Confira dicas para comemorar o Dia dos Namorados sem prejudicar o orçamento
Aproveite o momento de comemoração a dois sem sair do planejamento.
O Dia dos Namorados, que é comemorado em 12 de junho, está chegando e muitos casais ainda não sabem de que forma irão celebrar essa data especial. Seja uma ida ao restaurante, compra de flores ou uma programação diferenciada, tudo envolve dinheiro. Então, é importante realizar um planejamento prévio, para não sair do orçamento.
Para que um planejamento mais assertivo ocorra, o casal precisa estar na mesma página em relação à organização financeira. Uma alternativa é marcar uma conversa e alinhar os desejos e expectativas dos dois. Esse momento certamente será de muito aprendizado para os dois.
Se vocês são namorados e desejam fazer uma grande viagem juntos, por exemplo, a conversa pode ajudar a entender se vão ter um caixa único para as despesas ou se cada um contribui de acordo com sua renda ou, ainda, se vai ser tudo meio-a-meio. Para quem vive junto, esse papo é importante para discutir as despesas da casa (e dos filhos, quando tiverem) e o papel de cada um no orçamento familiar. Independente dos acordos firmados, o importante é conversar, pois, dinheiro é parte das nossas vidas e ter uma relação aberta com quem você divide a vida ajuda vocês a terem cada vez mais poder sobre ele.
Se vocês querem celebrar o amor sem sair do orçamento, além do já famoso do it yourself — faça você mesmo, em português — que é normalmente adotado na hora de presentear, que tal pensar em programações alternativas? Para ajudar, separamos 4 ideias de baixo custo e fáceis de realizar.
Prepare um café da manhã à dois na cama
Demonstre amor, cuidado e carinho com um café da manhã na cama. Uma louça bonita em uma bandeja já dá outra cara para delícias como café, bolo, pão e frios. Se quiser um toque mais romântico, pense num vasinho com flores ou, ainda, em dispor os alimentos como em hotel (frios e queijos enrolados, margarina em um potinho...). São detalhes que tornam o momento mais sofisticado e romântico.
Faça um jantar especial
Ao invés de ir ao restaurante, reinvente esse momento fazendo um jantar em casa. Para deixar o clima mais romântico, fuja do que vocês fazem no dia a dia. Quem mora em casa pode levar a mesa de jantar para a rua e quem mora em apartamento pode montar um ambiente romântico na sacada. Depois, invista em uma decoração simples: velas aromáticas, flores... E quem for mais criativo pode até fazer algum cartaz romântico ou cartão personalizado. Para o cardápio, sugerimos pratos simples que podem ser preparados a dois: um risoto, uma massa, até uma carne no forno. O importante é pensar em coisas que sejam fáceis de preparar, aproveitando o que vocês têm na despensa.
Monte um piquenique romântico — na sala ou em um parque
Estenda uma toalha no meio da sala (ou no jardim), escolha uma boa playlist e prepare pães, frutas, queijos, sucos e, se quiser, um vinho branco gelado. Está pronto seu piquenique romântico caseiro de Dia dos Namorados. Agora, se a previsão do tempo colaborar e vocês gostarem de estar ao ar livre, vocês podem levar o piquenique para um parque, uma praça.
Que tal um cinema em casa?
Muitos casais amam ir ao cinema e tem no Dia dos Namorados mais uma chance de aproveitar a telona ao lado de quem amam. Você pode recriar a experiência em casa com facilidade e baixo custo. Escolha um filme que agrade a vocês dois entre as novidades das plataformas de streaming ou os clássicos que vocês amam assistir juntos. Prepare o ambiente fechando bem as cortinas, arrumando o sofá e as almofadas. Prepare a pipoca e outros petiscos que caiam bem com esse programa.
Lembre-se que uma vida financeira sustentável começa com a mudança de pequenos hábitos.