Sicredi fomenta crescimento da agroindústria gaúcha
O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil com mais de 2,8 milhões de associados somente no Rio Grande do Sul,

Agroindústria Avícola Postura de Ouro, durante participação na Fecolônia em Panambi
O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil com mais de 2,8 milhões de associados somente no Rio Grande do Sul, é um dos principais agentes de fomento do desenvolvimento econômico gaúcho nas diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Neste sentido, entre seus objetivos, enquanto parceiro do produtor rural, está o de potencializar a margem de receita da atividade de agroindústrias, cooperativas de produção e produtores em geral que buscam aprimorar seus produtos para o mercado consumidor por meio da modalidade de industrialização do Plano Safra.
“Essa finalidade serve para financiar o processamento e a transformação de produtos agropecuários, agregando valor à produção diretamente nas propriedades rurais ou cooperativas. Isso significa que o crédito pode ser destinado a atividades como beneficiamento, embalagem, conservação ou transformação de matérias-primas, viabilizando que o produtor rural ou a cooperativa produza bens com maior valor agregado. É uma linha de crédito que estimula o desenvolvimento regional, gera emprego, amplia o mercado, aumenta a competitividade do agronegócio e potencializa a renda dos beneficiados”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Apoio à agroindústria na região
Pela primeira vez participando da Fecolônia, em Panambi/RS, a Agroindústria Avícola Postura de Ouro, do associado Dilceu Almir Pott, apresenta com orgulho os frutos de uma trajetória marcada pela cooperação e pelo desenvolvimento sustentável. Associado do Sicredi há 27 anos, Pott reforça que a parceria com a instituição financeira cooperativa foi essencial para o crescimento da propriedade e da agroindústria.
Com um plantel de 5 mil aves, o associado investiu em diversas melhorias com o apoio do Sicredi. Entre elas, estão o custeio pecuário para aquisição de animais, a instalação de energia solar na propriedade, e a ampliação da estrutura dos galpões para melhor acomodação das aves. Na área da agroindústria, o destaque vai para a aquisição de uma máquina de limpeza e classificação de ovos, que agregou valor ao produto e aumentou a eficiência da produção.
“O Sicredi é acessível, vai até a propriedade entender o que o associado precisa e busca soluções inovadoras para apoiar nosso crescimento”, afirma Pott. Segundo ele, a relação com o Sicredi vai além do crédito: é uma parceria sólida, construída com confiança e proximidade.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados. Com mais de 3.000 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. No Rio Grande do Sul, o Sicredi reúne mais de 2,8 milhões de associados. A cobertura no RS alcança mais de 97% dos municípios, totalizando 680 pontos de atendimento.