As siglas do mundo financeiro influenciam no seu bolso, sabia?
Acompanhar o mundo das finanças e da economia não é tarefa simples, mas é importante começar, aos poucos, a entender como os índices impactam na sua vida
Ler o noticiário econômico não é fácil. A nossa economia tem vários índices e eles mudam o tempo todo e, no final, fica bem difícil entender o que realmente impacta no dia a dia das pessoas.
PIB, IPCA, IGP-M e Selic são quatro desses índices. Juntos eles desenham um retrato da situação econômica do país.
Enquanto o PIB indica o quanto a economia está crescendo ou diminuindo, o IPCA e IGP-M mostram como isso está impactando diretamente o bolso das pessoas. A Selic, por sua vez, é a taxa básica de juros, que influencia várias outras, como as de empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, investimentos e por aí vai.
Estar por dentro do que cada uma delas significa é uma importante informação para a sua vida financeira e do seu negócio. A boa notícia de hoje é que você vai encontrar nessa publicação uma explicação simples de cada um.
- PIB é a sigla para Produto Interno Bruto. Ele é a soma de todos os produtos e serviços finais produzidos em um país. Se PIB cresceu, a soma aumentou, e a economia vai bem.
- IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é o indicador da inflação no Brasil e mede a variação de preços de produtos e serviços. Se o IPCA sobe, é porque a média dos preços está aumentando.
- IGP-M é o Índice Geral de Preços-Mercado. Ele é um indicador da inflação e reflete as oscilações em todos os estágios de produção – e não só quando eles chegam ao consumidor final. O IPG-M é aquele índice que mexe no valor dos contratos de aluguéis de imóveis, por exemplo.
- SELIC é a taxa básica de juros da economia. Ela influencia várias outras. Se a taxa cresce, devemos começar a ficar atentos aos tipos de empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, que temos ou pretendemos ter, pois os juros estarão maiores. É a hora de ficar de olho nos investimentos, pois alguns, como os pós-fixados começam a render mais. O órgão responsável por mexer na Selic é o Banco Central. A cada 45 dias, um comitê chamado Copom se reúne e decide se a taxa vai subir, cair ou ficar igual.
O que isso significa para seu bolso?
Ter um pouco de conhecimento do mundo financeiro ganha cada vez mais importância pois permite que você tenha uma melhor relação com o dinheiro, sua capacidade de compra e de seus clientes, além dos investimentos no seu negócio. A forma como você lida com suas finanças irá refletir no seu presente e no seu futuro.
O Sicredi Faz + por sua vida financeira, sabe por quê?
A Sicredi Essência tem à disposição dos associados PF, PJ e Agro uma consultoria financeira feita pelos colaboradores que tem como foco orientar e auxiliar para uma vida financeira saudável, mantendo o propósito da Cooperativa. Além disso, existe um programa de educação financeira chamado Cooperação na Ponta do Lápis que ajuda você a se relacionar mais e melhor, com o dinheiro. Se quiser saber mais sobre o tema, entre em contato com o Gerente da Agência da sua cidade ou envie uma mensagem para gente no WhatsApp clicando aqui.