Sicredi desenvolve ações para impulsionar o empreendedorismo feminino no estado
Eventos tem como objetivo incentivar o crescimento de empreendimentos liderados por mulheres
Impactar vidas e incentivar mulheres a se posicionarem no mercado é um dos objetivos da palestra “Empreendedorismo Feminino: identidade, liderança com propósito”, promovida pelo Sicredi, no último dia 12 no Sebrae de Capanema. A programação, voltada para empreendedoras, contou com a participação da CEO da Legado Soluções, Maíra Amaral.
As mulheres têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 em parceria com o Sebrae, 55,5% das empresas criadas durante a pandemia foram abertas por mulheres, e para ajudar essas empreendedoras a se posicionarem dentro do mercado, o Sicredi em parceria com a ACIC levou à Capanema uma palestra totalmente voltada para mulheres que queiram se destacar no mercado empreendedor.
Segundo a palestrante da noite, Maíra Amaral, o evento foi uma oportunidade de construção e fortalecimento das empreendedoras de Capanema: "É uma oportunidade de criar conexões, fortalecer vínculos e compartilhar experiências para buscar soluções assertivas, desenvolvimento e crescimento para as envolvidas”.
Além de fomentar o empreendedorismo, a palestra também teve como objetivo estimular o empreendedorismo com propósito, que visa o planejamento com base nas visões e valores da empresa. “Empreender com propósito é importante para ter direção para o que se busca e isso permite com que você chegue onde quer, com foco, manter a paixão e amor pelo que se faz e buscar a excelência”, destaca Maíra.
A palestra vem de uma série de ações que o Sicredi tem feito para dar visibilidade ao empreendedorismo feminino. A primeira ação a nível sistêmico foi o lançamento do Curso Mulher Empreendedora, gratuito na plataforma Sicredi na Comunidade. A segunda, a nível local, foi uma palestra em parceria com a ACP, realizada em uma agência de relacionamento localizada na Av. Generalíssimo Deodoro, em Belém/PA, no dia 29/03.
Em um bate-papo inspirador, a palestrante da noite, Kátia Corrêa, diretora executiva da rádio CBN Belém, contou sua trajetória e explicou um pouco sobre a criação da sua marca pessoal e a importância da comunicação para o impulsionamento de negócios.
“Vim falar sobre comunicação e oratória para um público muito especial e eu, como palestrante, estou muito honrada de fazer parte desse ciclo. Foi apenas o primeiro e espero que possamos ter outros momentos, para encorajar mulheres, que se ela tiver um propósito, um valor definido, não é a comunicação que vai parar essa mulher.”, comemora Kátia.
Kátia Corrêa, além de inspirar mulheres, desafiou algumas convidadas a fazer um pitch de negócios, que consistia em apresentar seus empreendimentos de forma atrativa. Uma das participantes desafiadas foi Maria Helena Galdino, empreendedora há mais de 8 anos, ela é responsável pelo restaurante Sabor da Nega e se sentiu ainda mais forte após conhecer a força de outras mulheres: “Eu nunca tinha participado de um evento desse e esse evento me deu mais vontade de trabalhar, de ver muitas mulheres, cada uma com seu objetivo, com a sua garra, isso está me fortalecendo cada vez mais.”
Linha de crédito para mulheres empreendedoras
Além de encorajar mulheres, os eventos contaram com a apresentação da nova linha de crédito do Sicredi, com condições especiais para empreendimentos que tenham mulheres como sócias majoritárias, em especial para os associados da Associação Comercial Paraense.
“Eu digo que a melhor negociação é aquela que todo mundo ganha. Na hora que a gente firma uma parceria, eu acho que ganha a Associação Comercial como entidade, ganha o Sicredi como parceiro, porque também tem várias pessoas chegando, e ganha o empreendedor. Portanto eu estou muito feliz e satisfeita, a nossa parceria tem sido e tenho certeza que continuará sendo muito profícua”, celebra Elizabeth Grunvald, atual presidente da Associação Comercial do Pará.
“Nós do Sicredi entendemos que deveríamos estar cada vez mais incentivando o empreendedorismo feminino e, com base nisso, nós tivemos a sensibilidade de criar uma linha de crédito onde o atendimento vai ser feito de uma forma diferenciada, desde que essa empresa tenha em sua composição societária acima de 50% de mulheres”, explica Joselito Tsunemitsu, Gerente de Desenvolvimentos de Negócios do Sicredi em Belém.