Sicredi UniEstados amplia atuação do Programa A União Faz a Vida no primeiro semestre de 2021
Duas novas parcerias foram firmadas: com o Município de Ipira/SC e com a APAE de Erechim
O primeiro semestre de 2021 foi marcado, na Sicredi UniEstados, pela ampliação do Programa A União Faz a Vida (PUFV) para mais um município, Ipira, em Santa Catarina, e uma associação, a APAE de Erechim (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O PUFV é a principal iniciativa educacional de responsabilidade social do Sicredi, que há mais de 25 anos atua na área da educação cooperativa e tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. A partir de uma metodologia de projetos própria, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.
A parceria com o município de Ipira foi formalizada em abril, junto ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Municipal de Educação, e os educadores da rede realizam a adesão livre e voluntária ao Programa. A atuação é junto às crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) e em maio foi realizada a habilitação inicial, que se trata de uma formação para os educadores envolvidos. Neste momento, os educadores estão participando das assessorias pedagógicas para a construção dos projetos com os estudantes.
A adesão da APAE de Erechim ao PUFV aconteceu em junho, sendo que os educadores estão em processo de habilitação inicial e o Programa será desenvolvido na Escola Branca de Neve. Segundo a Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Janaine Ferreira, responsável pelo Programa A União Faz a Vida na Sicredi UniEstados, esta é a primeira escola de educação especial na área de atuação da Cooperativa que adere a esta metodologia inovadora, que tem foco na educação cooperativa e propõe projetos práticos com os estudantes.
Segundo ela, o desenvolvimento de projetos que estimulam o protagonismo e a curiosidade das crianças e adolescentes é parte do compromisso do Sicredi com a formação de cidadãos cooperativos.
MAIS DE 5 MIL ESTUDANTES
Implantado em 14 municípios dos três estados de sua área de atuação, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, o PUFV da Sicredi UniEstados está presente em 43 escolas, 351 turmas, envolvendo 606 educadores e 5.020 estudantes.
De acordo com Janaine, o contexto da educação desde o ano passado tem sido desafiador e o Programa precisou se reinventar e se adaptar para apoiar a comunidade escolar neste período. Em 2021, o Programa iniciou as atividades gradativamente, com assessorias pedagógicas híbridas para o desenvolvimento de uma metodologia de projetos capaz de contribuir com o planejamento dos educadores e aprendizagem dos estudantes. Neste cenário, as formações continuadas de educadores foram presenciais e também online, sempre respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção à propagação do vírus da Covid-19. “Desde o início da pandemia, precisamos nos aproximar ainda mais dos municípios que atendemos nos três estados de atuação da Cooperativa e o olhar atento para as diferentes realidades tem sido primordial para que as atividades do Programa sejam significativas tanto para os educadores quanto para os estudantes envolvidos”, afirma.
Segundo ela, os momentos de assessoria pedagógica junto das escolas proporcionam um espaço de trocas e compartilhamento de práticas, experiências e aprendizados que somam na educação, especialmente diante dos diferentes contextos de ensino remoto e híbrido, retomada das aulas presenciais e escalonamento, além dos múltiplos planejamentos dos educadores.
IMPACTO SOCIAL
Janaine ressalta, ainda, que este ano a Fundação Sicredi, que tem o propósito de manter viva a essência do cooperativismo na cultura do Sicredi por meio de iniciativas educacionais, culturais, cooperativas e sustentáveis para o sistema, apresentou os impactos sociais do Programa. Neste estudo de Avaliação do Retorno Social do Investimento, realizado entre 2019 e 2020, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), se concluiu que o Impacto Social do PUFV é 4 vezes maior do que o valor investido. “Ou seja, o impacto e os benefícios sociais são extremamente positivos e relevantes para a comunidade, e isso é o que nos enche de orgulho e pertencimento ao promover transformações através da cooperação”, conclui a analista.