O Sicredi investe em tecnologia e comunicações oficiais a fim de trazer mais segurança para seus associados e para a comunidade: informações nas agências, canais oficiais de comunicação, aplicativos, internet banking e recursos de tecnologia seguros. Porém, a instituição financeira cooperativa recebe constantemente denúncias de golpes aplicados por Whatsapp, posts patrocinados em redes sociais e ligações telefônicas com golpistas que oferecem produtos de crédito, alegando que são funcionários da instituição ou “consultores independentes”.

Um dos casos mais recorrentes é o uso da imagem de empresas com credibilidade no mercado para abordar as possíveis vítimas. Um exemplo desse tipo de ação são anúncios em redes sociais como Facebook e Instagram, oferecendo contratação rápida de produtos de crédito, como empréstimos e cartões sem anuidade, ou pessoas abordando através de aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram. O Sicredi não oferece a contratação direta de produtos de crédito através de anúncios em mídias sociais ou entra em contato espontaneamente para oferecer financiamentos ou crédito pessoal, especialmente para pessoas que não possuem relacionamento com a instituição e não são associados correntistas.

Criminosos também utilizam táticas para expressar confiança, apresentando-se como “consultores independentes”, que falam em nome do Sicredi. Em alguns casos, enviam contratos com a logo da instituição e dados como o CNPJ de uma cooperativa do Sicredi, como maneira de ganhar credibilidade. Esses dados são públicos na internet e facilmente acessados por qualquer cidadão. Nesses casos, o indivíduo entra em contato com a vítima por telefone, internet ou mesmo presencialmente, oferecendo os supostos serviços financeiros prestados pelo Sicredi, o que não é legítimo, pois a instituição financeira cooperativa não faz os atendimentos desta maneira. Associados e interessados devem sempre procurar nossas agências ou canais oficiais para contratar produtos e serviços financeiros, como o aplicativo móvel oficial ou internet banking, acessível somente por correntistas.

Documentos também são solicitados pelos golpistas durante as abordagens, algo que o Sicredi não pratica, pois os colaboradores não entram em contato espontaneamente, especialmente com pessoas que não possuem relacionamento com a instituição, requerendo dados pessoais e cópias de documentos pela internet ou ligação telefônica. É válido ressaltar que a contratação de produtos, abertura de conta e outros serviços que envolvem informações pessoais, só ocorrem quando o associado ou interessado procura uma agência Sicredi ou canais oficiais da cooperativa, sendo a iniciativa deste primeiro contato realizado geralmente pelo interessado.

São os canais oficiais do Sicredi, o seu site institucional que também concede acesso ao Internet Banking, o aplicativo móvel oficial para smartphones Android ou iOS, o atendimento oficial via WhatsApp exclusivamente pelo número (51) 3358-4770, e os perfis nas mídias sociais Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube.

Em caso de dúvidas ou suspeitando de uma abordagem que possa representar uma tentativa de golpe, denuncie imediatamente em uma agência mais próxima, ou ligue para os números: (91) 3073-2073 (Belém e região), 3003-4770 (outras capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 4770 (demais regiões). Confira mais dicas de segurança do Sicredi e como evitar ser vítima de golpes em: https://www.sicredi.com.br/site/seguranca/.

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Sicredi Norte Cooperativa de Crédito

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

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