Inspirados pela força da natureza, jovens e mulheres do Sicredi refletem sobre liderança em Foz do Iguaçu (PR)
Super Summit Sicredi usa força dos elementos naturais para celebrar jornada de equidade e inclusão nas Instituições Financeiras Cooperativas, com presença de delegações de cerca de 15 países e lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU)
Com mais de mil quilômetros de extensão, o Rio Iguaçu cruza o estado do Paraná de leste a oeste, onde estão as Cataratas do Iguaçu. A força desse rio tão importante para o estado - e que em seu curso se transforma em uma das Sete Maravilhas da Natureza - é a inspiração para o Super Summit Sicredi. O encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ ocorreu nos dias 17 e 18 de abril em Foz do Iguaçu (PR) e reuniu cerca de 1,2 mil jovens e mulheres líderes nas Instituições Financeiras Cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, movimentos que têm contribuído para o fortalecimento de uma governança mais diversa, especialmente com a presença de lideranças femininas e das novas gerações.
Com 24% de participação feminina, os Conselhos das Cooperativas Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro registraram um salto na representatividade nos últimos anos. Até 2018, a presença feminina nos Conselhos era de 6%. O avanço da inclusão e da diversidade registrado pelo Sicredi está conectado ao início do movimento dos Comitês nas Cooperativas, em 2017, e reflete um alinhamento da instituição financeira cooperativa com o Pacto Global da ONU - que propõe que as mulheres ocupem 30% dos cargos de liderança até 2030. A governança nas Cooperativas também tem ficado mais plural com a crescente participação dos jovens que já são mais de 14% entre os Coordenadores de Núcleo das Cooperativas nos três estados.
Programação conecta liderança com a força da natureza
Com referência à grande foz do rio Iguaçu e à força das águas, o palco principal do Super Summit Sicredi teve, logo na abertura, a presença de lideranças como a chair do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Diana Dykstra, e a CEO da entidade e também da Fundação WOCCU, Elissa McCarter LaBorde. O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Manfred Dasenbrock, e o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim, também participaram da solenidade.
Neste momento, Manfred Dasenbrock fez a apresentação da biografia: Adriana, Mulher Real, Coração do Mundo, que relata a história da primeira diretora executiva da Cooperativa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP e também do Sistema Sicredi.
Ainda no primeiro dia de evento, a palestra de encerramento no palco principal contou com o especialista em inovação Arthur Igreja. No dia 18 de abril, subiu ao mesmo palco o empreendedor social Daniel Paixão, que, pelo projeto Fruto de Favela, representou a juventude brasileira na ONU. Já a empreendedora Sandra Chemin encerrou as palestras do palco principal no segundo dia de evento.
Sicredi Fronteiras PR/SC/SP no Super Summit Sicredi
A comitiva de 60 associados e colaboradores da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP dos comitês Jovem e Mulher estiveram presentes no evento. O presidente da Cooperativa, José Cesar Wunsch e Diretor Executivo, Fábio Junior Camera, também acompanharam o Super Summit.
De acordo com José Cesar Wunsch, a delegação que participou do Summit está voltando muito mais entendida e com certeza irá se engajar ainda mais nos projetos e ações voltados à comunidade, auxiliando ainda mais na perenidade do empreendimento.
“Este foi um momento muito importante, inspirado no movimento das águas, onde os lagos e os rios se conectam e vão para o oceano. Esse é o propósito também do cooperativismo, que todos os nossos associados se conectem, e nós, com essa conexão, a Cooperativa, equipe, nossos associados, coordenadores de núcleo, conselheiros de administração e fiscal, nossa diretoria e Comitê Jovem e Mulher, possamos organizar um grande modelo cooperativo de uma forma muito integrada e que isso seja benéfico para todos” afirmou Wunsch.