soube então que ele era o dono do mercado.  

Quando voltei para coletar as assinaturas, ele que tinha que assinar e contou de sua dificuldade de escrever por conta da idade (90 anos). Para ajudar e deixá-lo mais confortável para assinar (ele estava com vergonha por tremer muito e não saber muito bem o que fazer), sentei ao seu lado e fui explicando com atenção e carinho passo a passo. 

No final ele agradeceu tanto pela paciência e por ter ajudado ele e começou a me oferecer coisas e coisas para comer e beber rsrsrs. Fiquei até sem graça. A sua esposa também agradeceu muito pelo carinho e pela alegria que levei ao estabelecimento.  

Bom.... Saí com um sorriso no rosto e com satisfação por ter ajudado com gestos simples, mas muito importantes para quem recebeu. 

Obrigada Sicredi por proporcionar esses momentos.

Gerente de Agência

Agência Palotina C.Vale (PR)

Maikon Cezar Messias

Olá! 

Tenho uma história legal que gostaria de compartilhar em relação à diferenciação para o associado: 

Identifiquei um investidor potencial inativo no departamento financeiro da C.Vale e iniciamos a troca de experiencias, falando de negócios e cenários no dia a dia. 

Com o passar no tempo, fomos estreitando o relacionamento e o associado relatou que tinha seus investimentos em outra IF, e que estava descontente com seus os rendimentos atuais. 

Após isso, solicitei um espaço para que eu pudesse avaliar e, se possível, fazer um estudo sem compromisso, apresentando o portfólio que a Cooperativa oferece atualmente. Feito isso com a proximidade e munindo o associado de informações, esse apresentou seus investimentos para que eu pudesse avaliar.  

Constatamos, então, que seus rendimentos estavam sendo depreciados pela inflação, teve meses que ficaram negativos e sem falar que não estava no consentimento do associado. 

Por fim, após um estudo, foi solicitado ao associado parte desse valor para que “ele experimentasse a cooperativa” e após 30, 60 dias se fosse do seu agrado ele migraria integralmente seus recursos ou retornaria para IF de origem. 

Com o passar do tempo, convidei o associado para avaliar seus rendimentos, associado ficou extremamente contente em ver o que realmente prometemos acontecer na prática, sem contar que foi lhe apresentado a “cereja do bolo” que é a participação dos resultados. Após tal fato, conseguimos a portabilidade de toda sua previdência PGBL e VGBL, seus demais investimentos, e demais P&S que compõem a oferta básica.  

Atualmente associado possui o Sicredi, como sua principal IF. 

Moral da história: Através do atendimento próximo, entendendo o associado e atendendo-o da maneira que ele gostaria de ser atendido genuinamente, e demonstrando os benefícios da cooperativa, proporcionamos a verdadeira diferença ao nosso associado.  

Hoje temos um associado promotor, amigo dos colaboradores e uma via de mão dupla! 

Gerente Regional de Desenvolvimento

Sede Administrativa

Marcos César Spessatto

Olá! 

A história que vou contar é sobre o propósito da cooperativa e sobre o papel dos colaboradores. 

Logo quando assumi o cargo de gerente regional, fui fazer uma visita na agência de Pérola. A gerente da agência era a Charlene e ela pediu que nos fizéssemos uma visita à uma empresa associada, que estava passando por dificuldades financeiras. 

A Charlene me explicou um pouco das condições do associado e de sua vontade de se reerguer e também dos motivos dele não conseguir cumprir com suas obrigações nos prazos estabelecidos. 

Entendi os motivos e fomos na visita. A empresa atuava no ramo de facção que, por sua vez, estava passando por um momento crítico.  

Na visita, o associado mostrou para nós o porquê que não estava conseguindo honrar com os compromissos e como ele faria para gerar caixa e cumprir com os novos prazos.  

Eu, Charlene e o associado construímos um fluxo de caixa, uma carência compatível, com parcela e prazo aderente a este novo fluxo.  

O associado estava empolgado com sua nova coleção e com as vendas que já estavam acontecendo, ele precisava que nós também acreditássemos nele.  

Desta forma, enviamos uma proposta ao comitê e ela foi aprovada. O associado tem uma gratidão enorme pela cooperativa por acreditar e escutar no momento que ele mais precisava. Encontrei ele em outras cidades e sempre ele agradece o que a cooperativa fez por ele. 

Esta história mostra muito o propósito e também a forma como atuamos, olhando cada associado, independente do cenário que o país está vivendo ou o ramo que ele atua. 

Gerente Administrativo Financeiro

Agência Nova Cantu (PR)

Rafaela Santos Vieira

Olá! 

