INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA FIGURA RANKING ANUAL DE PROJEÇÃO ECONÔMICA DO BANCO CENTRAL
Pelo segundo ano consecutivo, Sicredi pontua pela alta capacidade preditiva e analítica da instituição
Segurança, solidez e tranquilidade para investimentos. Essas características garantiram ao Sicredi, pelo segundo ano consecutivo, o destaque no ranking anual de projeções econômicas divulgado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira, 29 de janeiro. Participam da lista mais de cem organizações, incluindo as maiores instituições financeiras e consultorias de economia do país. Pelo segundo ano consecutivo, o Sicredi é a instituição que teve a maior presença nas listas das cinco instituições que mais se aproximaram do acerto dos indicadores, sendo a única a aparecer em cinco categorias do ranking.
Para o Diretor Executivo da Sicredi Nossa Terra PR/SP, Alex Fabiano Duarte, esse reconhecimento demonstra alguns fatores importantes. “O primeiro deles é a capacidade preditiva da equipe econômica do Banco Cooperativo Sicredi, capitaneada pelo economista chefe Pedro Ramos. O segundo ponto é a segurança que os associados do Sicredi tem em realizar seus investimentos na sua Instituição Financeira Cooperativa, pois sabem que seus recursos estão sendo geridos por especialistas. Além da solidez e a segurança do Sistema Sicredi, comprovado pelos ratings AA da FitchRatings, Aa1 no Brasil e Ba2 de forma Global pela Moody’s e AAA no Brasil e BB- Global pela Standard&Poors. Desta forma, nossos associados tem tranquilidade em desenvolver seus negócios”, comenta.
O Sicredi aparece em quarto lugar na categoria Curto Prazo Anual para os indicadores Taxa de Câmbio (nota 9,6), IPCA (nota 9,2) e IGP-M (nota 8,9). Na Taxa Selic, o Sicredi ocupa a quinta posição nas categorias Curto Prazo Anual (nota 9,5) e Médio Prazo Anual (nota 8,9).
As classificações anuais do BC são feitas a partir dos rankings mensais de curto e médio prazos
divulgados ao longo do último ano. Atribui-se, a cada mês, notas que variam de zero (para o maior desvio em relação ao resultado mensal efetivo) a dez (para o menor desvio em relação ao resultado mensal efetivo) para, então, ser calculada a média final das notas mensais. As medianas das variáveis projetadas pelas cinco instituições que mais acertam (as Top 5) são divulgadas no Focus - Relatório de Mercado elaborado pelo órgão.
O ranking completo divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central pode ser acessado no site https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/focustop5ranking.