Estudantes da região vivenciam a cooperação e cidadania durante a Gincana Essência de Cooperação
Novas formas de aprender e criar foram destaques das atividades on-line, que mobilizaram mais de 3700 estudantes participantes do Programa A União Faz a Vida.
Durante os dias 14 e 17 de setembro, a Sicredi Essência realizou o encerramento da Gincana Essência de Cooperação, que foi realizada, desde 23 de agosto, simultaneamente, nos municípios de Cacequi, Rosário do Sul, Manoel Viana, São Gabriel e Uruguaiana. Participaram do evento 17 escolas e mais de 3700 alunos.
A atividade faz parte do PUFV o principal programa nacional de educação do Sicredi que objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania e é realizado em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.
A assessora de Programas Sociais, Patricia Maia destaca que a Gincana potencializou entre os alunos, familiares e comunidade escolar os princípios de cooperação e cidadania, com atividades de reciclagem de lixo, criação de mascotes com materiais reciclados e expressões artísticas sobre o que desejam viver quando a pandemia acabar.
“Cada atividade foi um processo de aprendizagem criativa para todos. Além disso, com a última atividade “O que desejamos viver quando a pandemia acabar?” tivemos um momento significativo de esperança e de vida”, declarou Patricia.
Segundo Zeca Menezes, presidente da Sicredi Essência, a integração dos 05 municípios que participam do programa, de forma on-line, foi um desafio gratificante, pois houve a conexão das escolas, famílias e comunidade.
“Estamos muito felizes com o envolvimento de todos. O PUFV é uma das ações sociais que temos implementadas nos municípios da nossa área de atuação e acreditamos que ele traz muitos benefícios para as comunidades. Temos estudos que levantaram que o impacto da iniciativa permanece, na mesma intensidade, por até sete anos na vida dos participantes e aumenta a frequência escolar. Além disso, seis em cada dez alunos aumentaram seu interesse pela escola e suas atividades”, declarou o presidente.