Sicredi Progresso envia 14 toneladas de produtos de limpeza para o RS
Ações relacionadas ao Dia C priorizaram auxílio aos gaúchos afetados pelas enchentes
O caminhão com as doações chegou em Pelotas no último sábado (14)
-
O caminhão com as doações chegou em Pelotas no último sábado (14)
-
Nos mercados, população contribuiu com as doações
-
Empresa de produtos de limpeza fez doação voluntária de 500 galões de sabão, cloro e detergente
-
As doações de itens de limpeza contabilizaram 14 toneladas
-
Entrega oficial das arrecadações pelas agências da Sicredi Progreso em São Paulo
-
O Projeto Pequeno Amor recebeu R$ 20 mil em doações para investimentos na UTI Neonatal
-
Colaboradora voluntária pinta rosto de criança em ação na Praça
O Dia de Cooperar ou Dia C é uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que acontece anualmente no primeiro sábado de julho e busca desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias.
Neste ano, por conta das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, as ações tiveram como maior foco auxiliar os gaúchos. Ainda em junho, a Sicredi Progresso PR/SP unida à Sicredi Interestados RS/ES mobilizou muitos voluntários e a comunidade, para arrecadação de produtos de limpeza com destino a cinco cidades do extremo sul do país. Foram 14 toneladas de produtos que chegaram à Pelotas no último sábado (14).
Na contabilização, foram mais de 10 mil itens com milhares de litros de detergente, água sanitária, sabão, desinfetante, além de rodos, vassouras, baldes, esponjas e outros.
Os cinco municípios beneficiados foram Arambaré, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Pelotas - regiões da área de atuação da Sicredi Interestados RS/ES.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, algumas áreas ainda enfrentam transtornos associados às chuvas e a temperatura permanece baixa. Muitas pessoas permanecem em abrigos e as que estão retornando às casas enfrentam o desafio da limpeza na tentativa de recuperação.
Assim, são grandes os desafios decorrentes das enchentes que assolaram a região com perdas humanas e danos materiais.
“Sabemos que o caminho de reconstrução é longo e nosso objetivo era auxiliar pontualmente naquilo que foi solicitado como o mais importante para essa fase. Unimos nossos esforços em solidariedade, com muitos voluntários trabalhando e inúmeras pessoas que doaram os itens ou também por Pix. Somos muito gratos por toda a cooperação que rendeu essa quantidade expressiva de doações”, salienta o Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Progresso, Higor Menegon Loredo.
Raquel dos Santos, Coordenadora de Relacionamento da Sicredi Interestados RS/ES destacou a importância de viver na prática o sétimo princípio cooperativista ‘interesse pela comunidade’. “De forma genuína duas cooperativas irmãs se uniram para atender as necessidades das comunidades que, nesse processo de reestruturação, foi tanto social quanto humana. Agradecemos a sociedade que doou, todos os colaboradores voluntários, associados e o Conselho Administrativo da Sicredi Progresso que nos ajudaram nesse momento de crise que jamais imaginamos viver.”
A Coordenadora conta que nas localidades atendidas, especialmente a Colônia Z3, em Pelotas, ainda têm casas com água, assim como nas regiões ribeirinhas do canal São Gonçalo. “Alguns lugares ainda nem temos o levantamento de todo o estrago. Mas, com o que recebemos dessa doação, separamos os kits para enviar às famílias atingidas”, conta.
Mais ações do Dia C
Ainda, em auxílio ao Rio Grande do Sul, foi arrecadado mais de 7 toneladas de alimentos não perecíveis, em ação conjunta com outras cooperativas da cidade de Toledo.
Também foram realizadas ações locais nas áreas de atuação da Sicredi Progresso PR/SP como: mutirão de limpeza contra a dengue, reparação e pintura de estrutura e portões internos de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), atendimento social em praça pública com psicólogas, suporte jurídico e brincadeiras para as crianças, doação de dois computadores e duas mesas para uma Associação de Autistas, auxílio na organização e manutenção de Biblioteca e Almoxarifado de Escola Municipal e outras ações.
Ao Projeto Pequeno Amor, que auxilia a UTI Neonatal da Hospital Bom Jesus de Toledo/PR em busca de recursos para melhorias nos atendimentos aos bebês prematuros, foi arrecadado R$ 20 mil para investimentos na estrutura.
“As ações do Dia C podem acontecer durante todo o ano. Nos envolvemos com a comunidade e auxiliamos naquilo que for possível e necessário. Esse é o espírito cooperativista: somar para multiplicar”, conclui o Gerente.