Essa é a minha história: 

A dona Rosa é uma senhora que recebe conosco aposentadoria e possui uma conta poupança também conosco. Um dia, ela veio até a agência porque achava que estava faltando valores em sua conta e essas demandas geralmente são passadas para o Administrativo, para que eu possa solicitar imagens se for necessário bem como abrir chamados.

Mas, nesse caso como houve saques na conta com o próprio cartão, o valor que estava na conta era o correto, porém ela estava relutante que deveria haver mais valores, e nas vezes que conversamos, ela sempre estava exaltada, falando alto e chamando a atenção das pessoas que estavam aguardando atendimento. 

Tivemos três conversas e eu sempre tentando buscar formas de descobrirmos o que poderia ter acontecido. Na última vez que conversamos, onde meus recursos técnicos já haviam se esgotado, tentei explicar que poderia ter acontecido um erro de comunicação ao passar os valores pra ela. Nós começamos a conversar e ela me relatou alguns problemas com os seus filhos, falou sobre o medo da pandemia e que atualmente quase não sai de casa, e ficamos bom tempo conversando... 

Eu percebi, então, que ela era uma senhora muito carente e precisava de atenção naquele momento. Eu, como administrativo, geralmente tento resolver os problemas de forma prática e lógica, mostrando imagens, extratos etc... Mas essa senhora precisava mais do que isso naquele momento.

Após um tempo conversando, percebi que ela já tava bem mais leve ao falar, rindo comigo e compreensiva. Me disse que poderia mesmo ter entendido errado o valor que falaram pra ela que estava na conta, sendo que era bem pouca diferença e que teria feito alguns saques mesmo.  

Ao final da conversa a dona Rosa me agradeceu pela atenção, saiu da agência diferente das outras vezes, com o seu problema solucionado, e eu só havia mostrado as mesmas evidências dos outros dias. Porém, nesse dia ela conseguiu entender e conseguiu expressar outras coisas que a estavam fazendo ficar estressada, irritada e com medo também.  

Ela me agradeceu muito, e eu fiquei mais grata ainda pois consegui passar pra ela segurança, tranquilidade, empatia e o nosso jeito Sicredi de acolher nossos associados. 

Auxiliar Administrativo

Agência Altônia (PR)

Rosirene Rico de Lima

Um dia eu atendi um associado no caixa. Ele veio sacar um dinheiro porque viajaria no dia seguinte para Paris. Fiz o saque e desejei a ele uma boa viagem e ele foi embora.   

Passados uns 15 dias, ele veio até o caixa todo feliz com um chaveiro da torre Eiffel de presente. Me explicou que trouxe uma lembrancinha para as poucas pessoas que tinha desejado a ele uma boa viagem. 

Eu fiquei muito feliz também em saber que uma simples frase pode ter muito valor para o associado. 

Caixa

Agência Farol (PR)

Simone Porta Cavichioni

Olá! 

A minha história aconteceu aqui no caixa com um associado de Farol: Ele mora no sítio e trabalha com vaca leiteira. Um trabalho muito pesado e muitas vezes o custo para manter as vacas produzindo não compensa, mas eles são guerreiros e exemplo para muita gente, inclusive para mim. 

Um certo dia, ofereci a ele uma aplicação programada. No começo, ele disse que teria meses em que talvez não teria o valor para aplicar, então expliquei a ele que se não tivesse o saldo em conta o sistema não aplicaria o valor do seu limite e ele não ficaria com a conta negativa. Então, depois de muita conversa ele aceitou... 

Passado algum tempo e ele sempre certinho com sua conta acabou se esquecendo dessa aplicação. Aconteceu uma situação aqui na cidade e região em que a maioria dos produtores de leite tiveram que sacrificar seus animais devido a uma doença nas vacas leiteiras, e ele foi um deles que perdeu quase todos os seus animais. Ele veio muito triste aqui na agência e me disse do ocorrido e perguntou se ainda tinha um limite de conta pois precisava pagar um boleto e não saberia como, pois não tinha o valor. 

Nessa hora, meu coração se encheu de alegria e disse a ele:  

- Seu Manoel, o senhor não vai precisar usar seu limite. 

Ele assustado me disse:  

- Mas como?  

E eu continuei:  

- O senhor se lembra daquela aplicação que lhe ofereci há muito tempo atrás? Então, ela está disponível para o senhor usar quando precisar, e acredito eu que essa é a hora certa. 

Ele com os olhos cheio de lágrimas me disse:  

- Fia, eu não lembrava mais dessa aplicação, acredita?  

