O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todas as regiões do Brasil, promove diversas ações durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A programação acontece entre 15 e 21 de maio e tem como tema central “Resiliência Financeira”.

Durante a Semana ENEF, o Sicredi intensifica a divulgação da sua campanha “Educação financeira não é sorte, é conhecimento”, que demonstra a importância de conhecer o tema. O público em geral pode acessar a websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão”, composta por três episódios os quais fazem uma paródia dos programas de auditório, em que o participante é colocado dentro de uma cabine e deve responder “sim” ou “não” às perguntas do apresentador, mesmo sem ouvi-las e sem saber o que está acontecendo no palco. O conteúdo pode ser acessado em www.sicredi.com.br/site/napontadolapis.

Além disso, a instituição promove, por meio das suas 100 cooperativas, ações locais de educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade e o contexto das regiões onde atua. “A educação financeira é fundamental para a criação de hábitos saudáveis em relação às finanças e ao consumo. Realizamos ações voltadas ao tema não apenas na Semana ENEF, mas durante o ano todo por meio de nossas cooperativas, que promovem diversas atividades para associados e público em geral”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

A Sicredi das Culturas RS/MG irá realizar 45 ações em sua área de ação, englobando diferentes públicos. A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece anualmente com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Novidade na Vila da Mônica, em Gramado (RS)

Durante a Semana ENEF, o Sicredi também lança experiências de educação financeira dentro do parque temático Vila da Mônica, em Gramado (RS). Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre a Fundação Sicredi e a Vila da Mônica, foi desenvolvida com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de aprender sobre educação financeira de forma lúdica e envolvente. Desde 2018, o Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções também promovem, em parceria, diversas ações voltadas ao tema, como a distribuição de gibis da Turma da Mônica com a temática "educação financeira para crianças".

Na Vila da Mônica, há uma série de atividades interativas que ensinam conceitos-chave de finanças de maneira divertida. No Hospital Veterinário localizado no parque, por exemplo, as crianças têm a chance de aprender sobre os custos relacionados aos cuidados com os animais de estimação enquanto se divertem assumindo o papel de assistentes de veterinário. Essa experiência prática permite que o público infantil entenda a importância de planejar e gerenciar os gastos necessários para cuidar dos seus amigos de quatro patas.

Outra novidade é o quiz sobre educação financeira, que estará disponível em totens distribuídos estrategicamente pelo parque. Os participantes poderão testar seus conhecimentos respondendo a perguntas sobre educação financeira de forma interativa e dinâmica. Ainda, ao concluir o quiz, os visitantes serão presenteados com um gibi exclusivo da Turma da Mônica, elaborado em parceria com o Sicredi. Essas histórias em quadrinhos divertidas e educativas reforçam os conceitos aprendidos durante a visita à Vila, ajudando a fixar o conhecimento financeiro de forma simples e divertida.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Culturas RS/MG

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!