Dia de Cooperar e 3ª edição do Pedal da Cooperação ocorrem em Castanhal
Evento aconteceu nos dias 30 de Junho e 01 de Julho, e mobilizou cerca de 300 pessoas.
Contando com mais de 300 pessoas envolvidas, Castanhal foi palco de mais um Dia C – Dia de Cooperar, com programação organizada pela Cooperativa de Educadores Autônomos de Castanhal – CEAC, Sicredi, COOPASMIG, Sicoob Cooesa, Unimed Belém e Uniodonto, com parcerias com entidades como Instituto Embelleze, Polícia Civil do Pará e Dr. Yago Charpinel, além de parceria com o poder público por meio da Prefeitura Municipal de Castanhal e do apoio do Sistema OCB SESCOOP Pará. O evento levou cidadania e saúde aos moradores de Castanhal em comemoração ao Dia C, em dois dias de muita animação e cooperativismo.
O Pedal da Cooperação faz parte das programações do Dia C, como explica Ernandes Raiol, presidente do sistema OCB/PA: ""O Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista no Brasil, exercendo o sétimo princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade com incentivo às boas práticas de saúde e bem-estar, e o principal, levando cidadania para a comunidade. Castanhal, por dois dias, viveu o cooperativismo de forma intensa com as ações e o Pedal da Cooperação, que mobilizou uma multidão em prol do voluntariado e bem-estar."
A programação começou na sexta à tarde e, em parceria com o Instituto Embelleze, ofereceu corte de cabelo e design de sobrancelhas aos visitantes da Praça do Estrela. O evento também contou com um aulão de ritmos que levou o público a queimar muitas calorias e, para finalizar as atividades do primeiro dia, o cantor Vando e o tecladista Jonas animaram a noite!
No sábado, a população aproveitou, de forma gratuita, os serviços de saúde e de emissão de carteira de identidade, e mesmo com chuva, ciclistas de todas as idades encantaram as ruas de Castanhal em um passeio coletivo de 16 km. O encerramento do evento contou com a apresentação Boi Bumbá pela SECULT, sorteios de brindes e show de Jesiel Dias e banda.
Entre os participantes do pedal, estava Arnaldo Santos. Ele é esportista e se tornou um espelho para a filha Alice, de 7 anos: "A Alice tem um incentivo muito grande. Eu gosto muito de ciclismo e me vendo pedalar ela também quis e ela já participou de outras corridas e ganhou medalha. Eu sou muito grato por minha filha ter essa força de vontade de pedalar, que é um esporte que eu gosto e que vou deixar de herança para ela", comemora Arnaldo.
Aos 60 anos, a dona Raimunda mostrou vitalidade ao participar da 3ª edição do Pedal: "Eu adoro participar, sou do corpo saudável e sempre a gente participa desses eventos. Eu não pedalo há muito tempo, mas quando eles falam 'vamos pro pedal' eu tô junto".
Além dos serviços oferecidos para a população de Castanhal, o lado social do evento também foi planejado: Todos os alimentos arrecadados com as inscrições do Pedal serão direcionado para duas instituições: Castelo dos Sonhos e Casa da Fraternidade.
"Nós vamos beneficiar pessoas que realmente estão precisando ser amparadas por essas ações sociais. É muito importante a cooperação de outras cooperativas e a OCB/Sescoop PA. Essa parceria faz com que a gente consiga realizar eventos desse porte", conta Kátia Santos, presidente da Cooperativa de Educadores Autônomos de Castanhal.
Como resultado dos dois dias de evento, a comunidade pôde conhecer um pouco do trabalho das cooperativas paraenses e ser beneficiada por esse trabalho, como comemora Carlos Alberto, Conselheiro de Administração do Sicredi:
"O Pedal dá visibilidade a comunidade sobre o que nós somos, quem nós somos, qual o nosso propósito e a nossa visão dentro do processo cooperativista. É dessa forma que a gente incentiva os jovens a se envolverem nesse processo do cooperativismo, porque esse processo encanta e nos envolve e, enquanto isso acontecer, nossas mãos estarão levantadas para convidar a todos, para que juntos a gente possa fazer uma comunidade melhor e dias melhores para todos!"