Sicredi Celeiro MT/RR abre calendário de trabalhos do programa A União Faz a Vida
Profissionais da educação estão sendo habilitados para atuar com a metodologia de projetos
Estimular desde cedo o protagonismo de crianças e adolescentes, despertando a criticidade e a vontade de perguntar e, de tal maneira, fomentar a cooperação e a cidadania. Questões como essas compõem o DNA do Programa A União Faz a Vida, uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e realizado em várias cidades do país.
O Programa A União Faz a Vida traz para as escolas uma forma diferente de ensinar e aprender, que estimula crianças e adolescentes a perguntar, para explorar novos saberes e encontrar novas respostas. Só na área de atuação da Sicredi Celeiro MT/RR o programa já impactou mais de 17 mil estudantes nas cidades onde é realizado.
E em 2023, a iniciativa estará presente uma vez mais em escolas, por meio da parceria entre a Sicredi Celeiro MT/RR e os municípios anfitriões. Para marcar o início dos trabalhos, agendas foram estabelecidas com o intuito de habilitar profissionais da educação que atuarão com a metodologia de projetos em sala de aula em escolas de Sorriso, Cláudia e Sinop.
Em Sorriso na última semana, onde participou da abertura dos trabalhos do programa A União Faz a Vida, a formadora nacional e psicóloga Paula Pedroso lembrou a importância do Programa em meio ao contexto de aprendizagem educacional. "Ter um programa de educação que dê essa base é construir um futuro com crianças, jovens e adolescentes, vivendo, sentindo e se desenvolvendo já nessa base com responsabilidade social e com responsabilidade própria", expressou.
Para o presidente da Sicredi Celeiro MT/RR, Laercio Pedro Lenz, o Programa A União Faz a Vida reforça o propósito do Sicredi e a missão de cooperar pela comunidade. "O programa tem uma importância grande em meio á comunidade. E não podemos deixar de destacar a importância dos professores que estão diretamente envolvidos com a condução dos trabalhos em sala de aula. São eles quem inspiram também as crianças", ressaltou o dirigente.
A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Celeiro MT/RR, Jacqueline Honda, destacou que em Sorriso o Programa está consolidado desde 2014. "Estamos com um aumento significativo de instituições escolares e educadores, impactando mais de quatro mil crianças do município", ponderou.
Todos os profissionais da educação que passam pelo processo de habilitação são acompanhados ao longo do ano pela equipe de assessoria do Programa, com realização periódica de encontros e formações.
Sobre o Programa
Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida faz parte das iniciativas de responsabilidade social da Fundação Sicredi, que apoiam o desenvolvimento local das comunidades, por meio das práticas de educação cooperativa. Sua metodologia propõe o aprendizado baseado no desenvolvimento de projetos, os quais têm como característica a pedagogia ativa e participativa, com ênfase nas interações, interesses e curiosidades dos alunos, além da contextualização das áreas de conhecimento aos elementos da realidade local de cada município e região.
Desde o seu lançamento, a iniciativa já alcançou, no território brasileiro, mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, envolvendo mais de 200 mil educadores. Somente em 2022, mais de 40 mil educadores participaram do Programa, impactando mais de 506 mil alunos de 575 municípios.
Para saber mais sobre, acesse o site do programa.