Sicredi Araxingu dá exemplo de inclusão ao apoiar o “Treinão do Orgulho Autista”
Cooperativa foi uma das incentivadoras do evento que arrecadou fundos para diagnóstico de criança com autismo e promoveu representatividade e conscientização.

Em uma manhã marcada por empatia, solidariedade e inclusão, a cidade de Capanema, no interior do Pará, foi palco do “Treinão do Orgulho Autista”, evento realizado no domingo, 22 de junho, em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho. A iniciativa contou com o apoio fundamental da Sicredi Araxingu, que se destacou como uma das incentivadoras da causa.
O evento, que começou às 6h e terminou às 10h, reuniu cerca de 200 participantes de todas as idades — crianças, jovens, adultos e idosos — com o objetivo de promover a inclusão e dar visibilidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve como tema “Protagonismo e representatividade importam” e buscou sensibilizar a sociedade e autoridades sobre as particularidades e necessidades das pessoas com TEA.

A motivação para o evento partiu de Douglas Raphael dos Santos Lima, pai de uma criança de 7 anos diagnosticada com autismo nível de suporte 1. Sem conseguir realizar o diagnóstico pelo SUS, Douglas organizou a corrida para arrecadar os R$ 2.500 necessários para as consultas médicas do filho. “A visibilidade do Sicredi é importante para nós. A presença da cooperativa faz com que demos visibilidade às pessoas com TEA”, afirmou Douglas.

Além da arrecadação, o evento também teve um forte apelo emocional. Ao final da corrida, mães compartilharam suas experiências com filhos autistas, reforçando a importância da representatividade e do apoio mútuo. A valorização das mães e das próprias crianças com TEA foi um dos pilares da iniciativa.

A realização do “Treinão do Orgulho Autista” só foi possível graças à união de amigos, parceiros e incentivadores, como a Sicredi Araxingu, que reafirma seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades onde atua.