Professores de Ibiaçá e Vila Lângaro participam da Jornada de Educação Financeira nas Escolas do Sicredi
Projeto promove formação para levar conceitos de educação financeira às salas de aula e fortalecer o cooperativismo.
-
-
Professores de Ibiaçá
-
Professores de Vila Lângaro
A Sicredi Altos da Serra RS/SC realizou, durante todo o ano de 2025, a Jornada de Educação Financeira nas Escolas com professores dos municípios de Ibiaçá e Vila Lângaro. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Sicredi, tem como objetivo capacitar educadores para trabalharem temas como planejamento financeiro, consumo consciente e cooperativismo com seus alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para lidar com recursos e tomar decisões responsáveis.
Durante um momento de fechamento do ano, realizado na última quinta-feira, 27 de novembro, os 25 professores participantes receberam uma certificação, reconhecendo sua qualificação para aplicar metodologias inovadoras em sala de aula e ampliar o alcance da educação financeira nas comunidades. O projeto reforça o compromisso do Sicredi com a transformação social por meio da educação, estimulando hábitos saudáveis e a construção de um futuro mais responsável.
“Foi um grande aprendizado, não só para os alunos, mas também para nós profissionais, pois nós somos de uma geração que não sabia lidar com o dinheiro. E hoje a gente vê que as crianças já têm esse acesso mais fácil ao dinheiro e podem aprender a como administrar esse recurso”, afirma Lucimara de Oliveira, professora de Ibiaçá que participou do projeto.
“O aprendizado mais importante ao acompanhar esse projeto foi perceber a transformação na vida dos professores. Os próprios professores se sentiram contribuindo com a vida pessoal e profissional, não só dos alunos que estão em suas classes, mas da própria vida pessoal e de suas famílias. Quando acontece essa transformação de dentro para fora, também na vida do professor, fica mais fácil para ele passar isso para os seus alunos e sociedade como um todo”, explica Cleverson Signor, da Assessoria Pedagógica que apoiou o projeto.
O Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Fabiano Dalcim, fala do impacto do projeto para a vida das pessoas: “O propósito do Sicredi com esse programa é mostrar para a comunidade escolar que educação financeira é muito mais do que aprender a fazer contas, mas é mudança de comportamento. É ajudar as crianças a crescer com a capacidade de fazer escolhas conscientes e o que ajuda elas a se desenvolverem com os recursos financeiros que elas têm, além de se darem conta que os recursos também são finitos”.
A Jornada de Educação Financeira nas Escolas foi realizada por meio de uma parceria entre Sicredi Altos da Serra RS/SC e os municípios de Ibiaçá/RS e Vila Lângaro/RS, por meio de um termo de cooperação assinado no início deste ano. Para o desenvolvimento do projeto foi contratada uma assessoria pedagógica, que ficou responsável por apoiar os professores nesta jornada.
Jornada da Educação Financeira nas Escolas
O projeto tem como objetivo oferecer uma formação completa para professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), capacitando-os a desenvolver o tema contemporâneo transversal da Educação Financeira sob a perspectiva das Ciências Comportamentais. A proposta é apresentar estratégias simples e integradas ao currículo escolar, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando planejamento, planos de estudo e de trabalho. A iniciativa busca promover práticas pedagógicas que possibilitem às crianças construir uma vida financeira sustentável, considerando os contextos brasileiros de forma integral e com atenção à equidade social, preparando-as para decisões conscientes e responsáveis ao longo da vida.
Durante os quatro anos de história do projeto já foram formados mais de 3,4 mil professores em mais de 160 municípios dos estados do Mato Grosso, Sergipe, Paraíba, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, impactando de forma positiva a vida de mais de 60 mil estudantes.