Semana da Conscientização Financeira e Investimentos é realizada pela Sicredi Araxingu
As palestras vão mostrar a importância da organização do orçamento e que é possível investir, independentemente da renda

Começou nesta segunda-feira (05.10) a Semana da Conscientização Financeira e Investimentos, promovida pela cooperativa Sicredi Araxingu, e que segue até sexta-fera, dia 9. O evento será virtual e terá palestras diariamente às 19h30 (horário de Mato Grosso). Entre os palestrantes estão Gustavo Cerbasi, escritor, consultor financeiro e professor; o economista chefe do Banco Sicredi, Pedro Ramos; e a especialista em Investimentos do Banco Cooperativo Sicredi, Lenise Nunes.
O evento é gratuito e destinado ao público geral, além dos associados da cooperativa, que somam atualmente cerca de 38 mil pessoas, entre correntistas e não correntistas.
As palestras serão acessadas em uma plataforma, no https://www.minhapalestra.online/sicrediaraxingu. O diretor-executivo da cooperativa, Carlos Paes Machado, afirma que o evento tem o objetivo de colocar em prática, em mais uma ação, um dos princípios do cooperativismo de crédito, que é “educar, formar e informar”. “Queremos atingir o maior número de pessoas possível. Idealizamos esse evento para levar mais informações às pessoas. Além receber dicas sobre como se organizar o orçamento, elas descobrirão que também podem ser investidoras. Tudo com muito planejamento”, afirma Machado.
A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Araxingu, Kalita Santana, comenta que culturalmente os brasileiros não têm o hábito de organizar financeiramente e acabam tomando decisões por impulso, que trazem problemas como endividamento e desequilíbrio, impossibilitando-os de fazer investimentos. “Queremos mostrar que é possível ter uma vida financeira saudável. Mas, as pessoas têm que começar do início, com educação, para seguir uma trajetória de sucesso que chegará aos investimentos”.
Lucileia Nogueira, assessora de Negócios da cooperativa, acrescenta que além de as pessoas terem a cooperativa como referência para educação financeira, a intenção é reforçar que ela também é uma instituição segura para investir, com produtos oferecidos por qualquer outra instituição financeira. “O Sicredi já é uma instituição financeira referência em crédito, especialmente o rural, e queremos mostrar que temos produtos de investimento e consultores especializados para orientar sobre as aplicações mais indicadas ao objetivo e necessidades do associado”, diz ela ao listar que entre os produtos estão renda fixa, fundos de investimento, multimercado, ações, fundos de câmbio e previdência privada.