Enquanto bancos tradicionais anunciam o fechamento de agências Brasil afora, com impacto inclusive na região Centro Serra, e apesar da concorrência acirrada dos bancos digitais (fintechs), o Sicredi planeja crescer em 2021. Há poucos dias, o sistema de crédito cooperativo atingiu a marca de 5 milhões de associados e anunciou sua chegada ao estado do Amapá (restando apenas Espírito Santo e Roraima sem agências). O planejamento indica a abertura de 250 novas agências nesse ano, além das 2 mil já existentes.

Por aqui, a Sicredi Centro Serra RS, uma das 106 cooperativas do sistema Sicredi e com sede administrativa regional em Candelária, também se movimenta para expandir a operação e ampliar sua estrutura de atendimento na região de atuação. Esse movimento iniciou 5 anos atrás, com a ampliação das agências de Novo Cabrais e Estrela Velha, construção de uma agência nova em Paraíso do Sul e início das obras de uma ampla e moderna agência em Sobradinho, prevista para ser inaugurada em 2022, entre outras em fase de planejamento.

Candelária não ficará de fora desse cenário de expansão. A ideia vem sendo amadurecida nos últimos três anos pelo Conselho de Administração e Diretoria da cooperativa. Nas assembleias de associados e em reuniões com coordenadores de núcleo, o presidente Egídio Morsch já havia abordado o estudo de abrir uma segunda agência na cidade. “É um assunto recorrente em nossas reuniões. O número de associados cresceu muito nos últimos anos em Candelária. A estrutura do prédio ficou pequena. Chegou a hora”, comemora Egídio.

Comandando a agência do Sicredi de Candelária há 22 anos, a gerente Elaine Lopes acompanhou várias transformações do sistema financeiro e a consolidação do cooperativismo de crédito na região. “Quando construímos nosso prédio atual, não imaginamos que algum dia ele ficaria pequeno. Mas ficou. Precisamos de um novo espaço para manter a qualidade do nosso atendimento e relacionamento com os associados”, justifica Elaine.

Relacionamento, aliás, que é um dos grandes diferenciais do Sicredi. “O relacionamento mais próximo nos permite conhecer melhor os associados, suas reais necessidades e das regiões onde eles vivem. É daí que vem a nossa capilaridade, nossa capacidade de alavancar o crescimento econômico local e oferecer soluções financeiras adequadas à realidade dos associados”, afirma Egídio, fazendo menção ao crescimento do Sicredi no Brasil.

De acordo com o diretor executivo da cooperativa, Dilamar Rusch, o projeto de expansão do Sicredi busca unir o aumento da presença física ao investimento em soluções digitais. “O conceito que trabalhamos é o ‘fisital’, no qual as soluções digitais apoiam o relacionamento físico e acreditamos que essa é a formula para manter o nosso diferencial ao mesmo tempo que proporcionamos a conveniência que a tecnologia proporciona aos nossos associados. Hoje nós disponibilizamos todos os tipos de recursos digitais no atendimento, tendo, inclusive, um dos aplicativos mais bem avaliados no sistema financeiro nacional, mas sabemos o quanto estar perto dos associados é fundamental para que possamos atendê-los da melhor forma”, explica.

Mesmo na pandemia, com todas as restrições impostas pelo modelo de distanciamento controlado do governo do Estado, a cooperativa seguiu todos os protocolos, redobrou os cuidados sanitários para não paralisar suas atividades e procurou manter o melhor atendimento possível, ciente da sua relevância em todos os setores da economia na região. “Faz parte da nossa missão dar esse atendimento e melhorar a qualidade de vida nas comunidades”, pontua a gerente Elaine Lopes.

EMPRESAS – A nova agência não terá a missão somente de ampliar espaço físico para atendimento. O conceito do design ambiental seguirá as premissas que vem sendo adotadas pelo Sicredi desde 2017, quando houve mudança da marca. “Teremos um espaço amplo, moderno, confortável e com muita privacidade para nossas empresas buscarem as melhores soluções financeiras para seu negócio e fazerem a movimentação do dia-a-dia”, promete Elaine. O ambiente irá romper os conceitos tradicionais de uma agência bancária, valorizando ainda mais a proximidade entre cooperativa e associado. A inauguração está prevista entre o final de abril e início de maio.

A segunda agência do Sicredi na cidade irá funcionar na sala comercial em frente ao Dorinho, onde funcionava a loja Três Passos/Monjuá. Ela não terá caixas eletrônicos e será destinada exclusivamente para o segmento de micro, pequenas, médias e grandes empresas de Candelária que são associadas da instituição financeira cooperativa. As contas individuais de sócios e proprietários também serão atendidas pelos colaboradores da nova agência. Os associados do segmento Pessoa Física e Agro continuarão sendo atendidos no atual endereço.

A agência de Candelária está entre as três maiores agências do Sicredi em número de associados no Brasil. “Vamos diluir o atendimento, acolher melhor, com mais privacidade e conforto”, reitera o diretor Dilamar. E finaliza: “Mais uma vez estamos reinvestindo na comunidade o que é gerado pela comunidade. Dessa forma, continuaremos a construir juntos uma sociedade mais próspera”.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!