Cooperativas do Sicredi promovem Encontro Inter-Regional do Programa A União Faz a Vida
Participaram gestores do PUFV – secretários de Educação e coordenadores pedagógicos – de seis Cooperativas do Sicredi.
O Programa A União Faz a Vida fortaleceu-se ainda mais nesta semana, através da troca de experiências e aprendizados entre gestores – secretários de Educação e coordenadores pedagógicos – no primeiro Encontro Inter-Regional, realizado entre os dias 29 e 30/04, em Soledade, com apoio do Sescoop/RS. Participaram representantes do PUFV dos municípios das seguintes Cooperativas do Sicredi: Sicredi Cooperação RS/SC, Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, Sicredi Espumoso RS/MG, Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Sicredi União Metropolitana RS e Sicredi Vale do Rio Pardo RS. Da Sicredi Cooperação RS/SC, estiveram representantes dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff.
O evento foi conduzido pelos assessores pedagógicos do PUFV que atendem as referidas Cooperativas. Conforme a assessora pedagógica, Patrícia Pacheco Brum, foi um momento muito importante para o PUFV, pois conectou os líderes educacionais de 25 municípios parceiros, que compartilham de valores como cooperação e cidadania como base para uma educação transformadora. “Durante os dois dias de atividades, os participantes vivenciaram os passos da metodologia do PUFV de um outro jeito, valorizando a experiência ‘de dentro para fora’. Foi possível refletir, questionar, conversar, conectar, compartilhar e aprender com as experiências transformadoras que já acontecem nesta grande rede”, destaca Patrícia.
O principal momento do encontro foi a roda de conversa com o professor José Pacheco, que reafirmou que “a escola são as pessoas”. Para ele, não háoutro caminho para transformar a educação, afinal, é papel de todos a mobilização por uma nova construção social baseada nas relações humanas. Professor, pedagogo e pedagogista, José Pacheco tornou-se conhecido ao fundar a Escola da Ponte em 1976, na cidade de Porto, em Portugal. Ela é baseada em três valores principais: a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade, e em nada se assemelha às escolas comuns. Morando no Brasil desde 2007, ele atua em diversos projetos educacionais.
A secretária de Educação de Não-Me-Toque, Eli Terezinha Xavier Donatti, salienta que a troca de experiências entre os municípios disponibilizada pelo encontro agregará muito nas atividades locais do PUFV. “A importância do planejamento também foi ressaltada em diversos momentos da capacitação, mostrando-nos a importância do trabalho em conjunto”, afirma Eli.
Para Karin Letícia Dias, coordenadora pedagógica do PUFV em Não-Me-Toque, o encontro inter-regional fortaleceu o trabalho desenvolvido localmente, oportunizando a troca de experiências em um ambiente diferente, que fez refletir sobre a vivência atual e como é possível melhorar o Programa. “Sinto-me fortalecida, inspirada e com ideias novas. Enfim, com ânimo renovado para promover novas experiências em nossas escolas”, encerra a educadora.
Depoimentos emocionaram os participantes
Houveram ainda depoimentos de pessoas que vivenciam o PUFV nos municípios das Cooperativas promotoras do encontro. O protagonismo jovem foi destaque na conversa com alunas de Cooperativas Escolares: Maria Rosa e Maria Eduarda (Cooperativa Escolar Verde Vale, da EMEF Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde) e Luani dos Santos (Cooperativa Escolar União e Trabalho, da EMEF Marcílio Dias, de Victor Graeff).
Para falar sobre a Rede de Mobilização pela Educação, as integrantes do município de Santo Antônio do Planalto – Sandra Maria Gomes Bianchetti e Anegrid dos Santos – demonstraram na prática como uma comunidade inteira pode e deve educar suas crianças.
A história de transformação da EMEF Fág Ror, de Três Palmeiras, também foi destaque. A escola indígena está reconstruindo o seu projeto político pedagógico através da cooperação entre educadores e comunidade, valorizando a cultura Kaingang como seu principal propósito educativo.
No encerramento do encontro, a “família JA”, da EMEF José de Anchieta, de Ibirubá, presenteou a todos com sua presença. O educador, crianças e famílias falaram sobre seu comprometimento com uma escola feliz, cooperativa e produtora de conhecimentos.