Sicredi Altos da Serra RS/SC


8 de Junho de 2020

Eu Coopero com a economia local.

Notícias | Negócios

Sicredi lança movimento em prol da economia local

Campanha “Eu Coopero com a Economia Local” busca estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais

Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – levanta a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”.

Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local – o que está atrelado ao propósito da instituição desde sua fundação.

Na Sicredi Altos da Serra RS/SC, apresentamos o movimento na última quarta-feira (03), através de uma vídeo conferência, a todos os representantes das Associações Comerciais e Sindicatos Rurais dos 24 municípios de atuação da Cooperativa. A estratégia pretende impactar positivamente diversos públicos, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Mario Maurina, “faz todo o sentido para o Sicredi um movimento que reforce a importância de compra nas empresas locais, tornando os negócios dos nossos associados e as comunidades mais fortes. Juntos firmamos parcerias e somamos forças em prol de um bem maior, que é a busca da qualidade de vida e do desenvolvimento da nossa região.” Também na visão do Diretor Executivo, Paulo Omar Ferronato da Rosa, a premissa da atuação é fortalecer a economia das localidades, “quando cada pessoa faz sua parte, o conjunto sai fortalecido, pois vivemos hoje, um tempo de somar, de fazer parcerias, de promover e valorizar as forças locais, da nossa terra, com o objetivo conjunto de gerar valor agregado e poder manter e criar novas frentes de trabalho.” Optando por comprar onde estamos presentes, estimulamos a criação de empregos e a geração de renda nesses municípios.

Aqui na Sicredi Altos da Serra RS/SC, enquanto instituição financeira cooperativa, unimos diversas soluções que auxiliarão nossos associados, nesse momento, como por exemplo a disponibilização de Convênios de Cooperação com entidades locais, acesso a linhas de crédito BNDES, meios de pagamento (Aplicativo, máquina de cartões, pagamento por QRCode e Link) bem como, outros produtos e serviços que temos em nosso portfólio a disposição dos nossos mais de 62 mil associados.

Além dessas soluções citadas, um hotsite também será criado para servir de fonte de informações sobre a iniciativa e ferramenta de apoio aos empreendedores locais. Com previsão de lançamento em julho, o espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personificação de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.

Pesquisa Fipe: O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entregou uma pesquisa inédita sobre os “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”. O estudo, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB)  per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Os resultados estimados pelo Sicredi a partir do estudo, consideraram o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período de pesquisa. Os cálculos do Sicredi, com base no estudo da Fipe, mostram um impacto agregado nestas cidades onde as cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.

Informações Econômicas: Através do site do Sicredi está disponível diariamente conteúdos para você se atualizar com tudo que acontece no mercado financeiro, como por exemplo os Podcast do Sicredi, comandado pelo economista-chefe da instituição, Pedro Ramos, que aborda diariamente os reflexos da crise gerada pelo coronavírus na taxa cambial e no mercado financeiro, além das medidas tomadas para minimizar impactos. Os podcasts são divulgados à noite, de segunda a sexta-feira, no site do Sicredi e também nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts. Também está disponível a Resenha financeira com avaliações diárias da economia feitas por nossos especialistas. Arquivo em PDF sobre Cenário econômico que é uma análise mensal sobre o contexto político-econômico nacional e internacional, e também voltado para o agronegócio, bem como uma Nota econômica semanal contemplando as principais mudanças que aconteceram durante a semana no mercado financeiro. Todo esse conteúdo está disponível no site www.sicredi.com.br/economia e tem acesso livre e gratuito.

Convênios de Cooperação: São parcerias firmadas entre Sicredi e entidades que dão acesso a linhas de crédito de capital de giro e investimento empresarial com condições diferenciadas. Para ter acesso as linhas de crédito o interessado precisa ser associado ou se associar ao Sicredi Altos da Serra RS/SC e também ter vínculo com essas entidades. Para essas linhas são praticadas taxas justas e diferenciadas. O associado poderá verificar com a sua entidade (Associação Comercial, Sindicato, CDL, Sindilojas) se a mesma tem o convênio firmado com o Sicredi para ter acesso a essas condições de crédito.

Sicredi Conecta: Para fomentar as interações comerciais entre nossos associados, disponibilizamos o Sicredi Conecta, aplicativo de marketplace que permite os associados a fazerem anúncios e vendas de produtos e serviços, sem cobrança de taxas. A solução tecnológica impulsiona empreendedorismo em diversos setores da economia e regiões do país. Com o Conecta o associado Sicredi pode comprar de quem está perto e fortalecer a região, criar o espaço de loja para divulgar o seu produto ou serviço, fazer parcerias com quem também coopera para alavancar ainda mais o seu negócio, pagar direto pelo aplicativo de forma fácil, rápida e segura. Para saber mais sobre o aplicativo acesse o site www.sicredi.com.br/sites/conecta

Novas possibilidade de pagamento: 

Pagamento por QRCode: A partir de agora, é possível pagar ou receber valores entre associados do Sicredi, sem taxas, via QR Code no aplicativo do Sicredi, disponível para smartphones que operam nos sistemas iOS ou Android. Para utilizar a ferramenta no aplicativo do Sicredi o usuário deve ser um associado. No app, basta escolher a opção “Pagamento por QR Code”, direcionar o “QR Code Sicredi” para a leitura dos dados, informar o valor (se necessário) e confirmar o pagamento. Esse tipo de transação é uma alternativa a outros pagamentos como TED, DOC, boleto, cheque e cartões, e pode ser feita entre pessoas em poucos segundos.

Pagamento por Link: É uma forma do cliente realizar pagamentos com cartões de crédito acessando um link/site enviado pela empresa. O Associado pessoa jurídica acessa o site, preencher as informações necessárias e cria o link de pagamento. Após, encaminha esse link (whatsapp, Instagram, e-mail…) para seu cliente efetuar a transação com cartão de crédito. Todos os associados pessoa jurídica, com necessidade de vendas online, sem site ou aplicativo desenvolvido, podem utilizar essa nova funcionalidade. Ex: vendas em Instagram, whatsapp…

Ver todas notícias
Baixe o App e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta