Programa a União faz a Vida participa do desfile cívico de Várzea Grande
Principal programa de educação do Sicredi coopera com o desenvolvimento social no município
Em comemoração aos 156 anos de Várzea Grande, a Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA levou alunos e educadores do Programa A União Faz a Vida ao desfile cívico realizado neste dia 15, para evidenciar a parceria com a comunidade várzea-grandense. O Programa atua no município desde 08 de abril de 2021, onde alunos, educadores, pais e comunidade contam com a cooperação do Sicredi para promover no ambiente escolar uma metodologia única, que coloca o aluno como protagonista da sua aprendizagem.
“É gratificante ver o Sicredi presente nesse evento maravilhoso e levando um programa importante, que dá tanto apoio as crianças, que são na verdade nosso futuro!” conta Marilia Mendes, Coordenadora de Núcleo de Várzea Grande, prestigiando o desfile dos 156 anos de Várzea Grande.
Com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, o Programa a União faz a Vida promove workshops de formação para as equipes escolares para qualificar ainda mais as relações e ações do Programa. Em 2022, a Sicredi Sudoeste impactou 854 alunos e 133 educadores que juntos, promoveram com a cooperação, oportunidades de crescimento para todos — tanto o Sicredi como a sociedade puderam evoluir e se desenvolver cada vez mais.
Como é feito o mel? Como as abelhas dividem suas tarefas na colmeia? Estes são apenas alguns exemplos das milhares de perguntas que os alunos das Escolas municipais buscam investigar com a metodologia do PUFV. A partir de questionamentos, eles partem para expedição investigativa, para perceberem na prática o papel social da educação, porque quem pergunta cresce.
Na ala do Sicredi, alunos e educadores habilitados pelo PUFV participaram do desfile, acompanhados da Abelha, a mascote do Programa. As abelhas habitam praticamente todas as regiões do mundo, assim como o cooperativismo, pode se desenvolver em qualquer lugar. Elas também vivem em sociedade, dividem tarefas e atuam de maneira cooperativa. Da mesma forma que espalham o pólen na natureza, que ajuda as plantas a formarem novas sementes e, consequentemente, o nascimento de mais plantas e flores, o Programa A União Faz A Vida quer semear novas gerações de jovens cooperativos e cidadãos.