Mantenha seus dados protegidos
Semana da Segurança Digital
Fazer transações online é cada vez mais comum. E, para ajudar você na utilização da internet e dos serviços digitais com mais segurança, estamos participando da 2ª Semana da Segurança Digital com a FEBRABAN, que acontece até o próximo dia 31.
Confira abaixo 5 dicas para manter os seus dados pessoais protegidos:
1 - Pix
O novo meio de pagamento instantâneo exige os mesmos cuidados dos outros formatos que já conhecemos. Não acesse links duvidosos e fuja de e-mails ou mensagens de WhatsApp enviadas por pessoas desconhecidas para fazer pré-cadastro, cadastro ou compartilhar qualquer dado. É importante reforçar que ligações recebidas em nome do Sicredi, para pedir dados pessoais, não devem ser consideradas. No momento, o nosso único canal oficial para fazer o cadastro da chave no Pix é o aplicativo Sicredi.
2 - WhatsApp
Os golpes no aplicativo se tornaram muito mais comuns, visto que há criminosos que "clonam" os números e se passam pela pessoa a qual clonaram o número, pedindo dinheiro aos seus contatos. Para evitar esse incidente, você pode ativar a opção "Verificação em duas etapas". Você encontra essa funcionalidade ao abrir o WhatsApp e ir em Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas. Assim, você cadastra uma senha que será solicitada periodicamente pelo app e fica mais seguro. Nunca informe essa senha, o código de verificação ou seus dados pessoais para outra pessoa. O mesmo vale para o outro lado. Caso algum de seus contatos peça a você para realizar alguma transação, confirme se quem está falando é realmente a pessoa que conhece.
3 - Sites falsos
Fique atento a promoções e preços muito abaixo do valor de mercado nas suas compras online. É importante conferir a reputação da loja em que está comprando em sites de reclamação de consumidores e nas redes sociais. Sempre digite o endereço da loja direto no navegador, evitando clicar em links.
4 - Boleto adulterado
Verifique sempre os dados do pagador e beneficiário que receberá o valor, garantindo que são de quem você realmente comprou o produto ou serviço. Normalmente, os golpistas entram em contato se passando por colaboradores de instituições financeiras e/ou outras empresas, oferecendo descontos em quitação de financiamento ou em contas de telefone, por exemplo, e mandam um novo boleto para pagamento. Caso apareça um nome que você não conheça, não realize o pagamento e entre em contato diretamente com a gente.
5 - Engenharia social
Muitos golpistas induzem pessoas a repassar dados confidenciais ou abrir links de sites falsos ou que contenham vírus. E como isso acontece? Eles entram em contato, se passando por colaboradores, e tentam convencer a pessoa a passar informações confidenciais. Fique atento: não entramos em contato para pedir senha ou código de segurança, e também não solicitamos acesso ao aplicativo e nem para a atualização do dispositivo. Caso você receba essas solicitações, não forneça nenhum dado e procure a sua Cooperativa.