Sicredi União RS/ES iniciará o Programa A União Faz a Vida em Santo Ângelo
Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, com base nos princípios da cooperação e da cidadania
A Sicredi União RS/ES em parceria com a secretaria municipal de Santo Ângelo assinou o Termo de Cooperação, no dia 21 de setembro, para a adesão ao Programa nas escolas municipais.
O programa, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, tem como princípios a cooperação e cidadania e contribui para a educação integral das crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais cooperativos. A metodologia é direcionada para que os alunos sejam protagonistas em sala de aula. Para isso eles contam com o apoio de educadores, pais e comunidade. “Esta metodologia trabalha com a integração das disciplinas e contribui também na aproximação da escola com pais e comunidade, contribuindo futuramente com o desenvolvimento do município. Já temos a maioria dos municípios da área de atuação no Rio Grande do Sul, participando do Programa. Isso nos deixa cada vez mais felizes, pois estamos contribuindo para uma sociedade mais próspera”, explicou Tânia Pires de Almeida, Assessora de Programas Sociais da Sicredi União RS/ES.
Segundo o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Gonçalves Barbosa, a educação é que pode transformar uma sociedade e o cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e, por isso, unir esses dois conceitos é altamente salutar. “Preparar os jovens, ampliando seu conhecimento e fornecendo ferramentas para que possam desenvolver ações que colaborem com a sociedade, é uma iniciativa que deve ser trabalhada e esse Programa transforma a vida por meio da educação, beneficiando crianças e adolescentes, que ganham um senso maior de coletividade e de cidadania, tornando-se protagonistas nesse processo. Isso traduz em impactos positivos para as famílias e as comunidades dos beneficiados. Ações que visam ampliar o papel transformador das escolas merecem todo o apoio”, finalizou Jacques.
Dos 39 municípios da área de atuação da Cooperativa no Rio Grande do Sul, 27 municípios aderiram ao Programa, beneficiando mais de 10 mil alunos, 750 professores e 82 escolas. “Investimos nas futuras gerações por acreditar que dessa forma contribuímos para uma sociedade mais cooperativa e empreendedora, proporcionando às crianças e adolescentes um desenvolvimento como protagonistas na comunidade”, destacou Sidnei Strejevitch, presidente da Sicredi União RS/ES.