Com o avanço da tecnologia e dos ambientes virtuais, também crescem os usuários maliciosos e as inúmeras variações de golpes, com o objetivo de coletar dados pessoais e sensíveis de usuários, especialmente para utilização em fraudes financeiras. Mantermo-nos prevenidos de ataques cibernéticos é necessário, por isso, separamos algumas dicas importantes para evitar se tornar uma vítima de pessoas mal-intencionadas na web:


1 – Instale somente aplicativos oficiais de instituições financeiras
Obter o app correto é o primeiro passo para garantir sua segurança online. Não é incomum golpistas criarem réplicas idênticas de sites e aplicativos de celular para enganar os usuários. O lugar correto para encontrar o app oficial é no site da instituição financeira, mas ele também está disponível na loja oficial de aplicativos do sistema operacional do telefone. Para evitar clones, não faça download de fontes não oficiais nem de arquivos com extensão “.apk”. 


2 – Não insira dados financeiros em telefones, tablets e computadores de terceiros
Mesmo que seja o aparelho de um amigo, não é recomendado inserir seus dados para realizar consultas. A senha pode não ficar diretamente armazenada no app, mas caso seu amigo tenha sido vítima de um golpe virtual, pode existir um programa mal-intencionado que identifica as entradas do teclado e registra a combinação.


3 – Cuidado com redes públicas
Procure sempre usar aplicativos financeiros em redes Wi-Fi privadas. Isso lhe proporciona a garantia de que seus dados estarão seguros, visto que redes públicas ou desconhecidas como de ônibus, trem, e shoppings, por exemplo, são mais propensas a ataques. Caso seja extremamente necessário consultar seus aplicativos financeiros fora de casa, opte pela rede móvel de sua operadora.


4 – Evite armazenar dados bancários no celular
Em caso de perda ou furto do aparelho, as informações armazenadas podem ser encontradas por qualquer pessoa que conseguir acesso ao seu dispositivo e conteúdo. Caso realmente haja necessidade de registrar seus dados, opte por um app que exija autenticação por biometria para acessar os documentos, ao invés de aplicativos de notas por exemplo.


5 – Verificação em duas etapas
Muitos aplicativos de banco confirmam a realização de transações que envolvem dinheiro com a emissão de um token pela própria ferramenta. Outras instituições solicitam, ainda, a leitura de QR Code para validar a operação. Essas ações procuram dificultar a prática de fraudes.


6 – Invista em antivírus e, se possível, VPN
Ter um antivírus atualizado no celular é de suma importância para mantê-lo seguro e também o alertar em caso de vulnerabilidade ou tentativas de invasão. Outra dica valiosa é usar uma rede privada virtual (Virtual Private Network – VPN) caso seja necessário utilizar um ponto de Wi-Fi público. Além de dificultar a interceptação de informações, o VPN também protege dados confidenciais. 


7 – Monitore suas contas com frequência
Fique sempre atento a movimentações suspeitas em suas contas bancárias e cartões de crédito. Caso identifique uma fraude, informe imediatamente a instituição financeira. Uma boa opção é ativar as notificações de apps oficiais das instituições para ser informado sempre que houver qualquer movimentação.


Com esses simples passos, você consegue se manter seguro em ambientes virtuais. Para mais dicas e informações, acesse nosso Portal, e confira nossa Cartilha de Segurança. Nestes ambientes, você encontra mais dicas importantes para preservar sua segurança e contornar possíveis situações de perigo.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Norte Cooperativa de Crédito

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!