Confira dicas para ser mais cooperativo na sociedade
Com pequenas atitudes, você pode contribuir para uma sociedade mais justa e próspera.
O Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado no próximo sábado, dia 6 de julho, com diversas iniciativas em todo o país. O objetivo é chamar a atenção para este movimento e seus ideais. Pensando nisso, o Sicredi separou algumas dicas para sermos mais cooperativos no nosso dia a dia, com pequenas atitudes que podem fazer a diferença na sociedade.
1. A mudança começa de dentro para fora
Quando falamos sobre cooperação, logo pensamos em um aglomerado de pessoas unindo forças em prol do coletivo. Afinal, essa é a essência do movimento. No entanto, para fazer a diferença no mundo, é necessário colocar em prática alguns hábitos no nosso dia a dia, cuidando da saúde financeira, física e mental, pois assim poderemos utilizar a nossa força para apoiar outras pessoas.
2. A importância das relações
É hora de olhar em volta e entender como o “nós” impacta no coletivo, analisando a maneira como você se relaciona com as pessoas do seu ciclo. O objetivo aqui é estimular os vínculos fora do ambiente virtual. Faz parte desta etapa buscar novos conhecimentos e aprendizados para expandir seus horizontes.
3. Todos juntos em perfeita sintonia
Quando você entende as questões individuais e o papel das suas relações, começará a perceber que tudo está interligado. Aprenda questões importantes para a sociedade, como: democracia; equidade; educação; sustentabilidade; informação e outros assuntos relevantes.
Coloque o cooperativismo na sua rotina!
Diariamente, temos a oportunidade de sermos melhores e mais conscientes sobre nós mesmos e o coletivo. Por meio de atitudes positivas, podemos contribuir para um mundo mais equilibrado, em que as pessoas colocam o cooperativismo em prática e realizam ações que geram transformações. Alguns exemplos para aplicar no dia a dia: doe roupas que não usa mais; separe o lixo corretamente; compartilhe conhecimento com seus colegas e amigos; seja mais sustentável; apoie a economia local;