Sicredi Celeiro do MT comemora 31 anos
Instituição Financeira Cooperativa completa nesta quarta, 10 de fevereiro, três décadas de vida com um quadro social formado por mais de 67 mil associados
A Sicredi Celeiro do Mato Grosso, presente hoje nos municípios de Sorriso, Sinop, Santa Carmem, Nova Ubiratã, União do Sul, Cláudia, Vera e Feliz Natal, além dos distritos de Primavera, Água Limpa e Boa Esperança, celebra nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, 31 anos de fundação. Consolidada como uma das maiores cooperativas do Sistema Sicredi, além de estar entre as 100 maiores cooperativas de crédito do país, a instituição financeira cooperativa completa três décadas reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da economia local e de fazer a diferença na vida de seus associados.
Como destaca o presidente Laércio Pedro Lenz, chegar à marca de 31 anos é resultado de um trabalho sólido, constante e em permanente aperfeiçoamento. Entre as razões que ajudam a explicar o êxito, lembra o presidente, está a atuação pautada nos princípios da transparência, da seriedade e da honestidade e dos quais comungam colaboradores e associados. “A Sicredi Celeiro do Mato Grosso se fundamentou e está crescendo cada vez mais ao longo destes anos justamente pela forma de trabalhar, pela transparência, seriedade e honestidade com que trata as finanças dos seus associados. Isso normatiza qualquer empresa, especialmente uma empresa cooperativa, na qual se presta contas para o associado, onde ele, além de usufruir dos serviços da Cooperativa, é também o dono. Toda a transparência faz com que as pessoas se aproximem e venham se associar e trabalhar conosco”, expressou Láercio Pedro Lenz.
Mesmo em um momento de mudanças e desafios, frente à pandemia do novo Coronavírus, o sistema cooperativista se manteve alinhado ao propósito original de ser a mola propulsora da transformação nas comunidades onde está inserido e de apoio às pessoas. No caso do cooperativismo de crédito não foi diferente. “Quando se analisa toda a situação pela qual passam o Brasil e o mundo, as pessoas estão percebendo os diferenciais de uma cooperativa de crédito. E é isso o que está acontecendo. Em 2020, tivemos uma média de mil associados novos por mês. Praticamente, crescemos 12 mil associados no ano passado, em plena pandemia, o que é resultado de um trabalho sólido que vem sendo adotado há 31 anos”, exemplificou o presidente.
Atualmente, a Sicredi Celeiro do Mato Grosso conta com um quadro social formado por pouco mais de 67 mil associados em oito cidades do Estado e com agências também em três distritos. Em breve, a instituição financeira cooperativa deve ampliar sua área de atuação e chegar a Roraima. A expansão para este Estado foi aprovada ainda em 2020 em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e aguarda aprovação pelo Banco Central do Brasil.
Ainda como elenca o presidente da entidade, Laércio Pedro Lenz, ao se observarem passado, presente e futuro, o sentimento é de uma trajetória de superação. “Jamais os 28 produtores rurais que fundaram a cooperativa imaginavam o tamanho a que ela chegaria, e o negócio que estavam criando. Tudo foi iniciado a partir de uma necessidade de terem uma cooperativa que gerisse os próprios recursos financeiros e que conseguisse crescer, como aconteceu e como está ocorrendo”, salientou.
A história
A década de 1990 marca o início desta instituição financeira cooperativa com atuação no Norte de Mato Grosso, inicialmente como Cooperativa de Crédito Rural Sorriso (Credisol), e idealizada por 28 produtores rurais que compartilhavam, desde aquela época, a essência do cooperativismo como uma forma de alavancar o desenvolvimento.
Poucos meses após a fundação, em 21 de setembro de 1990, a Cooperativa abre suas portas ao inaugurar a primeira Agência na cidade de Sorriso. Já em 1997 a Credisol adota a marca Sicredi e, em 2001, celebra a inauguração de sua sede própria também em Sorriso.
A adesão à Compensação do Banco Sicredi, em 1998, marcou o início de um caminho de muitas conquistas que estavam por vir. Entre elas, sua instalação nos municípios de Sinop e Feliz Natal, registradas em 1999. No ano de 2000, o município de Vera e os Distritos de Boa Esperança e Primavera comemoravam a chegada da Cooperativa.
Em 2001, inaugurava-se a primeira sede própria, ano em que a Cooperativa chegava também aos municípios de Cláudia e União do Sul. No ano seguinte, em 2002, o Sicredi se instala em Santa Carmem e, em Nova Ubiratã e Água Limpa, em 2005.