Escolas da região iniciam ano letivo com formação do programa A União Faz a Vida
Palestrante Dalmir Sant’Anna esteve na região e falou aos professores sobre a importância de uma boa comunicação nas relações educacionais
O mês de fevereiro marca o retorno aulas em diversas escolas da região. Muito além dos conhecimentos teóricos e práticos, o início do ano letivo é o momento ideal para o fortalecimento das relações humanas. Ciente disso, a Sicredi Centro Serra RS promoveu aos profissionais da educação da região um dia especial de formação, através do programa A União Faz a Vida.
Com o intuito de proporcionar aos professores da região um momento de descontração e conhecimento para a sequência do ano letivo, a cooperativa trouxe o renomado palestrante catarinense Dalmir Sant’Anna para dez encontros durante o mês. Entre suas qualificações, Dalmir é especialista e pesquisador sobre a área de Gestão de Pessoas, mágico profissional, pós-graduado em Gestão de Pessoas, bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, autor do livro Menos pode ser Mais (Editora Odorizzi) e de inúmeros artigos publicados em revistas, sites e jornais.
Após percorrer a região, o palestrante se mostrou realizado com a receptividade do público. Segundo o profissional, foram organizadas apresentações pautadas nos critérios da Andragogia - ciência de orientar adultos a aprender -, com o compromisso de entregar uma palestra direcionada ao público e à realidade de cada município. “Preparamos cada uma das dez palestras com enorme cuidado, com o compromisso de entregar um conteúdo para inspirar, motivar, encorajar e permitir inúmeras reflexões pessoais e profissionais”, ressaltou.
Apaixonado pelo programa A União Faz a Vida, Dalmir garante que a transformação em crianças, jovens e adultos é significativa antes e depois da implantação do programa. “Sou defensor que, desde a questão dos livros, fundamentos teóricos e metodológicos, o programa A União Faz a Vida é uma luz que ilumina caminhos, inspira e transforma sonhos em vida. Estudei e continuo pesquisando os inúmeros projetos desenvolvidos em várias cidades brasileiras, e afirmo que é uma enorme felicidade, o município e a prefeitura que acolhe este projeto para intensificar valores de cooperação e cidadania”, finalizou o profissional.
Aprendizado de forma descontraída e assertiva
O auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC) recebeu no dia 08 de fevereiro, mais de 200 profissionais da educação tiveram um momento de aprendizado e descontração para iniciarem o ano letivo em alto astral. Ao fim da palestra, os sorrisos e aplausos dos presentes no auditório confirmaram o sucesso do encontro.
Professora de Língua Portuguesa na EMEF Christiano Affonso Graeff e na EMEF Percílio Joaquim da Silveira, Edenária Fernandes Guarezi, de 58 anos, revelou que o encontro teve um significado muito importante para sua trajetória profissional. “O Dalmir apresentou de forma muito lúdica sua palestra e com certeza isso foi muito especial para todos. A apresentação foi fantástica e torço para que os colegas tenham entendido e mudem algumas atitudes como profissionais da educação”, destacou.
Quem também saiu empolgada do evento foi a supervisora da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora local do programa em Candelária, Eliandra Behling, de 57 anos. Ao ouvir relatos de colegas, se mostrou contente com o evento realizado, considerado muito positivo. “Os professores saíram todos muito motivados e felizes. Um dos pontos altos foi a apresentação das seis virtudes que devemos ter, em que o Dalmir trouxe de forma muito inteligente, utilizando as seis letras do nome dele”, frisou.
Além disso, a coordenadora ressaltou as falas realizadas pelo palestrante, que destacou a importância da cooperação e do trabalho em equipe para o sucesso do ambiente escolar. “Percebemos a importância do professor no trabalho em equipe para conseguir obter melhores resultados. Com essa abertura do ano letivo, acredito que vamos conseguir fazer com que o programa evolua ainda mais para transformar a realidade das escolas por uma metodologia que proporcione resultados ainda mais positivos na região”, concluiu.