Sicredi reúne mulheres de 38 municípios em evento sobre empreendedorismo
Associadas da Sicredi Altos da Serra RS/SC, puderam compartilhar e agregar conhecimento sobre empreendedorismo feminino
O Sicredi está comprometido em oferecer serviços financeiros, impulsionar o crescimento de seus associados e o desenvolvimento das regiões onde atua. De encontro a este propósito, a instituição financeira cooperativa realizou, na sexta-feira, 27 de outubro, o Encontro de Associadas Altos da Serra- Criando Conexões empreendedoras.
O encontro que aconteceu na sede Administrativa da Sicredi Altos da Serra RS/SC, em Tapejara/RS, teve atrações diversificadas voltadas para mulheres associadas que veem em seus empreendimentos uma oportunidade de contribuir com a economia local e com a transformação positiva de realidades.
Mario Antonio Maurina, Presidente da Sicredi Altos da Serra, explica que o encontro foi pensado para promover a criação de uma rede de contatos entre mulheres empreendedoras, permitindo que elas compartilhem experiências, ideias e oportunidades de negócio. “Este encontro foi pensado para olharmos para o empreendedorismo. Entendemos que dentro de nossa área de atuação, em 38 agências, tem muitas mulheres empreendendo ou pensando em empreender e esse momento é também para que elas possam trocar ideias, cada uma dentro do seu segmento, colocando o que tem de bom e o que pode ser compartilhado entre as pessoas. A programação trouxe muitas ideias de inovação, inspirou e motivou nossas associadas a iniciarem ou expandirem seus empreendimentos, e claro, fornecendo através da cooperativa um ambiente seguro de apoio para isso”.
A programação contemplou bate-papo com lideranças femininas e a Palestra “Empreendedorismo Feminino” com Geovana Conti, CEO nAÇÃO ativa. Geovana compartilhou sua história no empreendedorismo e o como transforma positivamente realidades através dos seus negócios. “Fico muito feliz em ver mais de 200 mulheres de diferentes lugares buscando por conexões empresariais. Que a gente possa sim estabelecer conexões, pois isso significa que estamos empreendendo para fora, com um verdadeiro propósito, olhando para o outro e não apenas para nossos interesses. É isso que torna o que fazemos muito mais valioso e significativo”, explicou Geovana.
A integração com a UPF Parque também enriqueceu a programação do dia, fortalecendo ainda mais a ideia de que a união e a cooperação entre as pessoas geram prosperidade e resultados para todos. A equipe trouxe dinâmica de cooperação, exaltando a construção coletiva de ideias e a colaboração. Teofanes Foresti Girardi, Diretora de Inovação do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo, explica que a abordagem incluiu metodologias que realçam a importância da colaboração entre mulheres, destacando suas habilidades na resolução de desafios, criatividade e empatia. “Mulheres líderes serão inspiração para outras, impulsionando nossa missão de estimular e despertar lideranças femininas”, explicou.
“Queremos que as mulheres levem deste encontro, o propósito de participar cada vez mais da vida da comunidade e da Sicredi também, pois estamos juntos pelo desenvolvimento. Aqui facilitamos o acesso a recursos financeiros, mentorias e outras oportunidades que possam ser importantes para os negócios das participantes. Também queremos que elas saibam que podem contar conosco, pois incentivamos o crescimento dos negócios liderados por mulheres na comunidade, contribuindo assim para o fortalecimento da economia local”, finalizou Mario Maurina.
Giselle Gomes Ferreira, uma das associadas que teve a oportunidade de participar do encontro, também deixou sua impressão sobre o dia: “Me sinto muito grata em poder ter esse contato direto e mais próximo com a nossa cooperativa”. E a associada Dienifer Sutil, reitera sobre a oportunidade que a Sicredi Altos da Serra proporcionou às mulheres: “O ambiente molda muito os nossos pensamentos, a nossa caminhada e nossa trajetória, e um dos aprendizados que levo, é da palestra da Geovana Conti, especialmente quando ela falou do quanto somos capazes de fazer o que precisamos fazer, e sobre acreditarmos que a nossa pegada feminina ela é um potencial enorme para sermos líderes e líderes que motivam outras pessoas”.
O Encontro de Associadas ainda contemplou show The Allpargatas, grupo artístico formado exclusivamente por mulheres que interpretam canções do cancioneiro gaúcho e músicas autorais com autenticidade e toque feminino.