Cooperativa de crédito da Polônia visita Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
Cooperativa Financeira da Polônia visita o Brasil para conhecer o jeito Sicredi de ser.
A Associação Nacional de Cooperativas de Poupança e Crédito (NACSCU), em cooperação com a WOCCU lançou um programa de parceria com o Sicredi e como parte dessa parceria, foi estabelecida uma cooperação direta entre a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, do Brasil, e a SKOK im. Z. Chmielewskiego Credit Union, da Polônia.
No dia 11 de março de 2020, aconteceu a primeira reunião com os representantes da cooperativa polonesa, os quais, manifestaram o interesse em compartilhar conhecimentos e boas práticas do cooperativismo de crédito, além de conhecer mais sobre o destino de milhares de imigrantes poloneses que vivem hoje no centro sul paranaense. Por 3 anos, aconteceram diversas reuniões e troca de informações online entre as cooperativas, juntamente com a Central Sicredi PR/SP/RJ. E em abril deste ano, chegou o momento de recebê-los no Brasil, para uma rica troca de conhecimento.
Vieram da Polônia sete representantes das lideranças da Skok e Nacscu, para uma visita de estudos. “É uma honra para nós trabalhar com um sistema de cooperativas de crédito tão dinâmico e moderno como o sistema brasileiro.” Comenta Rafal Matusiak, Presidente da Nacscu.
Na programação, preparada pela Central do Sicredi e pela Cooperativa Centro Sul, eles tiveram a oportunidade de participar do evento Super Summit, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR, nos dias 17 e 18. No dia 19, fizeram uma visita técnica a Central do Sicredi em Curitiba/PR e na sede da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, em Prudentópolis/PR, para conhecerem mais sobre o jeito Sicredi de ser e trabalhar.
Durante sua visita, Bogumi? Krzyszcza, presidente da SKOK, expressou sua satisfação em aprender mais sobre o Sicredi, suas operações e a estrutura administrativa da sede da Centro Sul. “Viemos ao Brasil com objetivo de adquirir novas ideias e entender como o modelo de trabalho da Sicredi contribui para qualidade de vida dos colaboradores e associados. Estou feliz em levar tudo o que aprendermos aqui para casa.”
Como era parte de interesse da cooperativa da Polônia, conhecer como os poloneses vivem aqui no Brasil, foi preparado uma programação cultural aos visitantes, no município de Mallet/PR, o qual recebeu em 1896 uma colônia de poloneses, que mantiveram os costumes e tradições vivas até os dias de hoje. “No Brasil vivem os descendentes de imigrantes poloneses que buscavam uma nova pátria em um momento em que a Polônia lutava pela liberdade e independência. E no Brasil eles encontraram seu lugar na terra. É uma grande honra para nós que também possamos encontrar os descendentes de nossos compatriotas durante esta visita.” Relatou Rafal Matusiak, Presidente da Nacscu.
Durante a visita ao município, houve um encontro entre os representantes poloneses e os descendentes dos imigrantes, permitindo que eles aprendessem mais sobre a história e a preservação dos costumes do povo Polonês na região. Eles visitaram várias atrações, incluindo o Centro Cultural Polonês, a Casa da Memória, igrejas e a comunidade de Rio Claro, que é composta principalmente por descendentes de imigrantes poloneses.
Antes de retornarem à Polônia, eles também tiveram a oportunidade de aproveitar o turismo em Prudentópolis/PR, visitando algumas igrejas e o Monumento Natural Salto São João.
O Presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Santo Cappellari deixou seu agradecimento pela visita. “Estamos felizes por essa conexão entre os países que promete beneficiar ambos os lados, como rege o cooperativismo, pois acreditamos que a troca de experiências enriquece-nos mutuamente.”