E eu chorona que sou, já me emocionei também e logo resolvemos o seu problema. Ele não sabia como agradecer, pois ele conseguiu pagar o boleto e ainda sobrou um pouquinho, graças a Deus. Toda vez que ele vem aqui meu coração se enche de alegria pois ele se lembra dessa história todas as vezes com muito carinho e diz: “Se não fosse aquela aplicação, eu teria gasto o dinheiro”. E sempre me fala que não trabalha com outro banco faz muito tempo devido ao nosso atendimento que é diferenciado dos demais. 

É isso que me faz sentir orgulho em trabalhar aqui, e me faz mais forte a cada dia! 

 

Gerente de Negócios PJ

Agência Palotina Centro (PR)

Thaisa Cristina Nogueira

Essa é a história que quero compartilhar com vocês: 

Há algum tempo atrás, liguei oferecendo alguns produtos ao associado e recebi um retorno péssimo:  

“Olha, meu pai era quem cuidava dessa empresa, cuidava de tudo em casa e ele acaba de falecer. Não tenho muita experiência e nem sei por onde começar. Mas vamos encerrar esta conta, e finalizar as atividades da empresa.” 

Me senti no dever de ajudar em algo que pudesse, agendei uma visita para o filho e a mãe (que iria cuidar do financeiro), fizemos um levantamento de tudo que empresa precisaria de uma IF. Eram inúmeras despesas e pouca organização em caixa, PF misturado com PJ, aquela "pastinha" do crediário e muita inadimplência levando embora o ganho da empresa. 

Iniciamos a organização: fizemos o primeiro capital de giro, emissão de boletos e máquina de cartão. Começaram aos poucos a se organizar, sempre vinham na agência em busca de consultorias sobre produtos para auxiliar e pagaram o primeiro crédito com muito suor! 

Aí veio o investimento em máquinas e com muita organização, aos poucos a empresa cresceu! De uma conta que era para ter sido encerrada, hoje eles possuem sede própria, adquirida com recursos liberados pela cooperativa. Casa e veículos também financiados por nós. 

Hoje a empresa emprega 4 funcionários. Uma família unida deu sequência ao sonho do pai, e tem a cooperativa como única instituição financeira. Eles têm o Sicredi como parceiro.  Estivemos juntos nos momentos difíceis e agora também juntos para comemorar as conquistas. 

Gerente de Agência

Agência Perobal (PR)

William César Ferreira

Essa incrível história envolveu toda a comunidade de Brasilândia do Sul. Ela teve início em uma ação de arrecadação de alimentos no dia C, onde os colaboradores e o comitê mulher Sicredi de Brasilândia do Sul, percorreram as ruas da cidade, pedindo alimentos para doação.

A, até então, líder do comitê mulher, Zelinda Bertoldo, que já tinha prestado serviços na assistência social do município, indicou a família da Rafaela, como sendo uma das famílias a serem contempladas com a doação. No dia 5 de Julho 2018, ao entregar os alimentos para a família, o sentimento foi de que poderíamos cooperar com algo a mais, visto a condição de extrema precariedade lá encontrada.  

Semanas depois da ação do DIA C, foi firmada uma parceria entre o comitê mulher Sicredi de Assis Chateaubriand e Brasilândia do Sul, tendo como objetivo, arrecadar alimentos para a APAE de Assis Chateaubriand (Que também atende alunos de Brasilândia do Sul).  

Contudo, o comitê mulher Sicredi, representado pela figura de Zelinda Bertoldo, decidiu ir além. Onde uma bela ação evoluía em paralelo com a arrecadação dos alimentos, a REFORMA NA CASA DA RAFAELA, que também é aluna da APAE.  

Zelinda e o comitê mulher Sicredi, juntamente com os colaboradores do Sicredi, mobilizaram desde a prefeitura, até os pedreiros, passando por associados, amigos e familiares, todos com o mesmo objetivo: COOPERAR com o próximo. Foram realizadas diversas doações, voluntários ajudaram também com a mão de obra, sempre sob a supervisão atenciosa da nossa querida Zelinda.  

Após dias de intenso trabalho, finalmente a reforma foi concluída, onde melhores condições foram disponibilizadas para a família que tanto precisava. O que nem todos sabem é que essa ação foi além. A reforma não foi tão somente estrutural, mas também tocou a todos que estiveram ligados direta ou indiretamente com essa ação.  

Dedico essas palavras e a gratidão de toda a equipe Sicredi e comitê mulher Sicredi de Brasilândia do Sul, em memória de Zelinda Bertoldo (Falecida no mês de outubro de 2018), que nos inspirou e continuará a nos inspirar de onde estiver, a cooperar com aqueles que mais precisam, CONSTRUINDO ASSIM, UMA SOCIEDADE MAIS PRÓSPERA!