A Sicredi Norte SC deu início ao Processo Assemblear 2025, reunindo seus atuais e futuros coordenadores com o objetivo de fortalecer o "Movimento Sicredi Norte SC". Nesta terça-feira (25), cerca de 200 pessoas participaram de um dia inteiro de trocas e conexão. Durante o encontro, refletiu-se sobre o papel do Coordenador de Núcleo e sua importância para a cooperativa.

Os coordenadores conhecem as necessidades da sociedade e têm uma percepção única sobre como a cooperativa pode atendê-las. Eles ajudam a identificar oportunidades de negócios e desenvolvimento para a região. Além disso, desempenham um papel estratégico na governança da cooperativa, conectando pessoas e entidades e transmitindo os valores da Sicredi Norte SC. Coordenadores e gerentes funcionam como um grande time em cada localidade, formando uma rede colaborativa.

Os Coordenadores de Núcleo são o elo entre a cooperativa e a sociedade, levando-a a lugares onde outras instituições não conseguem chegar. Ser um propagador do Sicredi não significa apenas conhecer os produtos e serviços, mas entender como a cooperativa faz diferença na vida das pessoas e da região.

Cooperativa: movimento local com impacto global

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo a importância e o impacto positivo desse modelo de negócio. A ONU entende que o cooperativismo pode ser uma solução eficaz para muitos dos desafios que enfrentamos hoje.

As cooperativas conhecem a realidade dos seus associados e da sua região. Na Sicredi Norte SC, o Coordenador de Núcleo pode contribuir significativamente nesse sentido, estando sempre atento e conectado ao que acontece ao seu redor, levando informações da cooperativa e trazendo informações para dentro dela.

Isso, além de fortalecer a relação entre a cooperativa e seus associados, também promove um ambiente de transparência e confiança mútua. “Mas tão importante quanto estar conectado à cultura da Sicredi Norte SC é a cooperativa estar conectada à cultura do associado para gerar uma conexão verdadeira e informação clara”, afirma o Presidente. Essa reciprocidade é o que torna o cooperativismo um modelo de negócio sustentável e resiliente. Manter-se interessante para o associado e interessado nele é o que garantirá a longevidade e o sucesso contínuo da cooperativa. 

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!