Sicredi consolida-se em primeiro lugar no RS em número de operações de crédito rural
O Sicredi lidera, no Rio Grande do Sul, o ranking das instituições financeiras que mais realizaram operações de crédito rural no último ciclo do Plano Safra. As mais de 117 mil liberações de crédito representaram 38% do total registrado no Estado. Os dados são do Sistema de Operações de Crédito Rural e do Proagro (Sicor). Conforme o levantamento, em volume concedido, no RS, o Sicredi ocupou o segundo lugar, com 29% do valor liberado – superior a R$ 7 bilhões. Em âmbito nacional, o Sicredi foi a instituição financeira que mais realizou operações de repasse para a agricultura familiar com recursos do BNDES em 2018. “O número de operações de crédito rural e o volume concedido reforçam a missão do Sicredi de oferecer soluções financeiras para os associados, agregando renda, fortalecendo as comunidades e contribuindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul,” destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
CENTRO SERRA – Na cooperativa Sicredi Centro Serra RS, segundo o assessor de negócios Humberto Grehs, o valor das liberações foi superior a R$ 100 milhões.
Segundo ele, os recursos aplicados nas operações de Crédito Rural, na sua grande maioria são oriundos da poupança, ou seja, de todo depósito de poupança na cooperativa, em torno de 80% são aplicados no agronegócio.
Grehs avalia que para a safra 2019/2020, o incremento na liberação de crédito rural deve ser em torno de 8% a mais do que no último Plano Safra. “Desta forma, cumprimos a nossa missão de oferecer soluções financeiras para agregar renda e melhorar a qualidade de vidas das pessoas e da sociedade. Além de sermos referência no agronegócio, pois conhecemos exatamente as necessidades de nossos produtores, geramos emprego e renda na cidade, uma vez que o dinheiro movimentado pela cooperativa acaba reinvestido em nossa área de atuação”, conclui.
Sobre a Poupança
A poupança é um investimento simples, de baixo risco, ótimo para construir reserva para despesas inesperadas ou realizar algum sonho. O associado não precisa de muito dinheiro para iniciar os depósitos e pode resgatar seu recurso a qualquer momento. Não há limites para aplicações, não existem taxas administrativas, é isenta de imposto de renda, IOF (para pessoais físicas e empresas sem fins lucrativos), e não tem limites para resgates. Além disso, o associado pode programar a transferência de sua conta corrente para a conta-poupança sem qualquer taxa adicional. Basta autorizar o depósito na sua agência do Sicredi.