A Sicredi Centro Serra RS realizou na tarde desta segunda-feira, dia 1º, mais um investimento que irá beneficiar diversos municípios da região Centro Serra. Após concluir a doação de duas embarcações no valor de R$ 135 mil para resgate nos rios Pardo e Jacuí, a Cooperativa encaminhou a compra de um kit desencarcerador pesado no valor de R$ 60 mil para os Bombeiros Voluntários de Sobradinho. A entrega oficial ocorreu na Sede Administrativa da Sicredi Centro Serra RS, em Candelária, e contou com a presença do presidente da cooperativa, Egídio Morsch, do diretor-executivo, Dilamar Rusch, e dos representantes da corporação de Sobradinho. 

Segundo o presidente da Sicredi Centro Serra RS, Egídio Morsch, a entrega deste equipamento trará mais condições para que os bombeiros possam realizar eventuais resgates com mais condições de salvar vidas. “Sabemos que além do trabalho ser voluntário, os grupamentos nem sempre têm a disposição todas as condições para executar da melhor forma suas atividades. Neste sentido, a Cooperativa buscou entender quais equipamentos eram mais necessários. A partir disso, realizamos o investimento para a corporação com aquilo que fomos demandados”, destacou, Morsch.

Ainda, o presidente afirmou que o Sicredi está sempre atento as demandas das entidades, buscando atendê-las com recursos vindos do Fundo Social ou em ações pontuais como as realizadas após as enchentes. Dada a envergadura dos investimentos necessários neste momento, a Cooperativa optou pela ação pontual, o que não significa que ela não possa se repetir no futuro. “Sempre estaremos abertos para analisar projetos importantes que atentam a coletividade”, finalizou Morsch.

Uma entrega que representa muito para a região

Conforme o presidente e comandante operacional da entidade, Júnior Fardin, revelou que o equipamento era uma necessidade antiga da corporação, que detinha apenas um kit desencarcerador de porte médio e com mais de 20 anos de uso. O equipamento entregue pelo Sicredi é composto por motobomba hidráulica, tesoura de corte, cunha de expansão, expansor e rolo de mangueiras de alta pressão, que possibilitam aos voluntários amassar, cortar, separar e tracionar diversos tipos de materiais durante ocorrências de salvamento a vítimas presas em ferragens. 

O equipamento estará disponível para resgates em todos os municípios da região conforme compromisso firmado, ampliando a capacidade de atendimento em casos de emergência. “É um investimento pesado, porém necessário, uma vez que possibilita uma rápida resposta na retirada das vítimas em ferragens e consequente a estabilização para condução ao atendimento médico”, destacou o comandante, Júnior Fardin.  

A previsão de entrega do desencarcerador é para a primeira quinzena de julho. Os bombeiros que atuam em resgates e salvamento, vão passar por treinamento técnico ministrado pela empresa fornecedora do equipamento, e estarão aptos com a nova ferramenta de trabalho para utilizá-la quando for necessário. 
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!