Sicredi das Culturas RS/MG realizou live de lançamento do Plano Safra 2021/2022 com participação do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues
O panorama do agronegócio no Brasil foi o tema da live de abertura do Plano Safra 2021/2022 da Sicredi das Culturas RS/MG. O tema foi abordado pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que apresentou em sua fala a importância do agronegócio brasileiro para o mundo.
Segundo Rodrigues, no ano passado 27% do PIB nacional foi gerado pelo agronegócio, setor que foi responsável também por 48% das exportações e pela geração de 20% dos empregos no país. “Estamos no cinturão tropical no agronegócio no planeta, que tem um papel muito importante na garantia da segurança alimentar e da sustentabilidade, temas que ficaram mais emergentes a partir da pandemia e que passam pelo agronegócio”, afirmou durante a transmissão realizada no canal da Sicredi das Culturas RS/MG no Youtube.
Rodrigues destacou ainda o papel preponderante da tecnologia para o aumento da produtividade no país e a importância do quadrilátero da renda do campo, composto de: tecnologia, seguro rural, preços de garantia e crédito rural, entre eles o Plano Safra. O palestrante chamou atenção ainda para a fundamental integração entre a área urbana e a rural, pois juntas constituem o desenvolvimento econômico.
O diretor Executivo da Sicredi das Culturas RS/MG, Roque Enderle, mediador da live, destacou que o Sicredi é uma das instituições financeiras com maior representatividade no agronegócio, tendo sido a segunda instituição financeira que mais liberou crédito rural no ciclo de Plano Safra 2019/2020, com mais de 20 bilhões de reais concedidos. A instituição atende desde grandes produtores a médios e pequenos, especialmente aqueles ligados à agricultura familiar. “Os recursos do Plano Safra 2021/2022 já estão disponíveis e nossas agências estão prontas para dar suporte aos nossos associados que buscarem esse recurso. No Sicredi, o agronegócio rende um mundo melhor. O resultado gerado na cooperativa retorna à comunidade em um ciclo virtuoso que estimula a economia da região, gerando renda e buscando o ganho coletivo”, ressaltou.
Sobre o palestrante:
Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para as Cooperativas. Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal, primeiro Titular da Cátedra de Agronegócios da ESALQ USP, presidente do LIDE Agronegócios, do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP - COSAG, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), da Academia Nacional de Agricultura da SNA e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Além disso foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).