Com apoio do Sicredi, atletas vencem desafios e inspiram novas conquistas
Quando a cooperação entra em jogo, cada sonho encontra um caminho para vencer
-
-
A atleta de taekwondo Jhennifer Cristina Pires sempre sonhou com competições de alto nível.
Por trás de cada atleta, existe uma trajetória marcada por desafios. No esporte, cada conquista carrega histórias de esforço, persistência, superação e do apoio de quem acredita no potencial humano. No Vale do Araguaia, os atletas Mário de Negri e Jhennifer Pires contam com o apoio da Sicredi Araxingu.
Aquilo que muitas vezes começa como um sonho distante, pode se transformar em uma carreira promissora. A atleta de taekwondo Jhennifer Cristina Pires, de 17 anos, que reside em Água Boa, sempre sonhou com competições de alto nível, mas enfrentava dificuldades financeiras que ameaçavam interromper sua caminhada. Com perseverança, apoio do seu mestre e incentivo da Sicredi Araxingu, Jhennifer conseguiu tornar seu sonho realidade.
“O apoio do Sicredi, para mim, é muito importante. Sem ele, eu corria o risco de não participar dos campeonatos, pois minha família não tem condições de investir na minha jornada de atleta. O patrocínio que a cooperativa me oferece é utilizado para o custeio de campeonatos, anuidade, roupas de competição e outros itens. Sem esse suporte, eu não teria condições de continuar competindo”, relata.
Para a atleta, o ano de 2025 foi inesquecível e produtivo. “Tem três anos que venho tentando entrar na seleção brasileira e esse ano eu consegui. Também, participei do meu primeiro campeonato internacional, no México. Fui bicampeã dos Jogos da Juventude, me tornando a única no taekwondo de Mato Grosso a trazer medalha nesse campeonato. E, recentemente, saiu a pré-convocação do Sul-Americano 2026, no Panamá, que vai acontecer no mês de abril, e pelos resultados deste ano, disputarei este campeonato”, acrescenta Jhennifer.
A falta de recursos torna o caminho esportivo desafiador para muitos atletas. No entanto, muitas vezes é nesses momentos que o esporte revela sua verdadeira essência, ensinando que desistir não é uma opção. Essa lição também se reflete na história de Mário de Negri, atleta de montaria em touros, uma modalidade que exige coragem, técnica e preparo físico, além de envolver riscos constantes.
Natural de Canarana/MT, Mário se destaca como representante de um esporte que foge do convencional, mas que carrega valores tão fortes quanto qualquer outra modalidade. “A montaria em touros me ensinou a ter resiliência. Nem sempre a gente vence, mas todo dia aprendemos algo novo. Aprendi a controlar o medo, confiar no preparo e manter a humildade, sabendo que o esporte exige respeito, dedicação, muita coragem e fé”, conta.
Apaixonado pela montaria, Mário iniciou sua trajetória aos 15 anos na fazenda da família. Desde então, vem enfrentando os desafios e perigos da prática, demonstrando que a paixão pelo esporte é maior do que qualquer obstáculo. Com orgulho de sua trajetória e gratidão pelo apoio recebido, Mário destaca a importância do incentivo do Sicredi. “Todas as conquistas são inesquecíveis, mas a maior delas foi chegar em Barretos. Ter uma instituição que acredita no esporte e nos atletas fortalece a nossa caminhada, e ao ajudar a custear viagens, treinamentos e equipamentos, permite que eu me dedique totalmente à preparação e busque melhores resultados. Sou muito grato por essa parceria e pelo reconhecimento do esforço”, ressalta.
Os atletas mostram que acreditar é o primeiro passo, mas persistir é o que realmente faz a diferença. É neste caminho que o esporte, aliado ao cooperativismo, segue transformando vidas e construindo futuros. Para a Sicredi Araxingu, incentivar o esporte é investir em pessoas, fortalecer sonhos e gerar impacto positivo que vai muito além das competições.