Sicredi trouxe à Tapejara/RS, o Cinesolarzinho, cinema itinerante movido a energia solar
Foram exibidas gratuitamente, curtas-metragens sobre os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.
O Sicredi trouxe para Tapejara/RS, na noite desta segunda-feira, 13/11, a 4ª edição do Cinesolarzinho- cinema itinerante movido a energia solar. O tempo chuvoso não impediu que mais de 800 pessoas acompanhassem as atrações culturais que aconteceram no Complexo Educacional e Esportivo Albino Sossella,
A primeira sessão trouxe curtas sobre “Nós e o meio ambiente” e a segunda com a temática “Asas da Imaginação”. Durante todo o período foi feita a distribuição de pipoca, e os visitantes ainda puderam visitar o furgão do CineSolar, adaptado com placas fotovoltaicas no teto. A estrutura carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O Circuito de Cinema acontece até o próximo mês de dezembro, e percorre 37 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além de Tapejara/RS, a Sicredi Altos da Serra RS/SC oportunizou que a iniciativa alcançasse em outubro, também o município de Anita Garibaldi/SC, área de atuação da cooperativa.
A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Tapejara, por meio das Secretarias de Educação e Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto tem transformado espaços públicos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades.
Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de três horas, sensibiliza e possibilita a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.
Em Tapejara, a ação aconteceu com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São Paulo, na Sede Administrativa da Sicredi Altos da Serra. Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme
Crédito imagens: Lucas Rosendo/CineSolar