Cooperativismo: a força da união que transforma comunidades
No Dia Internacional do Cooperativismo, celebramos um modelo que promove desenvolvimento sustentável, inclusão e prosperidade coletiva.

Quando pessoas se unem em torno de um propósito comum, grandes transformações acontecem. O cooperativismo é a prova viva de que a força coletiva pode gerar oportunidades, fortalecer economias locais e criar redes de apoio que beneficiam a todos. Neste Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 5 de julho, reforçamos a importância de fortalecer esse modelo que une propósito e prosperidade, conectando indivíduos em torno de valores como solidariedade, democracia e responsabilidade compartilhada.
O Cooperativismo é dividido em 7 Princípios que orientam e norteiam suas ações:
- Adesão voluntária e livre: qualquer pessoa pode se tornar membro de uma cooperativa, desde que tenha interesse e disposição para colaborar;
- Gestão democrática: Todos os membros associados possuem o mesmo direito de voto, seguindo o princípio de "um sócio = um voto". Isso gera uma participação ativa nas decisões e um acompanhamento próximo das políticas e progressos.
- Participação econômica: os membros contribuem com cotas e recebem parte dos resultados conforme sua participação;
- Autonomia e independência: as cooperativas são autônomas e funcionam de maneira independente, embora possam formar parcerias com outras organizações;
- Educação, formação e mais: as cooperativas investem na educação e capacitação de seus membros;
- Intercooperação: a colaboração ocorre não apenas dentro da cooperativa, mas também com outras instituições;
- Interesse pela comunidade: o foco é promover o bem-estar coletivo e gerar impacto positivo na comunidade.
2025: o Ano Internacional das Cooperativas
Anunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional das Cooperativas colocou o cooperativismo de crédito no centro das atenções globais. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, destaca o impacto significativo que essas organizações promovem, contribuindo diretamente para enfrentar desafios globais.
Além da atuação em diversos setores, outro motivo importante para que a ONU tenha feito essa escolha é o alinhamento das instituições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são 17 metas globais voltadas para a construção de um futuro mais justo para todos e as cooperativas têm um papel importante nesse processo. Por isso, o objetivo deste ano é dar ainda mais visibilidade a esse movimento tão importante.
Sicredi e o impacto do cooperativismo no Brasil
Cooperativismo de crédito é uma verdadeira força transformadora, e o Sicredi faz parte da transformação há mais de 120. Com presença nacional e o propósito de “Construir uma Sociedade mais Próspera”, atua para fortalecer regiões, gerar impacto positivo nas comunidades e, com isso, transformar vidas e realizar sonhos.
Além disso, recentemente mais um estudo da série “Impactos do Cooperativismo de Crédito no Brasil” foi divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mostrando a força significativa para o desenvolvimento econômico e social das regiões. A pesquisa mostrou que regiões com presença de Cooperativas de Crédito apresentam maior índice de geração de empregos, aumento do PIB per capita, aumento da arrecadação tributária, estímulo ao empreendedorismo e muito mais.
Confira o estudo completo: Pesquisa FIPE: Impactos do Cooperativismo de Crédito no Brasil - Portal do Cooperativismo Financeiro
Saiba como fazer parte deste modelo e transformar a sua região. Conheça a Sicredi Altos da Serra RS/SC: Sicredi Altos da Serra RS/SC