Aprender a lidar com o dinheiro desde cedo pode transformar o futuro. E é com esse propósito de integrar o planejamento financeiro ao cotidiano escolar, conectando o currículo à realidade econômica dos estudantes brasileiros, que nasce o Programa Finanças na Mochila.


O Programa da Fundação Sicredi, que evolui da antiga "Jornada da Educação Financeira nas Escolas", foca em equidade social e educação integral, utilizando as ciências comportamentais como base para a formação de professores. O objetivo é que a educação financeira deixe de ser tratada como uma disciplina isolada e passe a atuar como um tema transversal, permeando áreas como matemática, história e português, permitindo que o conhecimento seja desenvolvido de forma natural e sustentável.


O diferencial do Finanças na Mochila reside na instrumentalização do educador. O Programa fornece ferramentas teóricas e metodológicas para que o professor se torne um agente ativo no desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis dos estudantes desde a infância.


“Nossa proposta pedagógica consiste na formação com professores para desenvolverem o tema “educação financeira” com suas turmas de maneira ativa, interdisciplinar, conectada à realidade dos estudantes e integrada ao currículo escolar de forma natural. O Programa irá contribuir para formar cidadãos mais conscientes, preparados para tomar decisões responsáveis e construir uma relação equilibrada com o dinheiro ao longo da vida”, explica Rogério Machado, Superintendente da Fundação Sicredi.


Na região Centro Serra até 2025, o Programa levou educação financeira para mais de 2 mil estudantes, em mais de 50 escolas de 10 municípios da região. Tudo isso graças aos mais de 136 professores formados. Em 2026, o programa está sendo realizado em cinco municípios, impactando 28 escolas.


Sobre a Fundação Sicredi   


A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes.  

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Centro Serra RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!